Dicas & Destinos

Brasília muito além do turismo cívico

Se você nunca deu aquela chegadinha pra conhecer a nossa Capital Federal, a minha dica é vá! Nunca vou esquecer a primeira vez em que estive em Brasília, a sensação era de estar chegando a outro planeta, talvez Marte?! Apesar de ter voltado inúmeras vezes ao longo dos anos, essa sensação nunca me abandonou.

Brasília é sim bem “diferentona”, construída do zero no meio no coração do Planalto Central, se destaca pela arquitetura peculiar desenhada por Oscar Niemeyer e por ser o centro das decisões políticas do nosso país. Por isso mesmo, atrai muitos visitantes interessados no chamado turismo cívico.

Para quem não está familiarizado com o tema, turismo cívico é a modalidade de turismo cultural cujo foco principal de interesse é conhecer a organização constitucional e política de um país, estado ou município. O turista visita instituições de governo, monumentos e outros locais de relevância histórica e estrutural para a compreensão da construção política.

Visitar a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada e o Museu JK, por exemplo, são passeios obrigatórios para quem quer conhecer bem a história e a dinâmica da Capital Federal. No entanto, a cidade tem muito mais a oferecer, você sabia que além de todo seu concreto Brasília abriga um verdadeiro oásis natural em meio à sequidão do cerrado?

Parque Água Mineral

A dica valiosa deste post: Brasília tem muito mais para te oferecer do que suas estruturas oficiais! Já ouviu falar no Parque Água Mineral?

O nome oficial é Parque Nacional de Brasília, mas ficou popularmente conhecido como Parque Água Mineral. É uma área de proteção ambiental aberta à visitação, nele você encontra trilhas ecológicas, piscinas abastecidas com águas das várias nascentes do local, além de áreas para piqueniques.  Ao todo, o parque possui 30 mil hectares de extensão, uma ótima opção para praticar esportes ao ar livre, passear com a família e se refrescar contra o calor habitual que faz aqui no Planalto Central.

O Parque funciona diariamente das 8h às 17h. A entrada custa R$ 13,00. Aos finais de semana é bem movimentado, então se tiver a oportunidade de visitar durante a semana tem a chance de aproveitar melhor o lugar.

Onde ficar

Brasília tem ótimas opções de hospedagem, se você ainda não faz ideia de onde ficar na Capital Federal, a nossa sugestão de hoje vai para o Windsor Plaza Brasília.

O hotel fica próximo a Torre de TV, de onde se tem uma vista privilegiada da Esplanada dos Ministérios. Além do conforto e da área de lazer com piscina, academia e hidromassagem, o hotel se destaca pelo excelente atendimento e por um café da manhã dos deuses! Se você ama tomar café da manhã como eu, vai enlouquecer com a variedade de itens do café oferecido pelo Windsor Plaza Brasília, entrou para minha lista de favoritos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *