Dicas para não ter problemas com a falta de sono

Depois de uma viagem e uma série de passeios, muitos ainda estão voltando a rotina de sono normal, após dias dormindo ou acordando mais tarde, fora do horário habitual da semana. E por terem uma rotina corrida, muitas pessoas querem compensar o sono atrasado no fim de semana ou nos dias restantes das férias. Mas essa solução não é eficaz e pode devolver todo o estresse deixado para trás na viagem, além de atrapalhar a concentração.

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina Penn State, nos Estado Unidos, aponta que dormir mais nos dias de descanso não repõe os danos causados pela privação de sono nas noites anteriores. A atitude pode diminuir a sonolência do indivíduo, mas não é capaz de melhorar o desempenho cognitivo.

Para a Consultora do Sono da Duoflex, Renata Federighi, acordar muito tarde aos finais de semana pode ser bastante prejudicial para a qualidade do sono nos outros dias. “O relógio biológico fica desregulado e a longo prazo pode ser prejudicial,  causando distúrbios do sono. O ideal é ter uma rotina de descanso regular”, explica.

A especialista ainda acrescenta que, além das horas de sono necessárias para cada indivíduo, a qualidade desse descanso é importante para a manutenção da saúde do corpo e da mente. Estudos comprovam que quem dorme menos do que o necessário tem menos vigor físico, envelhece precocemente e está mais propenso à doenças. “A recuperação do sono deve ser feita de forma gradual e a longo prazo para restaurar o padrão natural”, finaliza.

falta de sono


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!💡 Clique neste link para encontrar os melhores preços. 💡 ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Abaixo, a Consultora dá dicas para não ter problemas com a falta de sono. Confira:

Atenção à postura
A postura correta ao dormir, associada ao uso do travesseiro correto, é imprescindível para um repouso de qualidade. A posição de lado com dois travesseiros é a mais indicada pelos especialistas. Um deles deve apoiar a cabeça, em altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando um ângulo de 90 graus no pescoço. O segundo travesseiro deve ser usado entre os joelhos, que devem estar semiflexionados, para melhor alinhamento da coluna.

Silêncio e ambiente escuro
Mantenha o ambiente escuro. A claridade interfere na produção da melatonina, o hormônio que avisa o cérebro que está na hora de dormir. Além disso, evite atividades que atrapalhem um sono profundo, como assistir TV deitado na cama, utilizar o computador ou ficar horas no celular.

Alimentos leves antes de dormir
Quanto maior a refeição noturna, maior a dificuldade de digestão. Portanto, alimente-se até três horas antes de ir para a cama e dê preferência a alimentos que ajudem a relaxar, entre eles, alface, maçã, pepino, salsão e ervas, como a camomila e a cidreira. Alimentos ricos em triptofano, como banana, leite, queijo branco, abacate e soja, também ajudam a proporcionar noites bem dormidas, pois participam da formação da melatonina.

Atividades relaxantes
Procure relaxar. Até três ou quatro horas antes de deitar faça alguns movimentos tranquilos de alongamento. Ao liberar adrenalina, o exercício físico aquece e relaxa a musculatura, evitando lesões, dores musculares e problemas ortopédicos.


PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hotel Urbano | Airbnb - Ganhe R$130

♦ SEGUROS DE VIAGEM: Seguros Promo  | Sulamérica Seguros

♦ CHIP INTERNACIONAL: My Simtravel

♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe

TOURS E EXCURSÕES: Ticketbar

♦ PASSAGEM AÉREA: Passagens Promo

♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)

INGRESSOS PARA MUSICAIS, TRANSFERS E TOURS GUIADOS: Weplann

♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365

PARQUESUniversal Studios Florida | Universal's Islands of Adventure | Universal’s Volcano Bay


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *