Variedades & Tecnologia

Taj Mahal está ficando verde

Este, que é um dos mais emblemáticos edifícios da Índia e, um dos monumentos mais admirados do mundo, vem passando por uma difícil constatação e o Taj Mahal está perdendo seu brilho.

O problema não é novo, mas tudo indica que está piorando, então, a Suprema Corte da Índia acaba de lançar um pedido de ajuda a empresas estrangeiras para ajudar a limpar o palácio, porque aparentemente os esforços já empregados não estão dando resultados.

“Mesmo que eles tenham capacidade técnica, eles não estão usando”, disse a corte. “Ou talvez eles não se importem.”

O edifício emblemático foi afetado por vários anos por excrementos de insetos que deixam marcas esverdeadas em suas paredes de mármore branco.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!💡 Clique neste link para encontrar os melhores preços. 💡 ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Segundo os ambientalistas, os responsáveis ​​pelos danos são insetos do vizinho e poluído Rio Yamuna, que estão invadindo o monumento.

Ao longo dos anos, este monumento do século XVII foi ameaçado pela poluição, pela construção descontrolada, por um crematório e até por bombas.

Estas são algumas ameaças que afetam a beleza do “monumento do amor”.

Excremento de insetos

A invasão de um inseto chamado Chironomus calligraphus (Geoldichironomus) está transformando o verde do Taj Mahal, diz o ambientalista DK Joshi.

O ativista afirma que a “reprodução explosiva” de pragas no rio Yamuna, que está poluído, está afetando a beleza do monumento.

“O Yamuna está tão estagnado que os peixes que controlavam a população de insetos estão morrendo, o que faz as pragas proliferarem”, disse Joshi em entrevsta à BBC.

As manchas que os insetos deixam no mármore podem ser limpas e os trabalhadores do Escritório Arqueológico da Índia (ASI) têm tentado manter as paredes limpas, mas Joshi adverte que, se for freqüentemente esfregado, o mármore perderá o seu brilho. No entanto, a solução parece ser externa: limpe o rio Yamuna e o problema estará resolvido.

Poluição e “máscaras de lama”

Construído pelo Imperador Shah Jahan como um mausoléu para sua amada esposa Mumtaz Mahal, que morreu dando à luz, o Taj Mahal é considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno.

É também a principal atração turística da Índia, visitada por chefes de estado, celebridades e milhões de moradores e estrangeiros a cada ano.

Mas a poluição proveniente das indústrias na cidade vizinha de Agra e uma refinaria fizeram o mármore ficar amarelo ao longo dos anos.

O governo fechou várias fábricas próximas, mas, segundo os ambientalistas, a poluição continua.

Para restaurar a beleza do monumento, a ASI tem aplicado cobertores de lama nas paredes para remover a contaminação.

Manoj Bhatnagar, funcionário do Departamento de Química da ASI, disse à BBC que esse tipo de máscara de lama é baseada em uma receita tradicional que as mulheres indianas usam desde os tempos antigos para restaurar o brilho natural de seus rostos.

“Uma camada de um tipo de lama rica em cal misturada com água é aplicada nas paredes e deixada lá por 24 horas ou mais até secar”, explicou ele.

“Quando secar, a lama é removida e a superfície da parede é lavada com água destilada para remover as impurezas”, acrescentou.

O mausoléu de mármore recebeu este tratamento em várias ocasiões.

A máscara mais recente começou a ser aplicada em janeiro e a operação de limpeza deve durar até o final do ano.

Piras Funerárias

Em 2015, a Suprema Corte determinou que se algum crematório que utilizasse lenha, operasse perto do Taj Mahal, seria movido para proteger o monumento da fumaça e das cinzas das piras funerárias.

As autoridades estaduais aceitaram a decisão, mas enfrentaram os protestos de alguns grupos hindus. Até agora, o crematório não foi removido.

Fonte: BBC


PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hotel Urbano | Airbnb - Ganhe R$130

♦ SEGUROS DE VIAGEM: Seguros Promo  | Sulamérica Seguros

♦ CHIP INTERNACIONAL: My Simtravel

♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe

TOURS E EXCURSÕES: Ticketbar

♦ PASSAGEM AÉREA: Passagens Promo

♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)

INGRESSOS PARA MUSICAIS, TRANSFERS E TOURS GUIADOS: Weplann

♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365

PARQUESUniversal Studios Florida | Universal's Islands of Adventure | Universal’s Volcano Bay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *