Variedades & Tecnologia

THINK RIO apresenta a cultura e o estilo de vida verdadeiramente carioca

THINK RIO é o primeiro guia que explica de forma prática os costumes cariocas em diferentes situações e desvenda mitos sobre o folclore e o vocabulário da cidade.

O italiano Riccardo Giovanni, criador do I LOVE RIO (iloverio.com), plataforma online com mais de 25 mil páginas de conteúdo em inglês e outros sites menores em 70 idioma apenas com conteúdo sobre o Rio de Janeiro, está lançando um verdadeiro guia para estrangeiros sobre a cidade chamado THINK RIO – seu objetivo é internacionalizar o jeito de viver do carioca – que o conquistou há 15 anos (quando largou seus negócios em Wall Street para vir morar por aqui).

No livro, ele dá dicas de insiders, comenta alguns costumes e comportamentos inusitados dos cariocas e explica gírias e expressões típicas de quem mora no Rio, como “já é“, “bolado” e “na mão do palhaço“.

Mais do que um livro para ajudar pessoas de todos os países a entender o Rio, THINK RIO busca divulgar para o mundo a cultura carioca como um verdadeiro exemplo de vida saudável e feliz, que valoriza o sincretismo, a positividade e o multiculturalismo.

O livro dá dicas que parecem óbvias, mas que são de extrema importância para os estrangeiros que chegam à cidade, como etiqueta em reuniões sociais ou de negócios, a roupa certa para usar tanto na praia quanto na igreja, segredos da medicina popular, da música, das crenças e do futebol carioca – passando até pelo tradicional churrasco de domingo e pelos diferentes cortes da carne brasileira. No decorrer do texto, o leitor encontra QR codes que estendem o conteúdo na internet para estudos acadêmicos e outras publicações sobre os temas. Além disso, os QR codes permitem que um leitor compartilhe uma página do livro usando um celular ou tablet.

THINK RIO ressalta o orgulho de ser carioca e a riqueza cultural da cidade, explica o que é um “carioca da gema” e um “carioca do coração”, além de traduzir expressões genuinamente brasileiras como “a cobra vai fumar”, “acordar com a macaca” e “cor de burro quando foge”.

Ao se mudar para o Rio, há 15 anos, o italiano Riccardo Giovanni, editor do livro, se deparou com algumas dificuldades para entender e lidar com a cidade. A partir disso, surgiu a ideia de criar o I Love Rio.

Algumas dicas que Riccardo costuma dar aos amigos estrangeiros que desembarcam no Rio pela primeira vez:

  • Conheça os pontos turísticos clássicos da cidade, que são lindos, mas não deixe de visitar bairros mais distantes como a Barra de Guaratiba (adoro o restaurante Canal do Bacalhau).
  • Mesmo que esteja viajando a negócios, não fique o tempo todo falando sobre trabalho ou dinheiro – os cariocas não são assim, preferem assuntos mais agradáveis e descontraídos.
  • Sorria para as pessoas, mesmo os desconhecidos.
  • Não estranhe se algum desconhecido falar com você na rua. No Rio, todo mundo fala com todo mundo – desde assuntos ligados ao futebol até reclamar da sogra ou da dor nas pernas.

Com o lançamento do THINK RIO, ele busca internacionalizar a cultura que o conquistou: “Os pontos turísticos cariocas são mundialmente conhecidos; com a internet, todos já sabem como é o Cristo Redentor ou o calçadão de Copacabana. Mas, para os estrangeiros, nem sempre é fácil entender como é a vida de quem vive aqui. E, quero enfatizar, foi justamente o jeito de levar a vida do carioca que me encantou”, revela o italiano.

“Acredito que a minha visão de estrangeiro foi enriquecedora para organizar o livro, tentei explicar um pouco da cultura carioca numa perspectiva em que diferentes nacionalidades pudessem entender. É o tipo de publicação que eu gostaria de ter lido quando desembarquei por aqui”, finaliza Riccardo.

A publicação, que conta com 610 páginas, já está à venda nos Estados Unidos e na Amazon. Aqui no Brasil o “THINK RIO – A guide to the Carioca Soul” pode ser encontrado na livraria e café Arlequim – que fica na Praça XV de Novembro, nº48 – anexo ao Paço Imperial ou pelo site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *