Dicas & Destinos

Saint Martin, o jardim caribenho

Entre fazenda de borboletas, reservas naturais, flora e fauna excepcional descortina-se um paraíso de cores exuberantes

Saint Martin é o destino ideal para os adeptos do ecoturismo. A ilha francesa localizada no Caribe é abraçada por uma flora e fauna excepcional, com um contraste entre cactos, buganvílias, e flamboyants que florescem ao lado de hibiscos, palmeiras e samambaias em um mágico cenário. Pelo litoral e manguezais convive uma diversidade de aves, como pelicanos e beija flores, enquanto lagartos e iguanas caminham pelas rochas ensolaradas da ilha. Entre as atrações estão uma fazenda de borboletas com milhares de espécies, uma reserva natural de 54 hectares repleta de piscinas naturais e trilhas para praias paradisíacas.

Os amantes da natureza devem agendar uma visita à imperdível fazenda das borboletas em uma estufa de 900 m2, onde os criadores, ao lado de cientistas trabalham juntos para salvar espécies em extinção. No local, centenas de espécies de todos os cantos do mundo, em diversas cores e formas, flutuam por um jardim tropical com pequenas cachoeiras e piscinas cheias de peixes e uma música relaxante como pano de fundo. Aberta 7 dias da semana, das 9h às 15h30, a Fazenda ainda oferece uma loja de souvenirs.

Um pouco mais à cima, localizada no pico mais alto de Saint Martin, em Pic du Paradis (Pico do Paraíso), está a Loterie Farm, uma antiga fazenda produtora de açúcar de 1773. Hoje, o local faz parte de uma reserva natural de 54 hectares, que une o eco turismo e a gastronomia em meio a abundantes árvores e milhares de espécies diferentes. Aberta ao público, os visitantes podem fazer diversas atividades desde trilhas, escaladas, equitação, tirolesa, e almoçar ou jantar em seus charmosos restaurantes. No “L’eaulounge cabana club & piscine de source” é possível curtir piscinas naturais cercadas por uma vegetação tropical e 11 elegantes cabanas para aluguel, que abrigam até 10 pessoas.

Para os que desejam viver uma aventura onde o destino final é uma praia deserta, a trilha que conecta as praias Anse Marcel e Petites Cayes consiste em uma caminhada de cerca de 40 minutos em meio à Reserva Natural Nacional. O exercício é compensado pela chegada em lugar paradisíaco, intocado, onde os únicos protagonistas são o mar turquesa e a areia branca. Se mesmo assim a vontade for caminhar um pouco mais, a trilha continua até a praia de Grandes Cayes em um percurso que leva em torno de 1 hora e meia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *