Dicas & Destinos

Búzios, uma cidade de bem com a vida

Búzios tem praias lindas e isso todos nós já sabemos, certo? Mas você sabia que Búzios tem uma história muito rica, natureza exuberante, gastronomia de altíssima qualidade, arte, esportes radicais, golf… sim, golf. E muito mais? Então vou começar explicando um pouquinho sobre como Búzios se divide:

Búzios possui uma geografia bastante acidentada com muitos rochedos e penhascos, o que proporciona lindas vistas de pontos altos. Alguns mirantes são parada obrigatória pela cidade como os Mirantes do Forno e de João Fernandez.

Ao todo, são 23 praias distribuídas ao longo da península. Muitas destas praias estão em enseadas cercadas por rochedos e montanhas cobertas por encostas verdes, acessíveis somente por trilhas. Em Búzios você facilmente irá encontrar praias para todos os gostos, seja para relaxar e tomar banho de sol, ou algumas mais apropriadas para o surf, wind-surf e kitesurf, se você estiver em busca de mais emoção.

Rua das Pedras

Famosa em todo o Brasil, a Rua das Pedras é a principal rua da cidade, onde encontramos ótimas lojas, bares e cafés e os melhores restaurantes. Ela leva este nome por conta de sua pavimentação em pedras, aludindo à uma antiga cidade do século 19, cercada de construções com telhados e esquadrias em estilo colonial, facilmente observado nas lojas com detalhes arquitetônicos e estilosa decoração.

Onde comer na Rua das Pedras

Bastidores Bar

Esse é um restobar mega aconchegante com uma pegada mais voltada para comidinha rápida e básica no pós praia. O forte mesmo por lá é a noite com um cardápio bem enxuto e diversificado. Quando estive por lá, nas entradinhas eu experimentei o bolinho de feijoada e o Sacanagem, que na verdade é um Arancini mais elaborado e muuuuito saboroso. Experimentei também um hambúrguer super suculento, que figura facilmente entre os melhores que já experimentei, o Burger da Coxia, com 200g de carne de fraldinha, queijo ao extremo, molho barbecue, palha de cebola e pepino em conserva, acompanhando fritas, muitas fritas bem sequinhas e fininhas. Um verdadeiro espetáculo!!! Esse hambúrguer estará representando o restaurante no Festival Gastronômico de Búzios com o apelido carinhoso de BastBurger. Se você curte hambúrguer, PRE-CI-SA experimentar este.

O Bastidores Restobar fica na Rua Travessa dos Pescadores 31 – Centro | perto da rua das pedras, praticamente na esquina.

Restaurante Primitivo

Restaurante Primitivo já é muito conhecido em Búzios. Comandado pelo Chef Mauro Vettori, o restaurante passeia pelos sabores e aromas da Itália na Rua das Pedras, coração de Búzios. Na casa você poderá encontrar 12 tipos diferentes de Gnocchi, entre eles: Al Mare, Ai Tre Funghi, Al Prosciutto Di Parma, e o exclusivo Di Banana da Terra entre muitas outras opções de carnes, peixes e massas. Com uma variada carta de vinhos e espumantes, o restaurante conta com uma adega climatizada, oferecendo aos amantes das bebidas diversas opções de harmonização. Outro destaque são as deliciosas e levíssimas pizzas a lenha com farinha e tomates italianos.

O Restaurante Primitivo fica na Rua das Pedras, 60

Seguindo adiante, no final da Rua das Pedras, pouco antes de adentrar pela Orla Bardot encontramos um cais, de onde partem passeios de saveiro diariamente em horários regulares. Lá você poderá também alugar lanchas para passeios privativos e pegar o táxi marítimo para se deslocar facilmente entre as praias.

Orla Bardot

Logo após a Rua das Pedras e o cais, fica a Orla Bardot. Esse é um dos passeios mais gostosos para se fazer a qualquer hora pela cidade. De lá, podemos observar a beleza do litoral com aqueles barquinhos charmosos refletindo os raios de sol no mar. Por lá encontram-se também excelentes opções de restaurantes e bares. Caminhando pela orla você irá se deparar com a mais famosa estátua de bronze de Búzios: a de Brigitte Bardot em tamanho natural, obra da artista plástica Christina Motta. Recentemente ela foi restaurada e está com tonalidades mais vivas. Impossível não sentar ao lado para tirar uma foto clássica de Búzios. A artista conta que sua obra foi baseada em fotografias de Brigitte durante sua passagem pela então vila de pescadores.

Onde comer na Orla Bardot

Bar do Zé

Um dos points mais descolados da cidade é parada obrigatória para os apaixonados pela gastronomia e pelo estilo de vida buziano. O Bar do Zé  é o restaurante que mais tem a cara de Búzios: é  elegante, aconchegante, despretensioso e cheio de charme!

O Bar do Zé é uma das melhores opções para almoçar ou jantar em um ambiente descontraído e ao mesmo tempo sofisticado – as mesas na calçada são perfeitas para curtir o pôr do sol ou acompanhar o vai-e-vem quando cai a madrugada. Apesar de estar no epicentro do agito, o restaurante costuma atrair muito casais para um jantar romântico por conta da iluminação das velas nas mesas. Durante a semana é bem mais tranquilo e você vai conseguir mesa com maior facilidade, já nos fins de semana prepare-se para uma fila de espera básica. Vale se programar.

A especialidade da casa é a cozinha mediterrânea, onde imperam as receitas à base de frutos do mar. Os risotos também fazem sucesso. Inclusive quando estive lá pela segunda vez – na primeira fui apenas para tomar um vinhos e petiscar com os amigos – experimentei um risoto incrível de frutos do mar que estaria participando do Festival Gastronômico de Búzios que foi uma descoberta espetacular. De longe, um dos mais saborosos pratos que experimentei por lá. O detalhe fica para o Vinho do Porto que dá um sabor especial ao prato.  O menu traz ainda massas, carnes e saladas e uma boa variedade de drinks e vinhos.

O Bar do Zé fica na Av José Bento Ribeiro Dantas, 382 – Orla Bardot

Anexo Bar

Um gastrobar que fica na Orla Bardot e é sucesso nos drinks e petiscos. No ambiente, espreguiçadeiras, sofás e pufes brancos espalhados pela varanda e calçada garantem uma vista privilegiada da praia e também do vai e vem pela orla. O clima é bastante descontraído e se espalha pelos outros dois ambientes da casa, perfeita para um brinde a dois ou com os amigos. O Anexo Bar tem uma pegada mais night, com ambientes mais musicais, com pegada Chill-out, passando pelo deep house e um confortável lounge para papear com os amigos. No cardápio, você vai encontrar diversas opções de carnes, risotos e frutos do mar.

O Anexo Bar fica na Av. José Bento Ribeiro Dantas, 392 – Orla Bardot

Praia da Armação

Dando continuidade a Orla Bardot, chega-se á famosa Praia da Armação onde encontramos a estátua de bronze do ex-presidente Juscelino Kubitschek, que era outro apaixonado pela cidade, e mais adiante, finalmente você irá se deparar com as  esculturas dos Três Pescadores. Estas sim, talvez sejam as mais representativas da região. Porque simbolizam toda a história dos pescadores que ali se instalaram há anos e permanecem até hoje, juntamente a milhares de turistas e moradores brasileiros e estrangeiros que acabaram se fixando pela cidade, por tamanha beleza do lugar. Essas esculturas de bronze foram feitas no ano 2000, também pela artista plástica Christina Motta, em tamanho natural. O mais legal é que elas ficam logo na beira, nas pedras da Praia da Armação, e dependendo do volume de água, elas ficam cobertas até a altura dos tornozelos. À noite elas ficam espetaculares com o projeto de iluminação.  Estas esculturas foram, inclusive, premiadas em 2015 como a melhor instalação de arte a céu aberto do mundo. Um prêmio mais que merecido.

Porto da Barra

O Porto da Barra é na verdade um complexo de restaurantes muito estiloso que fica na praia de Manguinhos. A praia não está entra as mais badaladas de Búzios, porém, o pôr do sol de lá é disparado um dos mais bonitos da cidade.

Para quem está buscando um lugar mais afastado da badalação, vai encontrar no Porto da Barra um ambiente mais sedutor, mais exclusivo para curtir especialmente o fim de tarde e a noite.

Onde comer no Porto da Barra

Uma ótima pedida de restaurante por lá é o Anexo Praia que tem uma decoração toda charmosinha e mega aconchegante para curtir com os amigos, e foi o que fiz. No cardápio, boas opções de petiscos e drinks se destacam. Vale destacar que os preços não mudam muito dos praticados na Orla Bardot e Rua das Pedras, afinal, estamos falando de Búzios e por lá, nada é muito barato, ok.

Dica de ouro 1 – Meninas e meninos, levem um casaquinho ou pashmina já que venta muito por lá.

Dica de ouro 2 – Programem-se para chegar antes do pôr do sol e assim assistir um dos mais lindos espetáculos da cidade.

Hospedagem

Búzios possui muitas, mas muitas mesmo, opções de hospedagem para diferentes perfis e bolsos. Chega a ser difícil escolher entre tantas boas opções. Na região também é muito comum encontrar boas casas e apartamentos para alugar por temporada também. Nesta minha viagem para Búzios eu tive o privilégio de conhecer uma das mais novas hospedagens na cidade, O hotel Villa Raphael. Um charme de lugar. Confira aqui neste link como foi a minha experiência por lá.

Cultura

Inaugurada há menos de um ano, a Escola de Artes Zanine é um verdadeiro espaço de cultura no coração da cidade de Búzios.

Se você curte arte, especialmente pinturas, recomendo que dedique um tempo em sua viagem para conhecer esse espaço que transborda a arte e artesanato popular com exposições de artistas locais e alguns artistas convidados. O local oferece oficinas de arte e artesanato para moradores da região e obviamente também recebe visitas de turistas de todo o mundo.

O projeto arquitetônico em madeira e vidro é um dos últimos trabalhos em vida de José Zanine Caldas, um baiano paisagista, maquetista, escultor, moveleiro  e arquiteto autodidata. Predicados não faltavam para este Mestre da Madeira.

Outro lugar bem bacana para conhecer e apreciar as artes em Búzios, é o Atelier Ivone R. Ivone chegou em Búzios no começo dos anos 90 e desde então se dedica a produzir peças de arte com uma técnica única que mistura papel maché, papietagem, e reciclagem compondo lindas, coloridas e alegres esculturas. Suas bonecas, girafas, pernas e poltronas são bastante famosa na região, algumas de suas peças estão expostas em diversos pontos da cidade. O trabalho de Ivone é reconhecido mundialmente, a artista possui peças expostas em Miami e mais recentemente, outra obra sua está para embarcar rumo a Alemanha. Seu atelier fica aberto para visitação em sua casa, na Praia da Armação. Prepare-se para ser recebido com um largo sorriso e um bom papo, Ivone gosta muito de falar sobre suas obras e sua paixão pela cidade.

Esportes e aventura em Búzios

Se você é fã de esportes nada convencionais, como voo de asa delta, windsurf e golfe, eu te convido a dar uma lida nesta experiência que tive em Búzios. Link

Day off no Uniq Beach Lounge

Sabe aqueles dias que você fica de saco cheio só de pensar em ir para a praia e ficar procurando vaga para estacionar? E ainda tem aquela disputa na areia para curtir o sol… Só de pensar já está pensando em desistir, certo? Então, vou te dar uma dica especial para curtir na Praia de Geribá, o UNIQ Beach Lounge.

Bem no coração de Geribá, o UNIQ é um clube que além de possuir um visual deslumbrante, é um verdadeiro convite a boa vida. Nele, todos os clientes são vips e recebem um tratamento de excelência a todo o momento. Com um ambiente clean e bastante bonito você vai encontrar lounges, espreguiçadeiras e camões, uma vista total para o mar de Geribá, estrutura para os clientes na própria praia e claro, uma grande piscina de borda infinita, com duas jacuzzis que são verdadeiros convites ao relaxamento full time, para você degustar drinques bem elaborados pelo mestre Alex Mesquita.

No restaurante, o cardápio é assinado pelo chef Pedro Siqueira e possui saborosas opções de peixes e frutos do mar, saladas, carnes e massas. Na área da piscina, existe um cardápio diferenciado com petiscos e sanduíches. Esta foi a minha escolha quando estive por lá. Apostei em um hambúrguer bastante suculento e gigantesco acompanhado de batatas rústicas e um molhinho delicioso. Este é o lugar certo para quem deseja curtir os dias de folga com conforto e animação. E para corroborar esse clima relax total, o espaço é frequentado apenas por maiores de 18 anos. As crianças são permitidas somente na área do restaurante. Gostou né?

Para tornar o lugar ainda mais especial, a seleção musical de altíssimo nível só reforçava o sentido de exclusividade e relaxamento entre amigos. Foi um dia muito especial.

O atendimento no UNIQ é de altíssimo padrão e todas as pessoas que nos atenderam foram extremamente atenciosas, um serviço verdadeiramente exclusivo.

A minha dica é: fique para ver o por do sol. Uma mistura de azul, rosa e laranja desenham o horizonte com lindas formas para coroar um dia incrível.

O Uniq Beach Loung fica na Rua Gerbert Perisse, 1520.

Gastronomia

A gastronomia de Búzios é um atrativo a parte, com centenas de restaurantes, desde pequenos e charmosos estabelecimentos que fornecem pratos à base de frutos do mar, aos mais sofisticados e conhecidos representantes da culinária internacional. Inclusive no mês de julho, é realizado o charmoso e já consagrado Festival Gastronômico de Búzios, onde muitos restaurantes oferecem seus pratos clássicos ou versões criadas especialmente para o festival. As experiências gastronômicas que tive na cidade, já mencionadas acima, confirmam que Búzios está para a gastronomia de excelência  e vice-versa.

Além de possuir belas paisagens naturais, Búzios abriga moradores de mais de cinquenta nacionalidades. Com tantas mudanças desde sua descoberta, o encanto da península não sofreu estragos: a beleza das praias, o charme da antiga aldeia de pescadores, as butiques famosas, alguns dos melhores restaurantes do Brasil, o festival anual de cinema, a concorrida Rua das Pedras (ponto para ver e ser visto na cidade), o charmoso cinema, os bares, as boates… A mistura de raças e culturas transformou a península numa sociedade única, o encanto está na convivência comunitária, que vai se revelando aos poucos, a olhares atentos.

Búzios é uma cidade que possui atividades de lazer para todos os gostos. Você pode se dedicar a flanar pela cidade de forma totalmente descompromissada e se deparar com obras de arte a cada canto, apreciar cenários de cinema, especialmente no fim da tarde, com um belo pôr do sol, se largar em algumas das 23 praias de seu litoral diverso, praticar esportes inusitados e até mesmo radicais, se render a um dia de puro ócio em um clube de praia e no meu caso, fazer tudo isso e sair de lá com vontade de voltar logo. Búzios é exatamente assim, intensa e apaixonante.

Como chegar

Para quem segue de carro até Búzios, partindo do Rio de Janeiro, a cidade fica a aproximadamente 170 km. A maior parte da estrada é administrado pela concessionária Via Lagos que mantém ótimas condições para dirigir. No caminho, você passará por dois pedágios, o primeiro na ponte Rio Niterói e o segundo pedágio na Via Lagos.

Se você pretende seguir de ônibus existe a opção saindo da rodoviária Novo Rio. Outra opção é utilizar o ônibus que sai direto do aeroporto Galeão.

Se você preferir fazer um transfer até Búzios, diversas empresas realizam este serviço de forma regular ou privativa. A minha indicação é a empresa SulTransfer. Se você prioriza segurança e comodidade o transfer é a melhor alternativa. A SulTransfer oferece transporte executivo do aeroporto para o hotel, transfers, passeios privativos e logística de transporte para eventos também. Ela oferece, inclusive, serviço de transporte em veículos de passeio e executivos para as principais cidades do estado do Rio de Janeiro, para turistas e empresas. A SulTransfer me atendeu acima das minhas expectativas, com carro muito confortável, motorista pontual e extremamente educado. Um serviço de ótima qualidade que eu recomendo muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *