Variedades & Tecnologia

Destino BRASIL: uma viagem pelo empreendedorismo brasileiro

A TV Cultura estreia, nesta segunda-feira (28/05) a série “Destino BRASIL – Empreendedor” – uma viagem deliciosa na história de pequenos produtores que estão mudando suas regiões, suas cidades e suas vidas – na visão do nômade digital Guilherme Tetamanti e da turismóloga Tatiane Araújo.

Destino BRASIL

Muitos produtos carregam o sabor particular da sua terra de origem: do microclima tão particular, da tradição local, da qualidade e origem de cada elemento que permite a sua transformação e produção. Num país de extensão continental como o Brasil, a variedade é extraordinária e cada região traz personalidade própria, produzindo especialidades distintas e marcantes. E se o ambiente tem influência direta num produto, a reputação desse mesmo produto também influencia o ambiente, fomentando o turismo e novos negócios.

A série “Destino BRASIL – Empreendedor” encara o desafio de conhecer esses sabores e lugares, numa viagem pelo mapa das “indicações Geográficas Brasileiras” (que restringe o uso do nome aos produtos com características específicas do meio ou pela reputação daquele ambiente). A cada episódio, uma jornada diferente em busca de produtos únicos, revelando aquilo que os faz tão especiais e descobrindo todo o universo em que estão mergulhado: de paisagens deslumbrantes, pessoas ou eventos marcantes a outros muitos sabores que preenchem a mesa brasileira – sempre privilegiando a experiência com os micro e pequenos empreendedores, grandes responsáveis pela movimentação e transformação local. Quem percorre esse caminho é uma dupla de experientes viajantes e empreendedores: o nômade digital Guilherme Tetamanti e a turismóloga Tatiane Araújo. A dupla se divide pelos rincões do Brasil numa viagem-experiência que vai aguçar a curiosidade e a fome de quem acompanha.

Destino BRASIL

No primeiro episódio, Guilherme Tetamanti e Tatiane Araújo vão juntos até São Roque de Minas, uma cidadezinha de apenas 7000 habitantes, mas que abriga a maior parte dos produtores de queijo Canastra. Ali, eles conhecerão Guilherme Ferreira, proprietário da Estância Capim Canastra e o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha no afamado Mondial Du Fromage, na França, além de outros produtores que dedicam suas vidas à produção do Canastra. E entre vacas e fazendas, a dupla ainda vai provar o melhor da comida mineira e descobrir as belezas do Parque Nacional da Serra da Canastra, passando por trilhas, cachoeiras e a nascente do Rio São Francisco.

Destino BRASIL

Destino BRASIL – Empreendedor vai ao ar de 28/5 a 01/06, às 20h45 na TV Cultura – tvcultura.com.br.

O blogger Guilherme Tetamanti também é empresário, administrador de empresas e fundador do site Quero Viajar Mais. E a Turismóloga Tatiane Araújo da Silva também é empreendedora, Artista Plástica e fundadora da RioArtExperience: agência receptiva focada na experiência do turismo integrado às artes na cidade do Rio de Janeiro.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *