Dicas & Destinos

7 Lugares (lindos) ao ar livre para fazer piquenique no Rio de Janeiro

A Primavera chegou e você está se preparando para curtir um lindo fim de semana… em um dos belos lugares espalhados pelo Rio de Janeiro. Sim, o Rio não se resume em suas belas praias ou na agitada vida cultural – há opções de natureza exuberante, no coração da Cidade Maravilhosa. E o mais legal: de graça!

Hoje destacamos alguns parques propícios ao relaxamento com a família e os amigos, em 7 lugares ao ar livre para fazer um belo e divertido piquenique!

Floresta da Tijuca, Parque Nacional da Tijuca

Já parou para pensar num lugar de muito verde? Este é o cenário da encantadora Floresta da Tijuca. A Floresta da Tijuca é um dos quatro setores do Parque Nacional da Tijuca, a quarta maior área verde urbana do país, com 3.972 hectares.

No Alto da Tijuca, uma área de lazer ao ar livre, com espaços privilegiados para a prática de esportes, trilhas para os amantes do ecoturismo, cachoeiras para um banho gelado, brinquedos para crianças e churrasqueiras, ideal para confraternizações familiares. A área de conservação recebe em média 2 milhões de visitantes ao ano.

Aos sábados e domingos, o parque oferece passeios guiados para todas as idades. Destaque especial para a cascatinha Taunay e o Lago das Fadas com a belíssima ponte dos suspiros.

E aí, o que falta para arrumar a cestinha?

Parque Lage

O Parque Lage fica localizado no bairro Jardim Botânico, aos pés do morro Corcovado: uma imensa área verde, com palmeiras imperiais e um belo palacete ao centro. Antiga moradia da família Lage, muito influente na república do café (entre 1880 e 1920), hoje funciona a Escola de Artes Visuais da Secretaria Estadual de Educação.

O castelo tombado pelo patrimônio histórico e artístico do Rio de Janeiro, tem imensos jardins frontais gramados e os laterais compostos de imensa floresta entremeada por plantas e flores – caminhos pitorescos, com pequena ponte, ala de palmeiras e um aquário em forma de pequena caverna.

Vale a pena conhecer esse recanto, em especial uma estátua do compositor Tom Jobim com seu filho João Francisco plantando uma árvore. Um excelente lugar para levar crianças pequenas e idosos.

Que tal um vinho tinto e uns queijos nessa cestinha?

Jardim Botânico

O Jardim Botânico é um lugar tão encantador e vibrante que você deve tirar vários fins de semana para conhecê-lo bem.

Um santuário ecológico idealizado por D. João VI, em 1808, cujo legado continua vivo até os dias atuais: 7.200 espécies de plantas, um dos 10 mais importantes parques do mundo, com um acervo natural de espécies raras nacionais e internacionais, em 155 mil metros de puro esplendor.

O Jardim Botânico tem esculturas de vários estilos artísticos, com ênfase no classicismo, um fulgor à mais! Pense naquele lugar perfeito para namorar e fazer aqueles lindos álbuns temáticos! Apesar de ter que pagar ingresso (entrada 15,00 / meia-entrada 7,50) a beleza do lugar compensa muito!

Prepare a câmera porque você terá paisagens de sobra para fotografar!

Parque Estadual da Pedra Branca

A maior reserva florestal em área urbana no mundo, no total de 12.500 hectares de puro verde, onde se destaca o Pico da Pedra Branca, ponto culminante da cidade, com 1.024 metros de altitude.

Esse paraíso está localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, com diversas entradas, sendo as principais na Sede do Pau da Fome, Taquara; na sub-sede em Realengo e no núcleo Piabas, no Recreio dos Bandeirantes. São 43 anos de existência e um parque lindo, com alguns recantos para montar seu piquenique.

Além de mergulhos em piscinas naturais e um gostoso banho de cachoeira, você ainda pode aproveitar para conhecer um pouco da fauna e flora nativa da mata atlântica, na exposição permanente no Centro de Visitantes.

Não se esqueça de pegar a toalha e o boné!

Bosque da Barra

No coração da Barra da Tijuca, perto do Via Parque e do Barra Shopping, na Avenida Ayrton Senna, uma imensa área verde, reserva ecológica, com áreas de lazer e passeio. As vias não são pavimentadas, mas de saibro e de terra. Um parque plano, com vegetação ao longo de todos os trajetos. Uma boa alternativa para se exercitar num joguinho de vôlei, queimada ou simplesmente pedalar por entre saracuras, quero-queros e saguis, entre outros animais que moram no parque. Um imenso gramado espera sua cestinha e papos super-divertidos em família.

Legal levar um guarda-sol e não se esqueça do protetor solar!

Parque Natural Municipal da Catacumba

Localizado numa área reflorestada na década de 1970, o parque Nacional da catacumba tem cerca de 27 hectares, com grande diversidade de árvores, plantas e flores e na parte baixa, várias esculturas ao ar livre, caminhos concretados e pracinhas com chão de pedra é perfeito para caminhadas e piqueniques, com o ar puro da densa mata fechada na parte alta.

O parque ainda conta com o incrível Mirante do Sacopã, que nos dá uma vista inesquecível da Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, praia de Ipanema, Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos. Entretenimento e aventura para jovens e crianças na certa!

Não se esqueça de colocar um bom tênis antes de sair!

Pista Cláudio Coutinho

Imagine você e sua família numa manhã gostosa de sol, fazendo uma bela caminhada por uma das paisagens mais exuberantes do Rio de Janeiro? uma pista circundando a montanha com vista para o mar e muita vegetação! A gente só pode se referir a paradisíaca Pista Cláudio Coutinho na Urca. A vista estonteante para a Praia Vermelha consagra um passeio repleto de curiosidades e mirantes excelentes para fotos, num dia agradável, entre o mar e a montanha.

A Pista, concretada – também conhecida como Caminho do Bem-te-vi e Estrada do Costão – tem entrada no final da Praia Vermelha e possui 1,25 Km de extensão. Subindo o Morro da Urca, os visitantes podem observar árvores nativas como pau-brasil e figueiras, animais silvestres, como saguis e os encantadores Tiês-sangue, ave símbolo da Mata Atlântica.

Muita água, frutas e sorrisos, por favor!

E aí, curtiu nosso roteiro? Então, aproveite bastante uma das mais belas estações na Cidade Maravilhosa.

Texto publicado originalmente em Viajante HU

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *