Variedades & Tecnologia

CasaBloco: a pororoca musical do carnaval 2018

A CasaBloco, na Casa França-Brasil, terá rodas de samba, shows, cortejos, feiras de gastronomia e muitas atrações, como os encontros de blocos, transformando o  Boulevard Olímpico em uma verdadeira pororoca carnavalesca. Ilê Aiyê e Cordão do Boitatá, Orquestra Voadora, Baile da Sebastiana com Suvaco do Cristo, o som massa da pernambucana DJ Lala K e os incomparáveis Bonecos Gigantes de Olinda, que estarão no Rio de Janeiro com as figuras de “Ariano Suassuna”, “Bob Marley”, “A Despeitada”, “Menino da Tarde” e pela primeira vez desfilando, Naná Vasconcellos.

O espaço vai funcionar de quinta a domingo. As quintas-feiras serão voltadas às oficinas e à Feira A Rua É Nossa, com expositores de fantasias e adereços de Carnaval – das 14h às 19h. Entre sexta e domingo, a casa abre em dois períodos, das 10h às 18h e das 21h às 4h da manhã. As sextas, além das oficinas e da feira, é dia das rodas de samba. Os sábados são reservados aos encontros dos blocos cariocas com convidados, festas com DJs do Rio e de Recife, e outras atrações. No Carnaval, a programação será especial e vai da quinta-feira, dia 08, até a terça-feira, dia 13, com cortejos, rodas de samba e bailes de carnaval.

Todas as quintas-feiras serão voltadas às oficinas. Foto: Eduardo Madeira

As atividades diurnas são gratuitas e a CasaBloco estará aberta ao público, com controle de capacidade. As atividades noturnas, após 21 horas quando o espaço reabre, serão com cobrança de ingresso – o espaço terá a capacidade para 700 pessoas. Haverá algumas promoções e atividades extras que serão divulgadas pelo Facebook e Instagram.

Para promover a formação de novos artesãos e também a aproximação dos blocos com os artistas, serão realizadas 10 oficinas temáticas gratuitas nas quintas e sextas-feiras pré-carnaval. Haverá oficinas de estandartes, bonecos, adereços, customização de camisetas, turbantes, maquiagem artística de Carnaval e dança nas alturas. Destaque para a oficina de adereços da figurinista pernambucana Xuruca Pacheco, que ensinará a confecção de adereços carnavalescos com material reciclado. Além disso, haverá uma oficina com os mestres do grupo baiano Ilê Aiyê para músicos que já tenham formação. As inscrições deverão ser feitas pelo e-mail oficinas@casabloco.rio.

Feira A Rua É Nossa

A CasaBloco terá uma feira com produtos ligados ao universo do Carnaval. Com a participação do Instituto Black Bom, da Malha e das Divinas Axilas, a feira foi batizada de A Rua É Nossa. Os estandes de empreendedores do Rio de Janeiro e de Xuruca Pacheco, que vem de Pernambuco, vão oferecer camisetas, fantasias, adereços, acessórios e produtos para todos os perfis de foliões.

A Feira A Rua É Nossa vai funcionar nos dias 26 e 27 de janeiro 1, 2, 3, 8 e 9 de fevereiro, em dois horários: das 13h às 18h e das 21h às 2h.

Gastronomia

A CasaBloco terá uma Feira Gastronômica que reunirá alguns dos mais renomados chefs de cozinha do Rio de Janeiro como Frederic Monnier (Brasserie Rosário), Flavia Quaresma, Bruno Magalhães (Botero Bar), Katia e Bianca Barbosa (Aconchego Carioca), Mariana Rezende e Valéria Rezende (Bar da Frente) e Mariana Aleixo (Maré de Sabores). Serão quatro barracas, ancoradas pelo Frederic Monnier, que deixará sua equipe na parte da tarde e em todas as noites auxiliando os chefs convidados de cada dia. Comida de qualidade por um preço acessível pra todos.

A coordenação será do Bloco Gastronômico Carnavalesco Põe na Quentinha, com o chef Frederic Monnier a frente e curadoria de Berg Silva, fotógrafo especializado em gastronomia.

A CasaBloco é uma realização da Tess Idéias e Comunicação e da Paluana, em parceria com a GloboNews, com promoção da Sebastiana. Os patrocinadores são Antárctica e Secretaria Estadual de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e conta com os apoios da Casa França-Brasil e #vadelata, além dos apoios institucionais do Instituto Black Bom, Malha e Bloco Põe Na Quentinha.

– PROGRAMAÇÃO –

A abertura será no dia 26 de janeiro, sexta-feira, às 10h, com a 1ª Lavagem da CasaBloco pelos Filhos de Ghandi do Rio de Janeiro. Primeiro bloco de afoxé do Rio de Janeiro, o Filhos de Gandhi foi criado em 1951, na região conhecida como Pequena África e estará presente com suas baianas, vocais e charanga. O objetivo é abrir os caminhos, atrair sorte e boas energias para garantir o sucesso do carnaval e do projeto.

10h – Abertura – Lavagem da CasaBloco e cortejo com os Filhos de Gandhi – Rio de Janeiro
13h – Feira A Rua É Nossa (fantasias, adereços e acessórios) e Feira Gastronômica
13h – Oficinas –  Customização de Camisetas e Confecção de Bonecos
21h30 – DJ Doni
22h30 – Clube do Samba convida Tempero Carioca, Didu Nogueira, Mariene de Castro, Nelson Sargento e Toninho Geraes

No dia 27 de janeiro, sábado, o destaque fica para o encontro do Ilê Aiyê, o mais antigo bloco afro do carnaval de Salvador, com o Cordão do Boitatá, um dos principais representantes do movimento de retomada do Carnaval de rua carioca.

10h – Oficina de percussão do Ilê Aiyê
13h – Feira A Rua É Nossa (fantasias, adereços e acessórios) e Feira Gastronômica
18h – Cortejo: Tambores de Olokun e Cordão do Boitatá encontram Ilê Aiyê (Boulevard)
21h30 – DJ Montano
23h – Shows: Ilê Aiyê e Cordão do Boitatá

QUINTA-FEIRA – 1 DE FEVEREIRO
13h – Feira A Rua É Nossa (fantasias, adereços e acessórios)  e Feira Gastronômica
13h  – Oficinas – Estandartes Carnavalescos e Dança nas Alturas

No dia 2 de fevereiro, sexta-feira, é a vez do Galocantô, com Rodrigo Carvalho, o Biro, homenagear Pablo Gamarra durante a roda de samba.

13h – Feira A Rua É Nossa (fantasias, adereços e acessórios) e Feira Gastronômica
13h – Oficinas – Adereços Artesanais e Turbantes
22h30 – Roda de samba: Galocantô convida Moyseis Marques e Rodrigo Carvalho
DJ Doni

No dia 03 de fevereiro, sábado, os Bonecos Gigantes de Olinda desembarcam no Rio, onde serão recebidos pelo bloco de frevo Ansiedade, fundado por um grupo de pernambucanos que vivem na cidade e vão se encontrar com o Calango Careta, de Brasília, e a Orquestra Voadora. E encerrando essa noite, a primeira mulher a estabelecer-se como DJ profissional em Pernambuco, e com mais de 20 anos de carreira, Lala K mostra toda sua diversidade musical.

10h – Oficina de Figurino com Customização – Calango Careta (Brasília)
13h  – Feira A Rua É Nossa (fantasias, adereços e acessórios) e Feira Gastronômica
17h  – Bonecos Gigantes de Olinda encontram o Bloco da Ansiedade e Calango Careta de Brasília (Boulevard)
22h30 – Calango Careta (Brasília)
00h – Orquestra Voadora
02h30 – Amigos da Onça
DJ Lala K

DOMINGO – DIA 4 DE FEVEREIRO
18h – Frevália – Romero Ferro recebe convidados
DJ Pepe Jordão

QUINTA-FEIRA – DIA 8 DE FEVEREIRO
13h – Feira A Rua É Nossa (fantasias, adereços e acessórios)
13h – Oficinas – Customização de Camisetas e Maquiagem  Carnavalesca

No dia 09 de fevereiro, sexta-feira, o Bloco Põe na Quentinha assume o palco com Mackley Mattos no comando e convidados como Dorina e Moacyr Luz.

13h – Feira A Rua É Nossa (fantasias, adereços e acessórios) e Feira Gastronômica
13h – Oficinas Adereços de Carnaval
22h30 – Bloco Põe Na Quentinha convida Makley Mattos, Moacyr Luz e Dorina
00h30 – Baile da Sebastiana com Suvaco do Cristo, Quizomba e DJ Doni

CARNAVAL

SÁBADO – DIA 10 DE FEVEREIRO
14h às 19h – Apresentação de blocos (Boulevard)
23h – Baile à Fantasia Casuarina e convidado

DOMINGO – DIA 11 DE FEVEREIRO
14h às 18h – Apresentação de blocos (Boulevard)
21h30 – FESTA ALL

SEGUNDA-FEIRA – DIA 12 DE FEVEREIRO
13h às 18h – Apresentação de blocos (Boulevard)
23h – Baile de Máscaras com Orquestra Imperial e DJ Marlboro
DJ Bruno Eppinhaus

No dia 13 de fevereiro, terça-feira, Paulão Sete Cordas comanda a roda Arteiros da Glória/Gloriosa e convida Tantinho da Mangueira.

14h às 18h – Apresentação de blocos (Boulevard)
18h às 22h – Roda de Samba Gloriosa com Paulão 7 Cordas,  Bloco Arteiros da Glória e Tantinho da Mangueira

A CasaBloco – www.casabloco.rio – fica na Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro do Rio de Janeiro – Casa França-Brasil -, acontece de 26 de janeiro a 13 de fevereiro das 10h às 18h e de 21h às 4h. Os ingressos a preços populares, custam a partir de R$ 30 (inteira) e de R$ 15 (meia), e serão vendidos no local e pelo site www.ingressocerto.com.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *