Variedades & Tecnologia

O valor da tradição: Baile do Copa

O carnaval que o Rio de Janeiro produz está entre os mais famosos e desejados do mundo. Este mesmo carnaval tornou-se não só paixão dos cariocas, que, desde o século passado, vestiam-se de fantasias e saiam pelas ruas para cantar marchinhas, mas tornou-se um dos momentos mais procurados por turistas de todo canto do Brasil e do mundo em busca da verdadeira folia que os cariocas sabem oferecer aos visitantes.

Narcisa Tamborindeguy e Bruno Astuto, Diogo Vilela, Alexandre Schnabl e Luan Batista, Amaury Junior e Celina Ferreira, Evandro Soldati e Yasmin Brunet, Haroldo Costa e Mary Marinho

A história do carnaval também passa pelos bailes, onde a elegância dá um toque diferente, com a mesma animação dos foliões de rua. O mais famoso hotel carioca, um dos mais conhecidos do mundo — o Copacabana Palace —, realiza, desde 1924 (um ano após o hotel abrir suas portas), o Baile do Copa, que reúne celebridades, a alta sociedade carioca, artistas, políticos e pessoas representativas da cidade tradicionalmente aos sábados de carnaval.

O baile, que deixou de ser realizado pelo hotel em 1973, voltou reeditado oficialmente em 1993 e aconteceu no lendário Golden Room e nos salões  Frontais e Nobre, sempre com um tema, que, na edição de 2018, foi “Gipsy Folie” inspirado nas tradições ciganas.

Andrea Natal e os ciganos

O luxo característico do hotel foi reforçado na decoração dos salões ocupados pelo baile com muito dourado e vermelho. O responsável por contar a história da cultura Gipsy foi o carnavalesco, cenógrafo e figurinista Mario Borriello. A decoração chamou muito a atenção dos convidados, já que os salões estavam repletos de rosas, cartas de baralho cigano e bolas de cristal com efeitos óticos.

Embalados por sambas-enredo de sucesso e marchinhas clássicas do tradicional Cordão da Bola Preta, música baiana com a cantora Priscila Luz e sucessos com o DJ Papagaio, os foliões – que vestiam trajes de gala ou fantasias luxuosas – não pararam de dançar por um minuto.

DJ papagaio

Fabiana Carla e cordão da bola preta (1)

A festa, realizada no dia 10 de fevereiro, levou muitos curiosos à entrada do hotel, onde fica o tapete vermelho – uma multidão do lado de fora assistia, animada. Logo na recepção, um grupo de dançarinos e violinistas faziam danças ciganas para entreter a chegada dos convidados, que ao acessarem a varanda que fica bem em cima do restaurante Pérgula, adentravam em um acampamento cigano, com carroças, cavalos e tendas com ciganas que “abordavam” os foliões para lerem o seu futuro.

O cardápio da festa, assinado pelo chef-executivo do Copa, David Mansaud, foi um verdadeiro banquete. Os detalhes rústicos de madeira acompanharam o buffet de antepastos, estações de saladas, pratos quentes e sobremesas. Na varanda, um varal de aves, suínos e cordeiro preparados no fogo de chão pela FM Parrillas assava e defumava carnes e peixes que eram servidos na hora – e o resultado foi realmente bem diferenciado e saboroso.

Quem já leu o livro Os Guinle, escritor por Clóvis Bulcão, sabe que existe uma estreita relação entre a família e o carnaval carioca. Um bom exemplo aconteceu em 1931, o carnaval de rua na então Capital Federal foi organizado por Octávio Guinle, já na década de 1950, Jorginho Guinle começou a trazer as estrelas de Hollywood para abrilhantar a folia. E uma “invenção” da família Guinle acabou se transformando em ícone, de fato: o baile do Copacabana Palace.

O carnaval pensado por Octávio Guinle na década de 1930 virou uma realidade nos dias de hoje, quando os foliões se divertem, conforme ele idealizava, em diferentes estilos: nas ruas e em salões mais exclusivos. Nas últimas décadas, pouquíssimos bailes promovidos em espaços fechados sobreviveram no Rio de Janeiro, nenhum com o mesmo glamour do baile do Copa, que, aos 95 anos de idade, ainda é o mais tradicional e cobiçado do Brasil.

Esse foi o primeiro Baile do Copa que o Embarque na Viagem participou. Para compor o visual, nossa equipe foi extremamente feliz nas escolhas: nossa editora Naira Amorelli se entregou ao talento da estilista francesa Laurianne Delorée, ou “LoLo”, como é carinhosamente chamada a proprietária da loja Maison Delorée no shopping Downtown (Barra da Tijuca), que possui criações fantásticas no seu atelier. Além do vestido,  a clutch também é da loja da “LoLo”. Já os sapatos são da Chernit, cabeça by Fiszpan, Joias Vivara e o make moderno e elegante ficou por conta de Fany Coelho, maquiadora oficial de nossa editora, que além de fazer maquiagem social, também faz maquiagem artística e de efeitos especiais, que inclusive maquiou Naira Amorelli para o Halloween do Copa deixando-a com um visual “tenebroso”, no melhor sentido.

Já o nosso diretor comercial Eduardo Madeira vestiu smoking da Le Gala Moda Masculina by Tutti Sposa Rio.

Endereços e contatos:

Belmond Copacabana Palace
www.belmond.com/copacabanapalace
Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana
Reservas e informações: (21) 2545-8788

Maison DeLorée
www.maisondeloree.com
Shopping Downtown Loja 111, Bloco 8
Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca
E-mail: contato@maisondeloree.com
Telefone: (21) 3256-6388 | 97562-7544

Fany Coelho Makeup
www.facebook.com/fcoelhomakeup
Telefone: (21) 984661890

FM Parrillas Artesanais
www.fmparrillas.com.br
E-mail: vendas@fmparrillas.com.br
Telefone: (17) 99619-2181 | 3043-4999

Le Gala Moda Masculina by Tutti Sposa Rio
www.facebook.com/TuttiSposaRio
Rua Guapeni, 42 – Tijuca
E-mail: rio@tuttisposa.com.br
Telefone: (21) 3734-6749 | 2568-0306

Fotos: Miguel Sá, Naira Amorelli e Eduardo Madeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *