Hospedagem

Antumalal: Um hotel cheio de histórias e personalidade

“Pero el verdadero desastre no era ni lava, ni piedras, ni ceniza. Era agua. Las masas candentes arrojadas del crater derritieron la capa de hielo en el cono del Volcán, que en partes tienen mas de cien metros de grueso. El agua, liberada en un instante, formó aluviones que bajaron por las quebradas y arrasaron con todo lo que hallaron a su paso.”

As palavras são de Don Gillermo Pollak, imigrante tcheco que na década de 40, junto com sua esposa e sogra chegaram, eu nem imagino como, nesse cantinho marcante (e acredito que um tanto escondido 70 anos atrás) que é o pequeno povoado de Pucón. O texto, de 1948, era destinado aos clientes do Antumalal à época, não só para explicar a recente e poderosa erupção do vulcão Villarrica, como também para dizer; não se preocupem, podem vir, está tudo bem por aqui!

O Antumalal é um lugar cheio de histórias e personalidade, e isso logo se vê no mural repleto de fotografias no salão de entrada do hotel. Dentre imagens impressionantes do grande personagem de Pucón em ação, el volcán Villarrica, algumas figuras tão relevantes na história do século XX como a rainha Elizabeth ou o primeiro ser humano a pôr os pés na lua, Neil Armstrong! Todos alí, em algum momento, usufruindo da mesma paz, da mesma atmosfera que nós usufruíamos naqueles dias.

Eu estava louco para voltar à montanha com a Vi e os meninos para mais um dia de esqui, mas… o dia não foi aquele prometido. Ou melhor, até foi, prometido por todas as previsões do tempo!

Ventos fortes na montanha, um pouco de chuva, centro de esqui fechado. Porém, nessas horas, quando se sente alguma frustração por ter seus planos impedidos, esteja atento ao valor de certas coisas que estão ao seu lado. No nosso caso, a companhia inestimável dos nossos pequenos e o lugar especial em que nos encontrávamos.

A implantação do Antumalal dentro de uma área de 5 hectares às margens do lago Villarrica o coloca em um cenário único. Com uma boa diversidade de espécies arbóreas, arbustivas e rasteiras, o paisagismo consegue colorir a paisagem mesmo em meio a um inverno forte como é por aquelas latitudes A reserva de mata muito bem projetada e preservada, somada a arquitetura do hotel, influenciada pelo estilo Bauhaus, transforma o lugar em algo próprio, um lugar onde uma simples cominhada por seus bosques são em si um belo programa a se fazer.

A área dedicada ao spa é um prédio anexo, mais novo e igualmente interessante. Entre outras coisas, há uma pequena piscina aquecida, desenhada junto à uma pedra forrada de vegetação minimalista que fez realmente a diferença em nossos dias. Naquele ambiente, os meninos brincaram, riram e curtiram conosco pelo tempo suficiente para saciar essas necessidade básicas de qualquer criança.

O Antumalal está a apenas 2 quilômetros do centro de Pucón. Apesar do conforto, vale sem dúvida sair e dar um giro pela cidade; experimentar algum bom restaurante, caminhar pelas lojas ou visitar a “plaza de armas”.

Em uma final de tarde qualquer, não deixe de sentar de frente à enorme janela panorâmica sobre a margem sudeste do lago Villarrica. Se o dia for de sol, aproveite o que afinal de contas deu nome ao Antumalal (“Corral del Sol”, em mapugundun). Se o dia for de mau tempo, aproveite igualmente a cena do enorme lago Villarria todo encarneirado pelo vento frio, ao lado de uma lareira acesa e degustando alguma boa cerveja local. No mínimo serão momentos preciosos. Para amantes do xadrez, uma partida no tabuleiro gigante entre guerreiros mapuches e espanhóis esculpidos em madeira é uma boa pedida.

Informações Úteis

Acomodação

São 22 apartamentos e 3 chalés divididos em 7 categorias, nós ficamos na suíte familiar. Um quarto conjugado com uma vista espetacular para o lago Villarica. A casa do lago é mais nova instalação do Antumalal, acessada apenas por uma escadaria no meio do bosque e muito perto da praia do lago o chalé muito bem decorado acomoda 6 pessoas em 3 quartos.

Spa

O spa Antumaco é perfeito para momentos de comtemplação e relaxamento. Com sauna seca, sala de massagens, piscina climatizada, piscina externa, jacuzzi e o ponto alto uma piscininha aquecida com uma enorme pedra e sua flora minimalista de cenário.

Alimentação

O café da manhã está incluso na diária e conta com alguns itens homemade como a granola e alguns pães. O restaurante Parque Antumalal tem vista panorâmica para o lago e possui grande tradição em Pucón. Aberto 12hrs à 22hrs atende público externo mediante a reserva. Destaque para merluza austral com risoto de tinta de lula.

Quando ir

Pucón é um destino de ano inteiro e a altíssima temporada do Antumalal se dá no auge do verão entre Natal e final de Fevereiro. Nós escolhemos o inverno onde a cidade se transforma com o clima dos esportes de neve praticados na base do vulcão Villarica. Mesmo com dias chuvoso podemos apreciar a beleza dos 5 hectares do hotel e vislumbrar que uma visita na primavera ou outono devem ser perfeito para descansar e contemplar a natureza.

O que fazer

Inverno: Nós escolhemos Pucón para uma viagem de ski com as crianças. A paisagem é linda, a cidade a agradável, o centro de ski simpático mas carecendo de alguma manutenção. A região também é conhecida pelas termas e esportes de aventura. A agência Davida Tour do próprio hotel pode organizar um belo passeio de acordo com seu interesse.

Como chegar

O aeroporto mais próximo ao hotel Antumalal é o de Temuco, que fica a cerca de 100 km de Pucón. É uma viagem de aproximadamente 1 hora e meia de duração. Nós alugamos um carro, mas existem diversas opções de transfers. O hotel fica localizado a apenas 5 minutos do centro de Pucón.

Contato

Km 2 Camino Pucón-Villarrica , Pucón – Chile
(+56) (45) 2441011 | 2441012

info@antumalal.com

Agradecemos o hotel Antumalal por nos receber.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *