Dicas & Destinos

Rumo à Rússia: Nunca recuse um brinde!

Sede da Copa do Mundo, a Rússia tem costumes bem diferentes do Brasil. Óbvio que, como turista, deslizes devem ser tolerados. Mas é sempre mais legal mostrar algum conhecimento da cultura e das tradições locais. Por isso, preste bem atenção nas dicas para evitar possíveis perrengues ao apoiar a sua Seleção no país.

Nunca recuse um brinde

Russos levam a sério o evento “beber”. Eles adoram fazer um brinde pomposo. Claro que tudo depende do evento, portanto, quando mais solene e importante for a ocasião, maior será esse momento. O mais comum é levantar o copo logo no início do discurso e não deixá-lo sobre a mesa até que as palavras cessem. Ao fim do discurso, é indispensável brindar com todos os outros participantes a seu redor.

No caso de mulheres, tenham isto em mente: na Rússia, acredita-se que o último brinde deve ser com um homem solteiro, pois isso garante que você se casará  em breve.

 

Russos não brindam com “Nazdaróvie” (“saúde”), que por algum motivo todos os estrangeiros consideram como a forma mais difundida de brindar na Rússia, é usada pela maioria dos locais apenas de vez em quando. Caso faça o brinde em inglês ou em português, peça licença ao anfitrião.

Nunca sente no canto da mesa

É simples: quem senta no canto da mesa não vai encontrar um amor por sete anos. E, se estiver comprometido, prepare-se: o fim está próximo.

 

Nunca coloque garrafas vazias na mesa

Ponha elas no chão – Muito, mas MUITO importante: garrafas vazias na mesa vão te deixar pobre, trazer má sorte ou simplesmente fazer com que a vodca desapareça. Logo, bebeu algo e esvaziou a garrafa? Ponha no chão. Isso vale para vodca, refrigerante, chá, vinho…

 

O BÁSICO SOBRE A RÚSSIA

Fusos
Todo o território da Rússia possui, no total, 11 fusos horários diferentes. Mas as sedes da Copa do Mundo estão concentradas apenas em quatro deles. Caliningrado, cidade mais ao Oeste do país, está cinco horas à frente do Brasil, enquanto a capital Moscou e boa parte das sedes, como São Petersburgo, Níjni Novgorod, Kazan, Saransk, Rostov, Sochi e Volgogrado, estão seis horas à frente. Samara está antecipada mais uma hora com relação ao horário de Moscou, e Iecaterimburgo, duas. Não há horário de inverno ou de verão no país.

 

Moeda
A moeda utilizada na Rússia é o Rublo Russo, que tem uma cotação que usa mais casas decimais do que estamos acostumados no Brasil, EUA e a parte mais ocidental da Europa. Ou seja, é normal que quase tudo custe mais de 100 rublos. Atualmente, R$ 1 equivale a cerca de 17 rublos russos.

 

Sempre coloque o dinheiro na mesa/prateleira. Nunca dê na mão de ninguém – Dinheiro é sujo. E, segundo a superstição, colocar dinheiro na mão de alguém vai fazer com que essa pessoa fique mais pobre. Logo, coloque o dinheiro na mesa, na bancada, na cadeira, em qualquer lugar, e avise. Jamais na mão das pessoas.

Idioma
O idioma pode mesmo ser um grande obstáculo para quem visita a Rússia. Primeiramente pela dificuldade de encontrar habitantes que falam inglês mesmo que básico, principalmente fora de cidades como Moscou e São Petersburgo. Outro problema é o alfabeto cirílico, que impede que as palavras possam ser anotadas e traduzidas na sequência em aplicativos etc. Por isso, veja palavras e frases que podem ser úteis na visita ao país.

 

Costumes regionais
Sempre apertar as mãos, chegando ou saindo (As mulheres, porém, evitam este contato), mas nunca do lado de fora da porta – Apertar as mãos enquanto você está fora e seu anfitrião está dentro de casa é sinal de má sorte. Ou você entra, ou ele sai. Outra coisa, sempre tire as luvas antes de apertar as mãos – Apertar as mãos de luva é extremamente desrespeitoso. As luvas evitam o contato das mãos, indispensável para o estabelecimento da confiança. Mesmo quando está muito frio, tire as luvas.

 

Sempre tire seus sapatos ao entrar na casa de alguém – Por conta do inverno e da poluição, as ruas na Rússia são muito sujas. O metrô, os ônibus, também. Por outro lado, os russos são extremamente preocupados com a limpeza em suas casas. Ao chegar na casa de alguém, tire seus sapatos na antessala. Coloque as pantufas. E cuidado com os odores desagradáveis dos pés. Na hora de ir embora, sempre diga tchau a todos antes de sair – Deixar um local sem anúncio é extremamente mal visto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *