Variedades & Tecnologia

Casa do Jongo da Serrinha reabre as portas no Rio de Janeiro

A Casa do Jongo da Serrinha, que deixou de receber investimento da prefeitura, conseguiu doações — grande parte da ONG americana Rise Up & Care — para garantir o seu funcionamento durante os próximos seis meses.

O Jongo da Serrinha, como se sabe, foi tombado em 2005 pelo Iphan por seu trabalho de 50 anos dedicados à preservação do jongo como Patrimônio Imaterial do Sudeste. Fechada desde janeiro, a Casa do Jongo da Serrinha vai reabrir neste dia 31 de março.

Com uma programação recheada de muita música e personalidades ligadas à causa, artistas renomados como Pretinho da Serrinha, Teresa Cristina, Zé Luiz do Império, Velha Guarda do Império Serrano, Cordão do Boi Tatá, Jongo da Lapa, Rio Maracatu, Nelson Sargento, Dorina e Paulão Sete Cordas, entre outros artistas, já confirmaram presença na reabertura. O evento começa por meio de um cortejo ao som da Afoxé Filhos de Gandhi, às 9h, na Rua Silas de Oliveira e segue para a Casa do Jongo, onde terá atrações até às 19 horas.

Casa do Jongo

Tia Maria do Jongo

“Estamos reabrindo a Casa somente com o recurso que temos da Benfeitoria, o que não paga todas as nossas despesas. Mas, nos juntamos para enfrentar mais essa batalha, porque nossas crianças não podem ficar sem os projetos que oferecemos. Vamos abrir as portas na raça e na coragem e com a ajuda e participação de muitos amigos” conta Tia Maria, com 97 anos, maior ícone do Jongo da Serrinha atualmente.

Grupo Cultural Jongo da Serrinha
Casa do Jongo – jongodaserrinha.org
Rua Compositor Silas de Oliveira 101 – Serrinha/Madureira – Rio de Janeiro

Reabertura da Casa Do Jongo::

9h: Concentração (Na padaria Brilho do Sol na Rua Compositor Silas de Oliveira esquina com a Avenida Ministro Edgard Romero)
10h: Cortejo com Afoxé Filhos de Gandhi até a casa do Tio Molequinho (Falecido), onde estará a bateria do Herdeiros e Molecada que agita, o cortejo seguirá até a chegada na CASA DO JONGO
11h: Fala institucional
11h10: Rodas dos grupos de Cultura popular
15h: primeiro SET – Roda em homenagem à Ivone Lara: “Nas asas da Canção”
16h40: Roda de Jongo
17h10: Segundo SET- comunicação: Roda nas asas da canção
19h10: Encerramento da Roda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *