Descubra Portugal

4 destinos para explorar no Alentejo em 2018

O Alentejo proporciona experiências únicas a seus visitantes, com seus impressionantes cenários bucólicos e rico patrimônio histórico. Uma das melhores formas de conhecer toda essa beleza é descobrir cada detalhe de suas pequenas cidades e vilarejos.

Por isso, separamos abaixo 4 destinos imperdíveis da mais autêntica região de Portugal.

Marvão

Situada no ponto mais alto da Serra de São Mamede, Marvão é uma das mais charmosas vilas alentejanas. Por sua localização estratégica, teve um papel fundamental em grandes conflitos militares no passado. No interior de suas muralhas de pedras, é possível notar a arquitetura típica do Alentejo, com arcos góticos, janelas manuelinas, varandas de ferro forjado e muito granito. Já do lado de fora, aprecie a vista deslumbrante dos campos verde e dourado. Não deixe de visitar a Igreja de Santa Maria, a Igreja de Santiago, a Capela Renascentista do Espírito Santo e o Convento de Nossa Senhora da Estrela.

Vila Viçosa

A cidade de Vila Viçosa abriga um dos edifícios mais emblemáticos e luxuosos de Portugal, o Paço Ducal, que durante séculos foi o favorito da família real portuguesa, os duques de Bragança. A impressionante fachada de 110 metros é toda revestida em mármore, matéria-prima com importante papel na economia local. O acervo do palácio inclui o antigo mobiliário da realeza portuguesa distribuído em 50 salas abertas aos visitantes. De arquitetura medieval, o castelo da cidade guarda o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Não deixe de conhecer também o Museu da Arqueologia e o Museu do Mármore.

Comporta

Com areia branca e mar com águas cristalinas, a praia da Comporta é uma das mais badaladas do litoral alentejano, visitada por celebridades nacionais e internacionais. Apesar disso, o destino ainda é um paraíso pouco conhecido pelas multidões de turistas e seus visitantes podem desfrutar de uma experiência tranquila e agradável. Há excelentes opções de bares e restaurantes com o melhor da gastronomia alentejana. Vale também uma visita à pequena vila, com suas casinhas caiadas de branco, e ao Museu do Arroz.

Arraiolos

De fascinante tradição e história, Arraiolos tem cenários magníficos de ruas estreitas de pedra, casinhas brancas e inúmeras lojas de tapetes, artesanato local produzido com lã pura e que é uma verdadeira obra de arte. No alto de uma colina, a imponente muralha circular protege o castelo de estilo românico-gótico construído no século 14. Para conhecer ainda mais de sua história, o Convento de Nossa Senhora de Assunção acumula estilos arquitetônicos como manuelino-mudéjar e barroco seiscentista. Seu interior é todo revestido em azulejos típicos portugueses. Visite também a Fonte de Pedra e o Jardim Público do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *