Variedades & Tecnologia

Por que vários países nomeiam suas moedas como dólar?

De país para país, as moedas também espelham mudanças culturais de linguagem ao longo da história. Mas por que o dólar, por exemplo, chama-se dólar?

A origem do dólar

A palavra dólar nasceu na região da Boêmia, atual República Tcheca. Por volta de 1520, os boêmios de Sankt Joachimsthal (Vale de São Joaquim) cunhavam moedas de prata chamadas joachimsthaler. A moeda ficou popular, começou a circular pela Europa e acabou sendo encurtada para “Thaler”. Nos países nórdicos, passou a ser chamada de “daler”, na Eslovênia de “tolar”, até virar “dólar” entre os britânicos. Portanto o dólar não é invenção americana.

O dólar é a moeda mais comum e conhecida do mundo, a oficial nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Fiji, Nova Zelândia, Cingapura, entre outros. Tantos dólares existem porque as colônias britânicas preferiram adotar o sistema centesimal (com uma unidade monetária equivalendo a 100 centavos) da moeda dos EUA em vez do sistema monetário britânico, que até 1971 funcionava com uma libra valendo 20 xelins e cada xelim valendo 12 pennies.

Fontes:
Emerson Julião do Nascimento, diretor financeiro da Sociedade Numismática Brasileira
Revista Super Interessante
Época Negócios


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI 


  Seguros Promo

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se agora no nosso canal e confira muitas dicas!!! Acesse youtube.com/user/embarquenaviagem?sub_confirmation=1, inscreva-se, e tenha muito mais conteúdo útil para sua próxima viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *