Dicas & Destinos

Descubra o centro histórico do Rio de Janeiro a pé

Por Andréia Silveira.

A Cidade Maravilhosa tem muito mais do que beleza natural. A capital carioca é conhecida mundialmente por oferecer vários encantos. Ela é linda por natureza, com atrações para todos os gostos. Porém, a antiga capital da república tem muita história para contar e aqui você vai conhecer o que o centro histórico do Rio de Janeiro guarda há anos.

Tour pelo centro histórico do Rio de Janeiro

Não só de praias e belas paisagens vive o turista no Rio de Janeiro. A cidade oferece um rico centro histórico, com construções e vias centenárias. São vários pontos que ilustram um pouco da história do nosso país, com trechos que marcaram desde o período imperial até a república.

E o melhor é que você pode conhecer cada lugar, por um tour grátis pelo centro histórico do Rio de Janeiro. Assim, você tem acesso à história, pessoalmente e sem pagar nada por isso. Aproveite!


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!💡 Clique neste link para encontrar os melhores preços. 💡 ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Theatro Municipal do Rio de Janeiro

A imponente casa de espetáculos é sem dúvida fabulosa e está entre as mais belas construções da cidade carioca. Desde a sua inauguração, em 1909, recebe as principais orquestras e companhias de dança do Brasil e do mundo, inclusive companhias de balé. Fica na Praça Floriano, S/N.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foto: Naira Amorelli

Arcos da Lapa

É um cartão postal que fica na região mais boêmia da cidade. Construído por índios e escravos no século 18, o intuito era a distribuição de água das nascentes do Rio Carioca. Hoje é cercado de pontos para quem deseja curtir a noitada carioca, com direito a drinks, cervejas e diversos ritmos musicais nas suas muitas casas noturnas. Está localizado na Rua Riachuelo, Avenida Mem de Sá, Lavradio e Gomes Freire.

Museu Nacional de Belas Artes

Construído na virada do século 19 para o 20, virou o famoso museu em 1937. Belo e rico em coleção do século 19, guarda pinturas, gravuras, documentos, desenhos, livros e diversos objetos e obras. O endereço é Avenida Rio Branco, 199.

Biblioteca Nacional

Inaugurada em 1910, ela possui um acervo incrível, com 9 milhões de volumes, incluindo algumas raridades. É a maior biblioteca da América Latina e a oitava do mundo.

O lugar abriga o principal patrimônio bibliográfico do país, documentos do século 19 que vieram ao nosso país pelas mãos de Dom João VI e a corte de Portugal. O prédio é por si só impressionante, já que possui estilo art noveau e neoclássico. Ela está localizada na Avenida Rio Branco, 219.

Rua do Ouvidor

Cheia de charme arquitetônico, onde você entrará em sintonia com o universo das obras de Machado de Assis. Passar pela Rua do Ouvidor é poder respirar ares do Rio Colonial.

Confeitaria Colombo

Que tal aprender história, saboreando guloseimas saborosas? Essa confeitaria já recebeu clientes ilustres, como a rainha da Inglaterra, Elizabeth, em 1968. Com três salões luxuosos e refrigerados, a confeitaria foi inaugurada em 1894 e foi palco de celebrações importantes, com figuras públicas proeminentes.

Até nos dias de hoje ela é requisitada para casamentos. Dá uma passadinha na Rua Gonçalves Dias, 32, e aprecie deliciosos sabores.

Paço Imperial

Foi erguido em 1743 e foi sede do reinado e do império nacional, logo após a chegada de Dom João VI. Por sua importância histórica, foi tombado em 1938 pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Desde 1985 funciona como centro cultural, recebendo mostras de pintura, música, cinema, artesanato, escultura, entre muitos outros. Fica na Praça Quinze de Novembro, 48.

Cais do Valongo

Esse foi o porto de entrada de escravos mais importantes no país, tanto que o cais é hoje reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. Você pode conferir esse triste marco da nossa história na Avenida Barão de Tefé, S/N.

Arco do Teles

Construído no século 18, é uma passagem entre edifícios que dá acesso a Travessa do Comércio. Você vai apreciar os calçamentos de pedras, casebres coloniais, entre outros elementos do período histórico. Pela noite as vias oferecem bares charmosos em suas calçadas. Basta ir à Praça Quinze de Novembro, 34 A.

Estação Aquaviária na Praça XV

A Central das Barcas está localizada no centro, mas é um excelente meio de transporte para quem deseja chegar ou sair dessa região. Ela é a principal estação de barcas do Rio de Janeiro e é formada por três construções em estilo eclético, repousando sobre o coroamento em alto relevo. O local é rico em detalhes navais e de motivos arquitetônicos.

Então, preparado para fazer um tour pelo centro da cidade mais bela do Brasil?


PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hotel Urbano | Airbnb - Ganhe R$130

♦ SEGUROS DE VIAGEM: Seguros Promo  | Sulamérica Seguros

♦ CHIP INTERNACIONAL: My Simtravel

♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe

TOURS E EXCURSÕES: Ticketbar

♦ PASSAGEM AÉREA: Passagens Promo

♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)

INGRESSOS PARA MUSICAIS, TRANSFERS E TOURS GUIADOS: Weplann

♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365

PARQUESUniversal Studios Florida | Universal's Islands of Adventure | Universal’s Volcano Bay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *