Dicas & Destinos

9 incríveis cidades subterrâneas para você conhecer pelo mundo

Passagens secretas, túneis antigos, práticas ilícitas, rumores e lendas urbanas de arrepiar. Bem-vindo ao mundo subterrâneo e suas histórias mágicas de uma vida que já não existe mais, e de atividades que poucas pessoas ouviram falar. Confira a seguir 9 incríveis cidades subterrâneas e secretas ao redor do mundo.

Derinkuyu, Capadócia, Turquia

A cidade da Capadócia, no centro da Turquia, é lar de nada menos do que 36 cidades subterrâneas, e Derinkuyu é sua mais profunda, a 85 metros abaixo do solo. Descoberta em 1963, essa rede subterrânea de túneis e salas incluíam todas as instituições de uma cidade normal: bairros de moradia, igrejas, estábulos, salas de armazenagem, refeitórios e vinícolas – dizem que o túnel pode ter abrigado mais de 20.000 pessoas.

Aberta ao público em 1965, apenas 10% dessa cidade subterrânea está acessível aos visitantes hoje. Destaque para a sua igreja cruciforme, localizada entre o terceiro e quarto andar, e o teto em forma de abóboda de berço.

Por não haver muita informação à disposição no local, vale reservar um tour guiado para explorar melhor as dependências.

Shanghai Tunnels, Portland, Estados Unidos

Portland tem sua própria cidade subterrânea, conhecida como Shanghai Tunnels, ou ainda Portland Underground. Essa intricada rede consistia de passagens e túneis que ligavam a cidade antiga de Portland, também conhecida como Chinatown, à área central de Downtown. Infelizmente, muitos desses espaços subterrâneos foram preenchidos durante vários projetos públicos, mas alguns ainda estão lá e abertos para visitação.

Na época, os porões de vários dos bares e hotéis do centro da cidade eram ligados ao rio Willamette por meio desses túneis, permitindo que mercadorias fossem transportadas dos navios diretamente para os porões de armazenamento, evitando a chuva e o tráfego intenso. Ainda que seja uma tese polêmica, há rumores de que os túneis também teriam sido usados para a prática conhecida como ‘shanghaiing’: sequestrar pessoas e fazê-las servirem como marinheiros.

Mas hoje é possível fazer uma caminhada guiada seguramente e explorar uma parte dos Shanghai Tunnels, para ver de perto essa complexa rede de túneis e entender um pouco dessa cena obscura da história de Portland.

Edinburgh Vaults, Edimburgo, Reino Unido

Sob as ruas da capital da Escócia, existe um mundo escuro e úmido, dos idos do século 18. Os Edinburgh Vaults, também conhecidos como The South Bridge Vaults, são uma série de salões espalhados dentre os 19 arcos da ponte South Bridge.

Construídas em 1788, um período de grande expansão e crescimento, essas abóbadas remetem a uma época quando Edimburgo era um local supersticioso. Mesmo hoje, elas ainda exalam uma aura macabra e fantasmagórica. Originalmente criadas para abrigar tavernas, sapateiros, chaveiros, fundições e outros serviços, e armazenas materiais ilícitas, diz a lenda que os serial killers Burke e Hare também guardavam lá vários dos corpos de suas vítimas, que eles vendiam para experimentos médicos. Mais tarde, quando os negócios mudaram de lugar, os porões tornaram-se local de moradia para os mais pobres, além de sediar pubs e bordéis. Eis um lugar tão sinistro, que qualquer distrito da luz da vermelha vai parecer alegre e aconchegante.

Mergulhe no subterrâneo de Edimburgo e agende um passeio com guia, para ouvir histórias de fantasmas que ainda perambulam pelo local…

Dixia Cheng, Pequim, China

A idade subterrânea de Pequim, Dixia Cheng, foi construída em 1970 para servir como abrigo durante as invasões, bombardeios e ataques nucleares. A extensa rede de túneis, comumente referida como a Grande Muralha Subterrânea, incluía quase 100 entradas escondidas e, segundo consta, possui serviços como escolas, hospitais e pavilhões de hospedagem, para o caso de os cidadãos precisarem de refúgio por um período mais longo.

Felizmente, nunca foi necessário utilizar esse imenso abrigo subterrâneo para sua intenção original, e em 2000 o local foi aberto ao público. Os tours incluem apenas uma pequena parte circular do complexo, mas ainda atrai visitantes do mundo todo.

Dixia Cheng está em reformas desde 2008, e portanto fechada para visitação, mas anote na sua lista de destinos para conhecer quando ela reabrir (ainda em data incerta).

Minas de sal de Wieliczka, Cracóvia, Polônia

Localizada na cidade de Wieliczka, a apenas 15 quilômetros de Cracóvia, as Minas de Sal de Wieliczka foram construídas no século 13 e produziram sal de cozinha até 2007.

Uma das principais atrações turísticas da Polônia, essa cidade subterrânea passou de uma série de cavernas escuras para um complexo labirinto de mais de 300 quilômetros de galerias, cerca de 3.000 salas e nove andares, sendo que os três primeiros estão abertos ao público.

Depois de descer os 378 degraus da escadaria de madeira, você terá várias opções de tours guiados. Um deles é indicado para quem estiver interessado na história da mina de sal e quiser saber mais sobre a difícil profissão de mineiro; outro fala sobre os aspectos religiosos, que inclui uma visita à estátua de João Paulo II, seguida de uma missa no final do tour.

RÉSO, Montreal, Canadá

RÉSO, derivação da palavra “réseau” em francês (que significa rede), é uma das pedras fundamentais de Montreal. Esse gigantesco labirinto corre sob as ruas pelo centro da cidade e abriga uma ampla variedade de lojas, restaurantes, hotéis, galerias, sete paradas de metrô, cinemas, uma biblioteca e até condomínios de apartamentos!

As primeiras seções interconectadas foram construídas em 1962, com objetivo de aliviar o trânsito e oferecer uma opção coberta de transporte, algo especialmente conveniente durante o intenso inverno local. Desde que o Metrô de Montreal começou a operar em 1966, mais conexões foram adicionadas, e hoje o RÉSO consiste em 32 km de túneis, com mais de 120 pontos exteriores de acesso. Além de fazer compras, vale ir até lá conferir as obras de arte permanentemente em exposição, as praças públicas e os centros culturais. Se quiser descobrir alguns cantinhos escondidos, reserve um tour guiado.

Setenil de las Bodegas, Espanha

Diferente de todos os outros lugares dessa lista, Setenil de las Bodegas, um pueblo (vilarejo) no sul da Espanha, não é exatamente uma cidade subterrânea, mas sim fica embaixo de uma imensa rocha. Situadas ao longo de um estreito barranco erodido por pelo rio Tejo, as casas são construídas ao longe das paredes do próprio rochedo. Os moradores se estabeleceram no local por motivos práticos: para se proteger do calor do verão e do frio no inverno, eles apenas construíram as fachadas das casas, já que os “fundos” foram providenciados pela própria natureza.

Ainda que seja pequena no tamanho, Setenil de las Bodegas tem bastante a oferecer: pequenos bares de tapas dispõem das melhores deliciais locais, como chorizo, azeite de oliva, mel, geleia e o delicioso vinho da Andaluzia. Para os amantes da natureza, vale também caminhar pelo El Escarpe de Río Trejo, uma área de grande diversidade natural, e pela Ruta de los Bandoleros, que já inspirou muitas lendas românticas.

Pilsen, República Tcheca

Na cidade de Pilsen, na parte oeste da República Tcheca, está o chamado Pilsen Historical Underground, um longo labirinto de 20 km de passagens, celeiros e poços construídos sob as ruas da cidade no século 14. Esses porões serviam como espaço de armazenamento de comida e barris de cerveja e, segundo dizem, como rota de fuga no caso de algum ataque. A lenda diz que há tesouros escondidos nas paredes dos porões, mas ninguém se atreveu a saqueá-los.

Faça um tour guiado e explore esse incrível sistema subterrâneo. Destaque para a adega de gelo, a torre de água e uma exposição sobre encadernadores medievais. O passeio termina no Museu da Cervejaria, onde pode-se provar da renomada cerveja local Pilsner Urquell.

Túneis de Moose Jaw, Canadá

A pacata cidade de Moose Jaw, localizada no estado de Saskatchewan, no sul do Canadá, sedia uma série de túneis que possuem duas histórias distintas.

No início do século 20, o Canadá impôs seu famoso e controverso “imposto de pessoas” aos imigrantes chineses, por receio de que fossem roubar os empregos dos moradores locais. Com medo e sem ter como pagar o imposto, imigrantes chineses ilegais foram submetidos aos subsolos. Famílias inteiras viveram lá e trabalharam em negócios na cidade em troca de comida e suprimentos até os anos 1920, quando esse labirinto subterrâneo ganhou nova finalidade. Por causa da proximidade com os Estados Unidos, os túneis eram usados para transportar bebidas à América através do Canadá, durante a era da proibição. Dizem que Al Capone era o responsável por esse tráfico, mas nunca foi comprovado.

Reserve um desses dois tours teatrais interativos e viaje por debaixo das ruas de Moose Jaw.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *