Dicas & Destinos

Parque das Aves de Foz do Iguaçu: preservação e muito amor

Viajar para Foz do Iguaçu e não visitar as Cataratas e o  Parque das Aves é como estar em Roma e não ir ao Vaticano, afinal, existem muitos bons motivos para o Parque da Aves ter se tornado um dos atrativos mais visitado de Foz do Iguaçu. Em primeiro lugar, é claro, pela enorme beleza de seus multicoloridos habitantes, cerca de 1300 aves de 143 espécies.

Mas muito além de toda a beleza que vemos, a história de como tudo começou é ainda mais bonita. Na verdade, o Parque já nasceu de uma belo ideal: acolher, tratar e proteger aves resgatadas de situações de maus tratos e comércio ilegal.

Parque das Aves Foz do Iguaçu

História

A história do Parque das Aves começa no sudoeste da África, em uma cidade costeira na Namíbia, onde a família Croukamp ganhou um filhote de Papagaio-do-Congo, o qual logo despertou o amor pelas aves em Dennis Croukamp.

Anos depois, a família mudou-se e um amigo sugeriu a Dennis que se mudassem para Foz do Iguaçu para construir um parque de crocodilos. Dennis replicou: “Eu gosto de aves. Iremos criar um Parque das Aves.”

Aliado a seus amigos, Dennis viajou para o Brasil e, após receber todas as licenças necessárias, adquiriu 16 hectares de floresta subtropical entre o rio Iguaçu e a rodovia que leva às Cataratas do Iguaçu, ao lado de onde hoje fica o Parque Nacional do Iguaçu. Sua esposa Anna, médica-veterinária, adquiriu uma cópia do livro “Português em três meses” e estudou nossa língua.

Anna adentrou na mata fechada em busca dos lugares ideais para os recintos e criou trilhas pela floresta para uni-los. Graças ao esforço de diversas pessoas que se uniram à causa, o Parque ganhava forma. Em 1º de novembro de 1993, Dennis e Anna começaram a construção do que se tornaria o Parque das Aves.

As primeiras aves chegaram a partir de doações ou empréstimos de zoológicos brasileiros; animais confiscados foram enviados pelo Ibama. Espécies subtropicais de todos os continentes foram importadas. O borboletário nasceu da vinda de outro amigo da família Croukamp para Foz do Iguaçu.

O Parque das Aves foi inaugurado no dia 7 de outubro de 1994, 11 meses após Dennis e Anna terem desembarcado no Brasil. Desde então, o Parque não para de crescer graças a um time de brasileiros que se dedica a continuar os sonhos de Dennis.

Atualmente o Parque das Aves é o maior parque de aves da América Latina.

O plano funcionou tão bem que esse paraíso integrado à mata foi ampliando as suas atribuições, ao mesmo tempo que conquistava os visitantes e era adotado pelos moradores da região.

Hoje, além de dezenas de setores, o Parque das Aves tem três grandes viveiros de imersão. E é nesse ambiente que entramos em contato direto e podemos interagir com diversas espécies, como você pode ver na foto abaixo.

Parque das Aves Foz do Iguaçu

No Viveiro Floresta, nós encontramos algumas aves da Mata Atlântica. Já no Viveiro Pantanal,ficam as aves adaptadas ao ambiente aquático. Mas no Viveiro das Araras, é onde temos as experiências mais divertidas do passeio. Além de poder admirar de pertinho os voos rasantes, sentir o bater de asas de mais de 90 araras é de arrepiar. Claro que sempre tem uma ou outra mais assanhadinha que adora brincar com os visitantes.

Não tem como não se encantar com os flamingos, tucanos, papagaios, corujas, araras, seriemas, jandaias, harpias, beija-flores e muitas outras espécies. Grande parte dessas espécies são brasileiras, algumas delas ameaçadas de extinção, além de aves exóticas e borboletas.

Claro que existem algumas espécies que não podemos ter um contato mais próximo, como no caso das sucuris, jiboias e jacarés, que são observados pelo lado de fora.

Parque das Aves Foz do Iguaçu

Borboletário

O borboletário é sem dúvida alguma o meu lugar favorito no Parque das Aves, sou apaixonada por borboletas. Por lá, você vai ter a estonteante sensação de caminhar em meio à incrível variedade de borboletas da região, imerso em um incrível turbilhão de cores, formas e desenhos. Outro privilégio raro é poder observar delicados beija-flores a curtíssima distância.

Dicas para aproveitar melhor o Parque das Aves

? A visitação dura cerca de 2 horas, mas você pode ficar o tempo que quiser.

? O trajeto é totalmente acessível para todas as idades e pessoas com dificuldade de locomoção e com cadeiras de rodas.

? Você encontrará banheiros na entrada, saída e ao longo do circuito.

? No meio do caminho você pode fazer uma pausa no Tropicana, um café bem relax, ou se preferir, no fim do passeio, pode sentar-se no restaurante com vista para o lago, o Recanto dos Flamingos, e depois dar uma voltinha na lojinha com produtos exclusivos.

? O Parque das Aves também oferece outras experiências, como a Forest Experience e a Backstage Experience.

? Para seu conforto, use roupas e sapatos leves para fazer o tour.

? E acima de tudo: não alimente os animais e respeite as regras do local.

S E R V I Ç O

Parque das Aves de Foz do Iguaçu Rodovia das Cataratas, 12450

Funcionamento: diariamente, das 8h30 às 17h    

Ingressos: Estrangeiros e brasileiros: R$ 45,00 por pessoa

Mais informações em www.parquedasaves.com.br

Confira aqui outras dicas em Foz do Iguaçu

A Viagem para Foz do Iguaçu contou com o apoio de: Brasil das Águas Turismo (receptivo e transfer), Concept Design  HostelBelmond Hotel das Cataratas e Wish Foz do Iguaçu by GJP Hotels (hospedagem), Cataratas do Iguaçu S.A (Porto Canoas, Cataratas do Iguaçu e Marco das Três Fronteiras), Rafain Churrascaria ShowPorto KattamaramParque das AvesMacuco Safari e Helisul (voo Panorâmico).

4 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *