Negócios & Serviços

Machu Picchu: novas regras de visitação

O Ministério da Cultura do Peru criou uma resolução com o objetivo de diminuir o impacto do turismo no sítio arqueológico de Machu Picchu. As medidas entram em vigor a partir deste sábado, 1º de julho, valerão até 31 de outubro e poderão ser estendidas até dezembro. As novas regras de visitação incluem divisão da entrada em dois turnos, limitação do tempo de permanência, a realização de circuitos fechados e a obrigatoriedade do serviço de guias.

Confira as principais mudanças:

Tempo de permanência e turnos de visitação

Será possível ficar até quatro horas, no máximo, por turno, dentro do parque – a partir de agora são dois turnos distintos para a entrada:

  • Turno da manhã: das 6h às 12h
  • Turno da tarde: das 12h às 17h30

Os horários devem ser escolhidos pelo turista no momento da compra do ingresso. Exceção feita àqueles que escolherem fazer os roteiros alternativos (pela manhã) para as montanhas “Machu Picchu” e “Wayna Picchu”, que poderão ficar no parque por sete e seis horas, respectivamente.

Quem quiser passar o dia inteiro no parque deve comprar ingressos para os dois turnos, separadamente. Pela manhã, o número de visitantes será de até 3.267 pessoas, e à tarde, máximo de 2.673, somando 5.940 por dia.

Circuitos e Guias de turismo

Os visitantes deverão se ater a três circuitos fechados, escolhidos antes de entrar no santuário.

  • O Circuito 1 é o mais amplo, contornando a área da cidade inca, com subida à parte alta da cidadela e percurso completo da parte baixa – duração estimada: 3 horas
  • O Circuito 2 valoriza mais a parte inferior das ruínas, ele é o intermediário, com percurso completo da parte baixa (sem subida à parte alta) – duração estimada: 2h30
  • O Circuito 3 é o que tem menos escadas, por isso é o mais indicado para pessoas com capacidade reduzida de locomoção (sem subida à parte alta) – duração estimada: 2 horas

Todos podem ser cumpridos em até três horas, e no tempo restante os visitantes poderão andar um pouco mais, sem sair do trajeto delimitado. Nos casos dos roteiros que combinam as montanhas de Machu Picchu (entradas das 7h às 8h e das 9h às 10h) e Wayna Picchu (das 7h às 8h e das 10h às 11h), as ruínas podem ser visitadas antes ou depois.

A partir de agora não será possível visitar as ruínas sem a companhia de um guia registrado pelas autoridades de Cusco. Os profissionais poderão ser contratados com antecedência ou na entrada do santuário. Eles deverão acompanhar os visitantes pelos circuitos internos em grupos de até 16 pessoas. O serviço não será obrigatório nas trilhas para as montanhas “Machu Picchu” e “Wayna Picchu” nem para visitas extras, no turno ou dia seguinte.

Ingressos

Podem ser comprados pelo site machupicchu.gob.pe ou nos postos oficiais de Cusco. Custam 152 nuevos soles (1 Nuevo sol = R$ 1,02 Reais – cotação do dia 1º de julho) apenas para a cidade inca, e S/ 200 incluindo uma das duas montanhas. Entradas a partir das 13h têm preço promocional de S/ 100, mas só há mil por dia.

Objetos proibidos durante a visita

É proibido a entrada no parque com mochilas ou bolsas com mais de 40x35x20 cm, tamancos e sapatos com solas duras, bebidas, alimentos, guarda-sol, entre outros itens que podem ser conferidos na resolução do Ministério da Cultura do Peru. A resolução completa pode ser lida aqui, em espanhol, assim como os circuitos completos (também em espanhol).

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *