Descubra Portugal

Portugal e as Festas dos Santos Populares

Junho é o mês dos Santos Populares com festas e arraiais por todo o país nas noites de Santo Antônio, de São João e de São Pedro.

As principais são as Festas de Lisboa, de 12 para 13 de junho, dia de Santo Antônio, e as do Porto, na noite de 23 para 24 de junho, quando se celebra o S. João. São festas dotadas de grande animação, em que o povo sai para a rua para comer, beber e divertir-se pelas ruas dos bairros populares, enfeitadas com arcos e  balões coloridos.

santos populares lisboa

Em Lisboa as marchas populares de cada bairro desfilam pela Av. da Liberdade, com muitos figurantes, música, colorido e um público pra lá de animado. Mas a animação não é menor nas ruas dos outros bairros, com destaque para Alfama, mas também para a Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa. Nos largos e vielas medievais, come-se caldo verde e sardinha assada, canta-se e baila-se noite dentro. Outro momento alto é a procissão de Santo Antônio, que no dia 13 sai da sua igreja, situada em Alfama, junto à Sé, no local onde este santo nasceu, cerca de 1193.

No Porto, a festa é idêntica em cor e alegria ao longo dos bairros mais tradicionais, como Miragaia, Fontainhas, Ribeira, Massarelos e outros. Mas o Porto tem ainda outros usos e costumes: se antigamente os foliões batiam com alho-porro na cabeça dos companheiros, hoje usam martelinhos de plástico com o mesmo fim; por outro lado, além do espetáculo dos fogos de artifício sempre à meia-noite em pleno rio Douro. Até um tempo atrás, também era comum encontrar lindos e coloridos balões de ar quente pelo céu, mas por conta dos incêndios, hoje não existe mais este costume. Esta é uma das mais bonitas celebrações destes festejos populares. A noite acaba para muitos junto à praia, para ver nascer o sol ou para um banho matinal, como manda a tradição.

Em 29 de junho comemora-se ainda o São Pedro, também com festas populares em várias localidades do país, como Sintra ou Évora, ambas na lista do Patrimônio Mundial. Évora, aliás, tem a particularidade de celebrar dois santos populares, pois realiza desde o séc. XVI a feira de S. João, uma das maiores da região sul de Portugal, comemorando também o dia de S. Pedro como feriado municipal.

Em todas as festas é também tradição saltar a fogueira e oferecer à namorada ou namorado aromáticos vasos de manjericão, onde se colocam quadras, muitas vezes falando de amor.

Quem tem direito à cidadania portuguesa? Saiba mais em embarquenaviagem.com/2018/04/17/como-conseguir-a-cidadania-portuguesa. Se você quiser simplesmente saber se tem direito, pode conferir nesse link:”cidadania portuguesa“. Responder às perguntas e então saber se você pode seguir com o processo. Faça o teste e saiba se tem direito.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *