Esporte & Aventura

Copa do Mundo na Rússia terá narração para deficientes visuais

A Copa terá narração especial em estádios para cegos e deficientes visuais. Mesmo que não sejam maioria, estes fãs do futebol merecem uma atenção especial.

A Copa do Mundo na Rússia terá uma novidade em Mundiais: uma narração especial para cegos e deficientes visuais. Trata-se de uma ferramenta em que um profissional especializado em audiodescrição relata tudo o que acontece durante o jogo para quem não consegue captar todos os detalhes.

O objetivo do Comitê Organizador Local é oferecer 200 kits de fones de ouvido em cada uma das 64 partidas da Copa. Seu uso será gratuito e reservado para quem tem qualquer tipo de limitação visual.

Dos 12 estádios que receberão as partidas da Copa, apenas dois terão a audiodescrição em russo e inglês: a Arena Luzhniki, em Moscou, e o estádio Krestovsky, em São Petersburgo. O primeiro será palco de sete jogos, incluindo a abertura e a final da Copa, enquanto o segundo receberá sete jogos, entre eles uma semifinal e o segundo jogo do Brasil, contra a Costa Rica, no dia 22 de junho. Nas demais arenas, o serviço de audiodescrição será exclusivo em russo, voltado para os torcedores locais.

A narração não tem o ritmo acelerado do rádio, muito pelo contrário, é uma narração mais lenta. Os locutores buscam passar todos os detalhes de uma maneira que fique bem fácil de assimilar, com mais riqueza em detalhes, de como aconteceram as coisas.

Copa do Mundo na Rússia

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *