Variedades & Tecnologia

Aplicativo orienta visitação ao Projeto Tamar

Se você está de férias em Florianópolis, não pode deixar de conhecer o Tamar, que fica na Barra da Lagoa a 25 km da capital de Santa Catarina. Um projeto que cuida e preserva as espécies de tartarugas de todo o Litoral Brasileiro.

Projeto Tamar. Foto: Naira Amorelli

Agora os visitantes contam com um aplicativo que ajuda na hora de identificar as características do animal, aumenta a interatividade com as protagonistas do projeto e aprimora o conteúdo do Centro de Visitantes, já que as informações recebidas no celular são as mesmas de uma visita guiada. Isso tudo graças aos beacons, pequenos dispositivos de localização que emitem sinais por meio de tecnologia bluetooth que são captados por um aplicativo próprio instalado no smartphone ou tablet.  Assim, esse pequeno dispositivo consegue enviar informações altamente personalizadas ao visitante do projeto Tamar, tendo como base sua localização e movimentação pelo ambiente inteligente.

Logo na entrada um cartaz informa que o local dispõe do sistema e convida o visitante a fazer o download do app TagCity e a deixar o bluetooth ativo para poder receber diversos conteúdos informativos sobre o Projeto Tamar. É muito simples e gratuito, basta baixar o aplicativo, fazer um cadastro rápido e pronto, os beacons começam a enviar as informações direto para o celular do visitante. Na medida que o turista se movimenta pelos espaços do Projeto Tamar, as informações vão mudando na tela do telefone que recebe imediatamente uma foto da tartaruga, sua espécie e característica, um pouco do histórico e como ela chegou ao Tamar. Assim o sistema propõe um roteiro turístico inteligente em que o visitante pode ter autonomia total.

O projeto Tamar é o primeiro ponto a receber o dispositivo em Santa Catarina. O aplicativo serve de reforço para os guias e monitores, principalmente no verão quando o Centro de Visitantes recebe mais de mil pessoas por dia, e para mapear o número de visitantes, tempo em que eles permanecem em cada ponto do espaço e um perfil detalhado do público, já que o app também recebe informações e gera métricas que serão encaminhadas para o Observatório do Turismo e outras instituições do trade turístico.

Além de tudo isso, o aplicativo também  auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental dos visitantes.

O projeto Tamar | Florianópolis – SC
Rua Professor Ademir Francisco s/n, Barra da Lagoa.
Telefone: (48) 3236-2015
E-mail: tamarsul@tamar.org.br
Aberto todos os dias, incluindo feriados
Até o dia 18/02/2018, das 10h às 19h
No restante do ano, das 9h30 às 17h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *