Dicas & Destinos

8 passeios alternativos para se fazer nas cidades australianas

De Sydney a Brisbane, metrópoles da Austrália oferecem atrações que fogem dos roteiros turísticos oficiais

É muito fácil chegar a alguma das principais cidades australianas e se inteirar dos lugares para conhecer por meio de agentes de viagens ou “bíblias” do turismo, como o Lonely Planet Guide, que indicam um jeito de ir às coisas que estão entre as “mais vistas”. Ainda que não se possa ignorar algumas atrações icônicas que elas oferecem – e que um primeiro visitante não pode deixar de conhecer, de fato – existem outras que são alternativas às rotas turísticas e que valem a pena tanto quanto.

Nos últimos anos, esses lugares se tornaram mais explorados por brasileiros que migraram ao país oceânico para intercâmbios estudantis. Segundo eles, um dos motivos para escolher a Austrália está na própria riqueza cultural que a nação oferece.

Vinícius Barreto, CEO da Australian Centre, uma das maiores agências de intercâmbio na Austrália operando no Brasil, afirma que houve um aumento de 30% no número de estudantes brasileiros procurando instituições de ensino na ilha oceânica entre 2015 e 2016. Em média, a cada ano, a taxa de viagens aumenta em 20%.

A estudante Bruna Tasato, que passou um ano estudando inglês em Melbourne, uma das grandes metrópoles australianas, afirma que, para além do aprendizado, do amadurecimento pessoal e das amizades, a Austrália é um país perfeito para “explorar”.

“Não apenas as cidades, que sempre têm alguma coisa escondida, como o país, com uma série de destinos naturais interessantíssimos. Na Austrália você pode ir da neve para o calor da praia em horas”, comenta.

Indicamos, a seguir, oito passeios alternativos que os brasileiros espalhados pelo país oceânico podem procurar fazer no tempo livre.

Sydney

North Head

Com uma bela visão da cidade e do oceano, ir a North Head é uma alternativa aos altos preços cobrados para ir à montanha Sydney Harbour Bridge, sem contar que ainda há um pedaço de natureza para acompanhar. Para chegar até ali, basta dirigir ou pegar o ferry do Circular Quay até Manly Wharf, onde é necessário pegar um ônibus até a parada North Head.

Melbourne

Ceres Environmental Park

Trocar a agitação urbana de Melbourne e ficar mais próximo da natureza é possível indo até Ceres Environmental Park, na região de East Brunswick, um espaço popular entre os moradores com um grande café, uma série de jardins e até um riacho que pode acompanhar a volta para casa depois.

Mercados

Os Victoria Markets são colocados na lista das agências de turismo como a segunda principal atração de Melbourne, mas há outras opções para quem não gosta de enfrentar o mar de visitantes: uma delas é o Prahran Market, onde se encontram típicas pastelarias, espaços de arte e lojas. Outra é o South Melbourne Market, que sempre organiza uma série de atividades para atrair pessoas.

Adelaide

Festivals

A Art Gallery of South Australia é outra atração popular. Adelaide, de qualquer forma, é considerada a capital australiana dos festivais, que acontecem em vários meses do ano. Um dos mais populares é o Adelaide Fringe, que reúne músicos, chefs, artistas, espaços de discussão e outras atividades. A próxima edição do evento acontecerá no começo de 2019.

Adelaide Dolphin Sanctuary

Muitas atrações de Adelaide são derivadas de sua região ao redor que produz vinho, como o vale de Barossa, ou da natureza, como a ilha Kangaroo. Dentro da cidade, o zoológico é uma das atrações mais populares por causa dos pandas chineses. Mas há também um santuário de golfinhos que, para quem gosta de animais, é imperdível. Lá é possível alugar um pequeno caiaque para sair pelas águas e entrar em contato com um dos bichos mais inteligentes da fauna.

Perth

Sir James Mitchell Park

King’s Park e o Jardim Botânico de Perth é um dos maiores parques urbanos do mundo, maior do que o Central Park, em Nova York, nos EUA, por exemplo, o que atrai muitos visitantes. Mas há outro: o Sir James Mitchell Park, às margens do rio Swan, que oferece uma visão diferente da cidade e ainda organizada apresentações musicais constantes. Uma delas acontece anualmente e é até disputada, chamada de A Day on the green.

Fremantle

Trocar uma boa caminhada por Perth por algo mais próximo do espírito australiano é possível indo até a pequena vizinha Fremantle ou, como os nativos chamam, “Freo”. É uma cidadezinha com atmosfera descontraída, cafés interessantes, a famosa cervejaria Little Creatures e uma praia relativamente vazia.

Brisbane

Coochiemudlo Island

Moreton Island, na costa de Brisbane, é muito popular entre os viajantes que chegam à cidade, mas a ilha de Coochiemudlo é uma excelente opção, interligada por um barco regular barato que opera da ilha principal. Lá é possível nadar, pescar e até mesmo jantar. Se tornou comum também alugar bicicletas para explorar a ilha de outras formas.

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *