Negócios & Serviços

Dicas para baratear sua compra de dólar para viajar

Turista deve comprar dólar aos poucos para diluir riscos de oscilação brusca. Planejamento é a palavra. Fica complicado ficar esperando o melhor momento para comprar.

Há vários meios de se levar os dólares para a viagem. É importante levar uma parte em espécie, para gastos com transporte, por exemplo. Essa modalidade é a que tem imposto mais baixo –0,38% de IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Outras possibilidades, que podem ser consideradas mais seguras (no que diz respeito a perda ou furto do valor) e, portanto, mais cômodas, mas são mais caras, são o cartão pré-pago e o cartão de crédito. Nos cartões, o IOF é de 6,38%. No cartão de crédito, a cotação válida para o pagamento da fatura é a do vencimento do cartão, e não a do momento da compra. Já no pré-pago, a cotação é travada no momento da carga do valor.

A melhor hora para comprar seus dólares é aquela hora que você tem seu dinheiro reservado para isso! Se deixar para a última hora, pode ser que você não consiga comprar a quantidade que gostaria. Isso acontece tanto pelo fato da cotação estar alta ou por não ter reservado a quantidade necessária em reais. Para você que pretende ir para o exterior em breve, fique atento a alguns aspectos que devem ser considerados:

Planeje os gastos da viagem

Coloque na ponta do lápis todos os gastos previstos, desde hospedagem, alimentação e transporte até a lembrancinha que irá trazer para amigos e família. Lembre-se de que qualquer descontrole financeiro pode trazer consequências para o bolso na volta. Se você já conseguiu ter um panorama do planejamento um ano antes da viagem, fica bem mais fácil guardar dinheiro. E isso inclui separar um pouquinho, todo mês, para a compra dos dólares! Além disso, separe uma parte do dinheiro para pagar possíveis despesas que tiver no cartão de crédito durante o período que estiver fora.

Compre a moeda aos poucos

Se não dá para adivinhar quando o dólar vai cair, o ideal é fracionar a compra. Assim, ao final da aquisição, o valor pago em média pelo dólar neutraliza uma eventual valorização forte em algum período.

Não compre apenas na véspera, nem deixe para comprar outro dia acreditando que o preço vai melhorar. É aí que mora o perigo! Procure comprar de pouquinho em pouquinho, sempre em intervalos regulares. Se você quer ter US$ 2 mil dólares, por exemplo, invista em torno de R$ 500 por mês na hora de comprar dólar. Defina uma frequência, separe o dinheiro e siga essa estratégia.

Negocie taxas

Ligue para o máximo de casas de câmbio possível para comparar as diferentes taxas – e também as cotações propriamente ditas, que podem variar de um local para outro. Barganhe sempre, pois a moeda é um produto como outro qualquer.

Leia também: Por que o dólar para turismo é mais caro do que o dólar comercial?

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *