Variedades & Tecnologia

A viagem que é o RPG – Role Play Game

Ano passado fui credenciado pelo Embarque na Viagem para a cobertura da Geek & Game Rio Festival e Game XP (durante o Rock in Rio), participei da Anime Nikity Evento e visitei duas das maiores ludotecas do Estado do Rio de Janeiro, que ficam em Niterói – a B&B (Boards & Burgers Hamburgueria e Ludoteca) e a Dice’n Roll onde conheci o Role Play Game, mais conhecido como RPG. Provavelmente você conhece os RPG’s de computador, celular e consoles, mas já jogou algum RPG de mesa? Os RPG’s de mesa são os mais “complexos”, pois quase nunca você terá um tutorial no Youtube para poder passar daquela fase que parecia impossível, ou também, não conseguirá seguir adiante em um bug, porque o jogo é feito principalmente pela sua mente. No RPG de mesa, você tem de usar sua criatividade e depender também um pouquinho do bom humor do Mestre, já que é ele quem narra a história, o modo de combate dos inimigos e praticamente tudo que temos no jogo, o Mestre é o encarregado de trazer a emoção e os detalhes nas batalhas e na jornada. É como um maestro regendo a orquestra.

RPG

Para jogar um RPG de mesa, você vai precisar de um material básico que são: os dados de 20 lados, 6 lados, as vezes de 8, 10 e 50 também são necessários, a ficha do seu personagem (algo totalmente necessário tanto para você, quanto para o Mestre), em alguns jogos é necessário o uso de mapas, mas não se preocupe tanto em onde o achar, se você tiver o livro do RPG que está jogando, é muito possível que ele venha com o mapa necessário. Agora o mais necessário de todos… seu intelecto! Sim, você vai queimar neurônios e se você tiver uma ação bem detalhada, estudada, os dados não serão necessários, quer dizer, talvez até sejam, mas…

RPG

Existem muitas categorias em diversos RPG’s para mesclar e acabar criando um novo modo de jogo, assim como misturar o passado com o futuro, podendo ser um futuro pós apocalíptico e o período Jurássico ou armas futuristas em um universo medieval, misturar o espaço com o oceano, fazendo uma viagem espacial com barcos piratas, submarinos e muito mais! Na prática funciona assim: quanto mais conhecimento você tem sobre a categoria do RPG que for jogar, ou está jogando, mais ações você poderá pensar na hora de investigar algo, lutar, conversar e outras coisas específicas de alguns RPG’s.

RPG

No mundo dos RPG’s, a principal questão é se divertir, elaborar ações incríveis e se possível, incorporar o personagem, falando como ele quando for se comunicar com algum outro jogador ou com um NPC (non-player character – personagem não jogável/manipulável), agindo em qualquer lugar do jogo de acordo com as características do personagem, entre outros.

Geralmente, os RPG’s te dão direito de escolher sua classe e raça, dependendo das categorias do jogo e das escolhas possíveis. Alguns RPG’s de mesa, geralmente feitos na internet, te dão uma maior liberdade de escolha. Mas… o que é a classe? A classe é principal quando nos referimos às batalhas ou construções, ou até mesmo às comunicações. As classes são como os empregos, sendo que, em alguns jogos, a classe pode fazer uso de magia, tecnologia ou outro atributo específico das categorias. As raças são um pouco menos importantes, já que geralmente só afetam seus atributos, mas saiba que existem alguns RPG’s que fazem com que uma raça seja muito forte, mas, em contrapartida, sofra muito preconceito na sociedade, como uma forma de equilibrar seu poder.

RPG

Existem milhares de RPG’s de mesa já criados, tais como Dungeon & Dragons, Vampire, Call Of Cthulhu, Mundo Das Trevas, Rifts e muitos outros. Mas você já tentou jogar ou criar um RPG que não segue as regras dos livros de instrução do RPG? Existem muitos desses, principalmente no meio da internet e feito por várias pessoas em torno do globo. Eu, por exemplo, participo de um RPG desse estilo, é um RPG feito através do Discord, uma plataforma de comunicação, tanto de texto, quanto de áudio e vídeo. Caso tenha interesse em participar do nosso humilde servidor, crie uma conta no Discord e acesse o link do nosso servidor: discord.gg/77tZTrM. Quem sabe a gente não se esbarra em algumas aventuras por lá?

Quem manda nesse “game” sou eu. ??

Uma publicação compartilhada por Gabriel Behael (@gabrielbehael) em

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *