Descubra Portugal

As curvas de Aveiro

Com referências artísticas por todos os lugares, cidade é uma ótima pedida para os Art Lovers

Conhecida como a “Veneza Portuguesa” graças às rias que cortam seu território, Aveiro tem riquezas culturais que foram construídas no século XX, em seu apogeu econômico. A economia da cidade, localizada no Centro de Portugal, foi moldada com base em suas salinas e na cerâmica, além da riqueza de emigrantes que retornaram do Brasil e construíram residências extravagantes e imponentes – tudo isso com a marcante arquitetura da época, a Art Nouveau.

Art Nouveau ou Arte Nova é um estilo internacional de arquitetura e artes marcado pelas curvas impactantes. No início do século XX, era possível encontrar traços desse estilo em joias, obras de arte, mobílias e até mesmo em edifícios; e Aveiro é um grande reduto para os amantes dessa linguagem.

Passear por essa charmosa cidade é como fazer um verdadeiro tour da Arte Nova. Separamos alguns pontos imperdíveis que podem ser vistos a bordo de moliceiros, tipo de embarcação que circula pelas rias da cidade, ou até mesmo caminhando, com direito a paradas estratégicas nas charmosas docerias decoradas com azulejos típicos, cheios de história e arte.

Casa do Major Pessoa – Museu da Arte Nova

O belo edifício foi erguido em 1907, bem no meio do distrito de Rossio. A construção é uma obra deliciosamente multifacetada, com painéis azulejados, além de ostentar uma poderosa fachada.

Onde: R. Barbosa Magalhães, nºs 9, 10, 11 e Travessa do Rossio.

Edifício da Casa dos Ovos Moles

Nesta casa, o piso superior se sobressai pela elegância curvilínea das janelas, com suas charmosas varandas de ferro forjado e os detalhes florais que pontuam toda a fachada.

Onde: R. João Mendonça, nºs 24 e 25.

Museu da República

Este edifício destaca-se por sua estrutura imponente em pedra. A decoração articula motivos florais de pedra e ferro, presentes nas janelas e varandas.

Onde: R. João Mendonça, nºs 11 e 13.

Não esqueça de contratar seu seguro viagem

Edifício da Cooperativa Agrícola

Casa com a fachada coberta por painéis de azulejo policromático, que modelam a elegância da estrutura, aos quais se junta o ferro e um requintado trabalho esculpido em pedra Ançã.

Onde: R. João Mendonça, nºs 5, 6 e 7.

Estação de Comboios

A velha estação de trens de Aveiro faz um belo contraste com a nova estação. O edifício preserva a beleza dos azulejos de sua fachada, recebendo os visitantes da cidade de forma encantadora.

Onde: R. do Dr. João de Moura nº2.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *