Descubra Portugal

10 ideias equivocadas que temos sobre os portugueses

Como em todos os países, em Portugal encontraremos um povo peculiar, isso é fato. A questão é que essa peculiaridade nem sempre é vista de forma natural e muitos costumam ter ideias totalmente erradas sobre como realmente são os portugueses.

Com várias visitas ao país eu já ouvi de tudo de colegas (inclusive de profissão) brasileiros. Alguns pensam que em Portugal só encontraremos coisas velhas. Outros  pensam que o país é uma praia de Espanha (sim, é absurdo), outros pensam que as mulheres portuguesas são bigodudas. Gente, na boa tudo isso é uma grande balela. Então, pra derrubar alguns mitos, resolvi falar sobre as 10 ideias erradas que os estrangeiros (especialmente os brasileiros) têm sobre os portugueses.

Eles não passam a vida comendo bacalhau

Sim, eles possuem receitas suficientes de bacalhau para comer uma refeição diferente em cada dia do ano, mas isso não significa que passam a vida comendo apenas isso. Além disso, com uma dieta mediterrânea tão rica e variada, quem precisa comer bacalhau todos os dias?

As mulheres portuguesas não têm bigode

Aliás, podem ter a certeza que as mulheres portuguesas são das mais belas do mundo. Quanto à história do bigode… bem… os espanhóis dizem que as portuguesas têm bigode, os franceses dizem que as espanholas têm bigode e os alemães dizem que as francesas têm bigode. É uma implicância entre nações, bem parecida com nossa questão entre brasileiros e argentinos.

Portugal não é apenas mar e sol

Quem se atreve a dizer uma coisa dessas é porque não conhece nada sobre esse lindo e diverso país. Provavelmente nunca visitou as espetaculares aldeias de xisto ou as aldeias caiadas de branco no Alentejo. Nem sequer sonha com a beleza das ilhas dos Açores e da Madeira. Ahhh… e pode mesmo existir dias de muito frio por Portugal sim, especialmente no norte do país.

Nem todos possuem famílias enormes

Havia sim um tempo em que cada casa tinha 6 ou 7 filhos, assim como aqui no Brasil. A média de filhos por mulher é hoje uma das mais baixas do mundo. Mesmo assim, a noção de família portuguesa é realmente mais volumosa. Não se admirem portanto se, na mesa de Natal, estiverem sentadas 40 ou 50 pessoas, entre tios, primos e aqueles familiares afastados que eles só veem 1 ou 2 vezes por ano. Eles amam juntar todo mundo em datas especiais.

Portugal não é Espanha

Parece absurdo o que eu disse né? Mas pode acreditar em mim, muita gente pensa assim. Lembra da história de que Buenos Aires é a capital do Brasil? E que no Rio de Janeiro você vai ver um monte de macacos andando pela rua, junto com índios? Sim, minha gente, você ficaria assustado com o volume de gente que ainda pensa assim. E isso acontece com Portugal também. Como eles dizem: “De Espanha, nem bom vento nem bom casamento”. O ditado é antigo mas ainda hoje continua a ser muito usado. Eles lutaram durante séculos pela independência, contra o país vizinho, e por isso é obvio que eles ficam sempre um pouco chateados quando os estrangeiros pensam que Portugal é uma província espanhola.

Os homens não se chamam todos Manuel ou Joaquim

… e as mulheres não se chamam todas Maria. Os nomes são modas e o seu uso evolui. Hoje em dia, nas gerações mais novas, esses nomes são mais raros. Na época dos descobrimentos, a palavra africana para mulher era “Maria” e, verdade seja dita, quando chamavam Maria a uma portuguesa raramente se enganavam. Mas hoje em dia não é assim.

Um convite para tomar café não significa tomar café

Sim, pode parecer estranho, mas eles são mesmo assim. Quando convidam os amigos para sair, eles dizem sempre “vamos tomar um café?” e depois, na prática, passam a noite bebendo umas cervejas sem pedir um único café.

Quando são simpáticos com um turista é mesmo genuíno

A explicação é simples: eles amam receber bem e fazer com que as pessoas que visitam seu país se sintam em casa. Mas não é apenas isso: eles tem tanto orgulho do país, da sua história e das suas belezas que um dos seus maiores prazeres é fazer com que os estrangeiros possam constatar exatamente isso. Eles são pessoas incrivelmente acolhedoras.

Quando falam mal do país deles, não significa que não gostam dele

Eles tratam Portugal como se fosse a própria esposa ou marido: só eles é que podem falar mal dele. Se um estrangeiro se atreve a falar mal de Portugal, eles defendem seu cantinho com unhas e dentes. É um hábito estranho, mas eles são mesmo assim. Isso chega a ser engraçado em algumas situações, é bem comum começarem uma conversa reclamando de Portugal e terminá-la se rasgando de amores por seu país.

Eles não são um país conservador

É uma ideia generalizada entre os estrangeiros. Mas totalmente errada. Eles foram um dos primeiros países a abolir a escravatura e a pena de morte. E nos tempos mais modernos foram também dos primeiros países a permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo, por exemplo. Portugal é  um país extremamente tolerante, fruto de séculos de convivência e contato com outras culturas. E só pra corroborar que eles são incríveis, Portugal é também considerado como um dos países mais acolhedores do mundo. E eu, assino embaixo.

Dica extra

Portugueses costumam levar tudo ao pé da letra. Sendo assim, seja objetivo em suas perguntas ou explicações. Gostou dessa listinha? Se você quiser conferir algumas outras peculiaridades sobre os portugueses, clique aqui neste link que tem mais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *