Sustentabilidade e integração social em Riviera Nayarit

Um importante trabalho de reciclagem e de inclusão social e cultural com mães e crianças do povoado de San Pancho em Riviera Nayarit.

O cenário poderia ser de qualquer comunidade carente do Brasil, mas foi em Riviera Nayarit, no México, que conheci um projeto inspirador para crianças tão carentes quanto as nossas, realizado pela ONG EntreAmigos.

No sossegado vilarejo de San Francisco, conhecido como San Pancho, dentro de uma antiga distribuidora de laticínios na entrada da comunidade, existe um espaço chamado “Centro Comunitário Educativo Entre Amigos”, que realiza um importante trabalho de reciclagem e de inclusão social e cultural com mães e crianças do povoado, oferecendo um espaço para recriar em arte, materiais que antes eram descartados diretamente nas lixeiras. São garrafas, óculos, lâmpadas, latas, entre outros, que de forma criativa são reciclados e depois vendidos.

bazar comunitário EntreAmigos

Um projeto sustentável, que permite desenvolver produtos com técnica de fusão com vidro sob vidro e pinturas em vidro, estimulando o uso e conservação do meio ambiente. Também são oferecidos no espaço oficinas de arte, biblioteca pública, aulas de informática, Inglês, Espanhol, entre outras atividades artísticas.

A ONG EntreAmigos – entreamigos.org.mx, premiada pelo trabalho com reciclagem também desenvolve um projeto artístico com as crianças locais em parceria com o Cirque du Soleil. O trabalho da instituição é desenvolvido a partir do envolvimento de indivíduos comprometidos com a transformação pessoal-social por meio da Educação, da Arte, da Cultura e do Esporte. A tônica do EntreAmigos é a inclusão. Oferecer às pessoas, de forma integral, alimentação, educação, saúde, lazer, enfim, oportunidades para uma vida digna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *