Negócios & Serviços

Transporte público: Google Maps mostra principais pontos

Viajou e prefere utilizar o transporte público para conhecer melhor o destino? Google Maps mostra os principais pontos e como encontrá-los.

Uma das opções disponíveis na hora de ir de um ponto a outro na cidade é o transporte público, mas as coisas podem ficar um pouco difíceis caso você não conheça bem o local, sem ter ideia nenhuma de onde está o ponto de ônibus mais próximo, ou se a estação de Metrô te deixa perto ao destino desejado. Afinal, já pensou no tempo que seria perdido para sair andando até encontrar um ponto de ônibus ou estação de Metrô?

Felizmente, o Google Maps possui algumas funções que podem ajudar a resolver esse problema. Disponível tanto para iOS quanto para Android, o app mostra onde você está e o leva para onde quer ir. Tenha navegação detalhada gratuita e orientada por voz, seja para ir a pé ou usar o transporte público. Veja o tempo estimado para seu destino com base em informações de trânsito em tempo real, saiba sobre quais ônibus param no local indicado, além de permitir que você planeje rotas para chegar até os pontos.

Fizemos como simulação o desejo de um hospede do Sofitel Ipanema que teve vontade de ir do hotel para o Bondinho na Urca de ônibus. Como no Rio de Janeiro os pontos são distribuídos por Troncais (TRO), conhecidos pela numeração BRS 1, 2, 3… principalmente na Zona Sul, e o ônibus selecionado foi o 106, o ponto mais próximo é o BRS 03 na rua Visconde de Pirajá próximo ao 422-430 – cerca de 350 metros do hotel. O ponto onde o hospede desceu foi o da Avenida Venceslau Braz próximo ao 101-149, e ele caminhou do Instituto Philippe Pinel até o número 520 da Avenida Pasteur – portal de entrada para o bairro da Urca, e uma das mais belas avenidas do Rio de Janeiro, tendo ao longo da mesma imponentes edifícios – de estilos diversos, do neoclássico ao moderno, alguns construídos ainda no tempo do Império, como o Instituto Benjamin Constant, criado pelo Imperador D.Pedro II. O Palácio Universitário, inaugurado pelo Imperador D.Pedro II em 1852, como Hospício de Pedro II (depois Hospício Nacional dos Alienados) e a Fundação José Bonifácio, uma edificação em estilo neoclássico vernacular, com telhas de faiança portuguesa pintada a mão.

VIU COMO É SIMPLES? Abra o Google Maps. No mapa, é preciso prestar atenção. Você verá pequenos ícones de ônibus, em azul. Eles indicam os pontos de ônibus disponíveis, o mesmo vale para o Metrô. Após encontrar aquele de que você precisa, toque no ícone e deslize a janela até o meio da tela, para mostrar outras opções. Um alfinete será inserido no local. Algumas novas opções serão mostradas, como fazer o download do lugar para visualizar offline ou inserir uma etiqueta. Para descobrir como chegar até o ponto de ônibus mostrado, toque em “Rotas” e, em seguida, em “Iniciar”. Pronto!

Com esse recurso, você não precisa mais ficar procurando os pontos em sua cidade e pode achar facilmente aquele mais perto de você. A versão web do Google Maps já possuía a opção de exibir os horários e as linhas disponíveis nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Outros recursos bacanas disponíveis no app do Google Maps são o horário das linhas dos ônibus, as linhas que passam naquele ponto e até mesmo o trajeto que será feito. Assim, não tem erro, e você não vai mais ficar sem saber quando chegará o próximo ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *