Dicas & Destinos

Caviahue abriga um dos melhores destinos de neve para família

Já passava das 22:00 quando finalmente nos aproximamos da lagoa de Caviahue. Eu não lembro quem deu o primeiro grito de vitória, mas a reação em cadeia foi total. Se coelhos e raposas pelo caminho ouviram os 4 fazendo uma algazarra dentro do carro, certamente não entenderam nada! Não a toa. Vínhamos de uma longa jornada desde que saíramos do Chile. O inverno de 2017 foi rigoroso. Fronteiras fechadas, correntes nos pneus e toneladas de neve.

Mas valeu, valeu demais chegar em Caviahue, um lugarzinho escondido no centro oeste da Argentina, no sopé dos Andes e à beira de uma lagoa de mesmo nome. Rodeado por montanhas nevadas e um centro de esqui que surpreendentemente não havíamos ainda ouvido nada a respeito até pouco tempo atrás. O bom é saber que há, por mais que viajemos, sempre tantas boas surpresas a se encontrar.

Nos hospedamos no Grand Hotel Caviahue, o único realmente na porta da estação. É calçar as botas, botar seu equipamento embaixo dos braços e em menos de 3 minutos já está sentado na cadeirinha subindo a montanha! A estrutura de fato não é grande, mas é com toda certeza maior e melhor do que esperávamos.

Para nós, em viagem de estréia com os pequenos para conhecerem este novo e maravilhoso mundo branco, a escolinha de neve de Caviahue foi uma das mais legais que conhecemos em nosso giro. Ficou certamente gravada na memória, pois foi ali, naquele ambiente amistoso, que o Cauê e o Theo, cada qual no seu estágio, ganharam confiança, se soltaram de vez e esquiaram sozinhos. Eu, desde muito tempo encantado vendo toquinhos de gente com esquis nos pés deslizando montanha abaixo, fiquei mesmo emocionado de estar ali com os nossos toquinhos, vivendo uma relação sonhada e começando algo que, não tenho dúvida, gerará tantos e tantos momentos memoráveis em família. Parabéns à equipe do jardim de neve dos pequenos, uma turma que foi extremamente gentil e atenciosa.

A pequena vila à beira do lago dizem ser a única cidade nevada da América do Sul, um lugar constantemente com neve no inverno. É verdade que Caviahue, a vila em si, não tem ainda o charme proporcional ao seu talento potencial, mas tem beleza natural de sobra. Apostaria que pelo conjunto, já é hoje um destino de neve para famílias entre as melhores opções da América do Sul.

O tempo escasso e as condições duras habituais do nosso giro em 2017 não nos permitiu explorar a montanha de Caviahue na totalidade. Mas além do que se pode acessar pelos teleféricos, é fácil alugar um snowmobil para sessões fora de pista espetaculares. Na próxima!! E que seja em breve…

Informações úteis

Onde ficar

O destino apresenta algumas opções de hospedagem como hotéis na beira do lago, cabanas e o novo Grand Hotel Caviahue o único ski in e ski out. Com 49 amplas suítes dividas em 3 categorias o hotel foi idealizado e concebido por um empresário de Andorra que também possui a concessão da montanha e vem ano a ano investindo na modernização da infraestrutura.   Completam a estrutura um lobby, restaurante, bar, spa e guardaria de equipamento.

No Grand Hotel ficamos hospedados na Studio Suíte com cama king size, sofá cama para os crianças, closet, TV e um espaçoso banheiro. O quarto era amplo e com vista para montanha.

Alimentação

O hotel oferece sistema de meia-pensão e inclui café da manhã americano e jantar com entrada, prato principal e sobremesas. As bebidas não alcoólicas estão inclusas no pacote.

Nossos jantares foram excelente com destaques para Salada Tibia (tempero maravilhoso), Ojo de Bife com redução de vinho e a sobremesa destaque para o Duet de Chocolate.

Durante nossa estada almoçamos na cafeteria Las Lengas na base da montanha e os sanduíches de lomo estavam sempre apetitosos.

SPA

Inaugurado este ano, o SPA do Grand Hotel Caviahue conta com piscina aquecida interna, jacuzzi, sauna seca e vapor em um ambiente envidraço com linda vista para montanha. Ótima pedida para relaxar depois de um dia intenso de esqui.

Atividades

No inverno a grande atração é o ski e snowboard, mas também são oferecidos diversas excursões as termas de Copahue, passeio de snowbile, ski nórdico, snowkite entre outros. Pudemos perceber que a estação promove vários eventos e durante a nossa estada aconteceu um jogo de Polo na neve.

Crianças

Uma das melhores estruturas para crianças da América do Sul. A grande sensação dos pequenos é a esteira que propicia uma total independência para qualquer iniciante no esporte. O jardim de neve conta com uma equipe querida que mistura atividades lúdicas indoor com aulas de esqui de acordo com a idade e níveis dos baixinhos. Para as crianças de 3 meses à 3 anos existe a guardaria infantil.

O Cauê frequentou o jardim de neve por 2 dias e no término ganhou certificado, caderno e lápis. Um mimo querido para os pequenos.

Como Chegar

Chegar a Caviahue não é tão simples, mas posso dizer que todo o esforço vale a pena! O lugar é dono de uma beleza natural indiscutível e com grande potencial para se tornar um charmoso destino de neve. Atualmente existe algumas construções, muitas vezes inacabadas, que destoam da proposta do pequeno vilarejo. Sinceramente torço que o governo local aprove um plano diretor para deixar este lugarzinho com o charme que ele merece.

Via Argentina: Vôo até Buenos Aires, conexão para Neuquén e de lá você pode alugar um carro e dirigir mais 365km.

Via Chile: Foi a nossa opção, pois na mesma viagem visitamos Corralco e Pucón. Vôo até Santiago, conexão para Temuco, no aeroporto alugue um carro com permissão para atravessar a fronteira. Não esqueça das correntes para os pneus (porte obrigatório para a travessia do Andes) e antes de atravessar a Cordilheira verifique as condições das estradas e dos passos fronteiriços. É comum que alguma nevasca feche caminhos importantes. Você pode checar as condições nos twitters @dpvneuquen e @cfpinohachado. A distância entre Temuco e Caviahue é de 366km, exatamente a mesma de Neuquén.

Se vale a pena a travessia dos Andes? Depende do seu espírito, nós amamos uma roadtrip e novas aventuras. A viagem nos apresentou paisagens e lugares lindos, mas devido a forte nevasca tivemos que esperar 1 dia a fronteira abrir e rodar quase 300km a mais por causa de uma rota com acúmulo de neve.

Contato

CENTRO DE SKI

Base del Cerro Caviahue s/n – Caviahue – Neuquén – Argentina

Tel : +54 2 948-495208

ventas@caviahue.com

GRAND HOTEL & SPA

Base del Cerro Caviahue s/n – Caviahue – Neuquén – Argentina
Tel. +54 11 4313-7639 / 4311-0386

E-mail: ventas@caviahue.com

E-mail: reservas@grandhotelcaviahue.com

https://www.grandhotelcaviahue.com

Agradecemos ao Grand Hotel Caviahue a nos receber

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *