Variedades & Tecnologia

Artista plástico Carcará apresenta a diversidade cultural da mulher

Porto de Galinhas recebe exposição em homenagem às mulheres. O mais famoso escultor de Porto de Galinhas, o olindense Gilberto Carcará, apresenta a exposição artística: ELAS. Uma exposição lúdica, cultural e sustentável, que acontece em Porto de Galinhas, Ipojuca-PE.

exposição artística ELAS

Esculpidas em troncos de coqueiros, quinze galinhas temáticas enfeitam as ruas da praia de Porto de Galinhas. A exposição artística, a céu aberto, é uma homenagem às mulheres e faz referência as diversas figuras femininas, típicas da cultura pernambucana. As obras, produzidas pelo artesão Gilberto Carcará, estão localizadas na rua da Avenida Beira-Mar e ficará no local durante todo o mês de março. A Elo, primeira bandeira 100% brasileira, é a patrocinadora.

exposição artística ELAS

Gilberto Carcará é o artista responsável pelas diversas galinhas espalhadas por Porto de Galinhas, que são esculpidas em troncos e raízes caídos de coqueiros, e suas peças que já viraram símbolo não só de Porto de Galinhas como de toda Ipojuca, já ganharam o mundo.

Até 1997, Porto de Galinhas só tinha a ave no nome, mas a criatividade das artistas plásticas Kiki Zonari e Adriana Didier deu origem à Filó: a galinha de tecido que se transformou em um ícone da região. O encontro da dupla com o artista plástico Gilberto Carcará – mais conhecido pelo seu sobrenome –, difundiram o símbolo e hoje a galinha passou a fazer parte da identidade visual da região e o colorido das portas, janelas e fachadas de hotéis, restaurantes, pousadas e resorts ressaltam em tons vibrantes. Passeando pelas ruas da pequena vila podemos encontrar incontáveis modelos e estilos de galinhas. Desde as mais tradicionais e artísticas, até as mais escalafobéticas e populares. 

Ateliê de Carcará – www.facebook.com/carcarapgalinhas

Uma obra de Caracará, quando feita com exclusividade, pode levar de 4 a 5 dias para ser produzida, dependendo do tamanho e complexidade. É possível também fazer encomendas, que são enviadas para todo o Brasil. Seu ateliê fica pertinho do Hotel Armação do Porto, na Rua Carcará, número 8, acesso pelo km 7 da Rodovia PE-009.

exposição artística ELAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *