Dicas & Destinos

10 aventuras fantasmagóricas na Grã-Bretanha, vai encarar?

Mesmo estando longe do Halloween, que acontece somente em 31 de outubro, separamos algumas sugestões assustadoras na Grã-Bretanha pra você fazer uma trip diferente, mais desafiadora. Nós sabemos que a região é repleta de histórias, lendas com fantasmas e monstros folclóricos, e isso é um prato cheio para nós, que adoramos lugares diferentões para descobrir. Desde vampiros criados em cidades costeiras até bruxas queimadas em praça pública e que ainda assombram a região, seguem abaixo 10 dicas para garantir que sua viagem seja de arrepiar. Depois, conta pra gente como foi, ok.

Masmorras de norte a sul

As masmorras guardam algumas das histórias secretas mais terríveis da Grã-Bretanha e as excursões à luz de velas por suas profundezas não são para os fracos. A mais famosa delas é a London Dungeon, que agora fica em South Bank, perto da roda-gigante London Eye, e está mais assustadora que nunca. Imagine ser perseguido em um labirinto por Jack, o Estripador e fazer um passeio na escuridão de uma masmorra. Há experiências semelhantes em York, Edimburgo, Blackpool e no castelo de Warwick. Histórias de bruxas, magos, assassinos cruéis e crimes horríveis o aguardam.

Caminhada sinistra de Tenby, sudoeste do País de Gales

Um misto de história, mito e humor se aliam para proporcionar este passeio descontraído de 90 minutos pela cidade costeira de Tenby, no sudoeste do País de Gales. A guia local Marion Davies conta histórias de pubs assombrados e de atividades fantasmagóricas nas ruelas da cidade. A caminhada também explora o belo contorno da costa de Tenby, com vistas lindíssimas do mar.
Como chegar: Tenby fica a cerca de duas horas de carro de Cardiff, no sentido oeste. A viagem de trem partindo de Cardiff leva duas horas e meia, com baldeação em Swansea.

Castelo de Glamis, Angus, Escócia

Um dos castelos mais assombrados da Escócia, Glamis foi o lar de infância da Rainha Mãe. De acordo com a lenda, o castelo é amaldiçoado porque um cálice ancestral foi retirado da residência, onde deveria ter permanecido para sempre. O fantasma de um jovem criado se esconde no quarto da rainha, além de o terreno ser assombrado por uma mulher mutilada. Como se isso não bastasse, em um cômodo secreto o fantasma do conde de Crawford se arrisca desafiando o diabo.
Como chegar: Glamis fica a cerca de 90 minutos de carro de Edimburgo e Glasgow, no sentido norte. Já da estação de Dundee, a distância a ser percorrida é meia hora, e o trajeto pode ser feito de táxi.

Presídio Crumlin Road, Belfast, Irlanda do Norte

O Presídio Crumlin Road fechou suas portas em 1996, depois de 151 anos de funcionamento como prisão. Ali os crimes iam de pequenos roubos até prisões políticas. A cadeia passou por uma reforma completa recentemente, transformando-se em atração turística, e dá uma ideia de como era a vida na prisão, desde o período vitoriano até o final do século 20. Visite a cela dos condenados à morte, caminhe pelo túnel que ligava a cadeia ao tribunal e sinta a presença sobrenatural dos insatisfeitos com suas sentenças. Se tiver coragem, participe da excursão paranormal da cadeia e utilize os equipamentos dos especialistas na área.
Como chegar: o Presídio de Crumlin Road fica no centro de Belfast.

Caça às bruxas em Pendle Hill, Lancashire, norte da Inglaterra

Pendle Hill, que fica na zona rural de Lancashire, é tão assombrada que muitos moradores se recusam a caminhar pela montanha depois que escurece. O Julgamento das Bruxas de Pendle, que ocorreu em 1612, é o evento do gênero mais famoso da história inglesa, no qual dez pessoas foram enforcadas por crimes que incluíam assassinato por bruxaria. Esta excursão alia a história arrepiante da região às suas belas paisagens.
Como chegar: Pendle Hill fica a cerca de uma hora de carro de Manchester, no sentido norte, mas o acesso por transporte público é difícil.

Caminhada mal-assombrada de Whitby, Yorkshire, norte da Inglaterra

Whitby é famosa entre os fãs de histórias de terror por estar associada ao Conde Drácula. O autor, Bram Stoker, escreveu o livro quando morava na cidade. Esta excursão noturna explora seus becos e ruelas enquanto o guia (todo vestido de preto) conta histórias fantasmagóricas. Para os fãs de Drácula que quiserem mais, há uma excursão separada, totalmente dedicada ao vampiro.
Como chegar: Whitby fica a cerca de uma hora e 20 minutos de carro de York, no sentido leste. Também há linha regular de ônibus partindo de York e a viagem dura 90 minutos.

Calafrios na Hope Street, Liverpool, noroeste da Inglaterra

Histórias da peste negra, a casa onde o irmão de Hitler se escondeu e até a residência de John Lennon figuram neste passeio turístico de 75 minutos pela Hope Street, no centro de Liverpool. O tour termina no cemitério da catedral anglicana gótica, um lugar de arrepiar até para os mais dedicados caça-fantasmas.
Como chegar: Liverpool fica a cerca de quatro horas de carro de Londres, no sentido norte. Para quem for de trem, o embarque é na estação London Euston e a viagem dura duas horas.

Tour apavorante em York, Yorkshire, norte da Inglaterra

Excursão mal-assombrada adequada para famílias, neste passeio de 75 minutos são contadas algumas das histórias mais fantasmagóricas de York, incluindo a do Conde Sem Cabeça e a de Grey Lady (uma freira que foi confinada viva). York tem um labirinto de vielas e galerias antigas que são exploradas neste tour, incentivando a participação dos turistas, inclusive com algumas encenações de surpresa.
Como chegar: York fica a pouco menos de quatro horas de carro de Londres, no sentido norte, e a viagem de trem partindo da estação London Kings Cross leva pouco mais de duas horas.

The Falstaff Experience, Stratford-upon-Avon, oeste da Inglaterra

Stratford-upon-Avon é mais conhecida como a terra natal de William Shakespeare, e a Falstaff Experience é uma casa do século 14 (antigo lar de William Rogers, em quem foi baseado o personagem shakesperiano Falstaff) que visa revelar a verdade sobre a vida Tudor. Dizem que a casa abriga pelo menos 40 fantasmas e é possível participar de excursões mal-assombradas guiadas por lanterna durante o dia e sessões fantasmagóricas paranormais à noite.
Como chegar: Stratford-upon-Avon fica a cerca de duas horas de carro a oeste de Londres; o trajeto de trem partindo da estação London Marylebone leva duas horas.

Excursão horripilante em Sheffield, norte da Inglaterra

Descubra os segredos mais sombrios de Sheffield nesta excursão de duas horas que ocorre nas noites de segunda, quarta e quinta-feira, às 19h30. Em cada noite é apresentado um tema diferente. Às segundas há histórias clássicas de fantasmas, às quartas são mais aterrorizantes (evite se for medroso) e às quintas há uma combinação de situações assustadoras e contos fantasmagóricos tradicionais enquanto se passeia pela área envolvente de Campo Lane.
Como chegar: Sheffield fica a cerca de três horas e meia de Londres, no sentido norte, e os trens partem da estação London St Pancras.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *