Gastronomia etc.

Um menu repleto de sabor e sofisticação no Restaurante Cipriani

A chegada da primavera é um excelente convite para experimentar as novas delícias do Cipriani. O chef italiano Nello Cassese criou pratos incríveis para o restaurante.

O chef Aniello Cassese, conhecido como Nello, chegou ao Rio de Janeiro em novembro de 2016 para assumir a cozinha do Cipriani, dentro do hotel Belmond Copacabana Palace. Vindo da Toscana, o chef fez um trabalho minucioso de pesquisa de ingredientes e buscou os melhores produtos do mercado para a elaboração de novos menus de almoço e jantar para o restaurante.

Com o objetivo de proporcionar aos clientes uma experiência gastronômica única, o jovem chef elaborou um novo menu degustação para o restaurante Cipriani.

Os pratos têm muita personalidade e meus destaques ficam para o Carpaccio de Wagyu (raça bovina de origem japonesa) uma das raças mais nobres criadas no Brasil. Poderia facilmente comer esse Carpaccio por meses e meses – eu adoro mesmo! E o Risoto Acquarello?! O chef, me arrebatou com um dos melhores pratos que já comi tendo o lardo como ingrediente. Um Risoto de arroz acquarello, cozido num ponto perfeito, servido com lagostins e Funghi Porcini, acompanhado por Lardo di Colonnata. Confira como foi esta experiência gastronômica.

Aperitivo

? Arantine de cogumelos com aroma de trufas. Sopa de alcachofra com Tapenade e limão confit. Melão com presunto. Pato confit com cebola roxa e pó de speck. Foie Gras com avelã e gel de vinho santo.

Sugestão de vinho: Berlucchi Cuvée Imperiale Brut

Entradas

? Carpaccio de Wagyu, cebola crocante, pinole (extraídos do pinheiro-manso, uma árvore difícil de ser cultivada, nativa da região do Mediterrâneo) e molho trufado.

Sugestão de vinho: Ferrari Maxximum Rosé Brut

? Carpaccio de vieiras, coral de tinta de lula, pimenta fresca e jardineira de legumes.

Sugestão de vinho: Ferrari Maxximum Rosé Brut

Principais

? Nhoque de bacalhau à mantecato (amanteigado e cremoso), polvo, caldo de tomates e espuma de azeite extra virgem.

Sugestão de vinho: Vermetino di Sardegna Gamellae

? Risoto acquarello, com sabor silvestre, lagostins e Lardo di Colonnata.

CuriosidadeColonnata é um pequeno vilarejo toscano no alto dos Alpes Apuanos que fica ao norte da Itália. Em 2003 o Lardo (praticamente um bacon nobre) recebeu a certificação I.G.P (Indicazione Geografica Protetta) – uma marca atribuída pela União Européia para um produto alimentar cuja reputação, característica e qualidade são atribuídos a uma determinada região -, tornando-se “Lardo di Colonnata I.G.P.”.

Sugestão de vinho: Livon Manditocai Friulano

? “Culurgiones” recheado de batata e queijo pecorino com vieira, lagostim, molho de sopa de peixe e hortelã.

CuriosidadeCulurgiones é uma especialidade culinária típica da região de Ogliastra e difundida em toda região da Sardenha, reconhecido desde 2015 como produto I.G.P.

Sugestão de vinho: Costaripa Rosamara Rosé

? Paleta e carré de cordeiro da Nova Zelândia, alho doce, mortadela d.o.p (feita com 100% de paleta suína desossada manualmente) e pistache.

Sugestão de vinho: Rosso di Montalcino Castello Romitorio D.O.C.

Sobremesa

? Charuto de chocolate servido com bolo de avelãs com sorvete de whisky defumado.

Sugestão de vinho: Pedro Ximenez Bodegas Alvear Solera 1927 D.O.

Os vinhos selecionados pelo head sommelier do hotel, Ed Arruda, foram a companhia perfeita para todos os pratos degustados. O menu degustação está disponível por R$ 420, e os vinhos selecionados para harmonização podem ser pedidos à parte.

Localizado na famosa praia de Copacabana, o Belmond Copacabana Palace fica na Avenida Atlântica número 1702, e você não precisa estar hospedado para ter a experiência gastronômica em um dos restaurantes desse que é reconhecidamente o mais luxuoso hotel do Brasil. Para reservas ligue (21) 2548 7070.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *