Dicas & Destinos

Capri, a Ilha dos sonhos

Por Renan Ribeiro*

Charmosa, luxuosa e extraordinária são alguns dos adjetivos para essa maravilha italiana chamada Capri. Suas cores, seu mar e o cheiro delicado de limão que nos acompanha, fazem desse lugar um paraíso. Sim, um paraíso na terra com nome e endereço: Itália, golfo de Nápoles, ilha de Capri.

Capri é uma mistura de história, diversão, natureza e beleza. Talvez seja esse o segredo que encanta e conquista turistas, intelectuais e pessoas famosas de todo o mundo.

Capri

Graças a sua proximidade com Nápoles, Capri pode ser visitada praticamente o ano todo, mas é sobretudo nos meses de primavera e verão europeu (de março a setembro) com os dias mais longos, que as cores se tornam mais vivas e sua beleza se ressalta e multiplica.

Capri

A ilha de Capri não é muito grande, na verdade ela é bem pequena, ideal para ser visitada em um fim de semana. Nesse período é possível visitar com calma as principais atrações, fazer compras nas boutiques de moda italiana mais exclusivas do mundo, comer nos restaurantes típicos, experimentar o limoncello (licor típico feito com o limão).

Capri

Entre as principais atrações a serem visitadas em Capri, valem a pena destacar a Grotta Azzurra, o Monte Solaro, a Villa San Michele, os Jardins de Augusto e via Krupp, a Marina Piccola, o centro histórico e para finalizar, o eterno cartão postal da ilha “I Faraglioni di Capri”.

Tradicionalmente chegando em Capri, a primeira coisa a ser feita é o tour em barco em torno a ilha. No porto de Capri se encontram diversas agências de turismo que organizam passeios de barcos. Esses passeios podem ser por toda a ilha ou somente algumas partes (as principais). A duração da excursão pode ser de 2 a 8 horas, dependendo do passeio.

Capri

A Grotta Azzurra ou Gruta Azul, como já diz o nome, é uma gruta situada na parte norte da ilha que possui uma abertura parcialmente submersa por onde passa a luz do sol, que cria a intensa tonalidade azul que a caracteriza. É um lugar muito sugestivo e romântico que não pode faltar durante uma visita a Capri, ou melhor, deve ser a primeira coisa a ser vista em Capri.

O Monte Solaro é o ponto mais alto de toda a ilha. Com seus quase 600 metros de altura, proporciona alguns dos panoramas mais bonitos de toda a ilha de Capri. La do alto, é possível admirar toda a beleza da ilha e do seu mar, o imponente vulcão Vesúvio, além do Golfo de Nápoles e a península sorrentina. A maneira mais simples para se chegar ao Monte Solaro é através do teleférico. O percurso dura em média entre 10 e 12 minutos e custa 11 euros (bilhete de ida e volta). Para os mais corajosos, também existe um percurso de caminhada até o monte (tempo médio 2 horas).

A Villa San Michele é uma das construções mais famosas de Capri. Conhecida como a casa aberta ao vento, ao sol e as vozes do mar, do médico e escritor sueco Alex Munthe. O ponto forte da Villa San Michele é o terraço panorâmico e o museu da Villa San Michele, que conserva alguns verdadeiros tesouros arqueológicos que pertenciam a Munthe. Entre eles, valem ressaltar o busto em mármore do imperador romano Tibério e a cabeça da medusa que decorava o templo de Vênus em Roma entre outros.

Faraglioni di Capri, é o nome dado aos três picos rochosos, que emergem do mar na parte sudeste da ilha. São famosos sobretudo graças ao panorama tipo “cartão postal” que se tem ao admirá-los dos Jardins de Augusto. Também serve constantemente como cenário para filmes e propagandas, entre as quais podemos citar a do perfume Dolce & Gabbana Light Blue.

Capri

Os Jardins de Augusto e via Krupp faziam parte da residência do importante empresário alemão Friedrich Alfred Krupp em Capri, eles reúnem as principais espécies de plantas e flores de Capri, sendo um ótimo lugar para fotos.

Capri

O centro histórico de Capri – Começando pela “La Piazzetta di Capri” (pracinha de Capri em português), considerada por muitos como o coração da ilha, é peculiar pela sua pequena dimensão, somada a concentração de bares e restaurantes onde é possível ver príncipes, reis, artistas internacionais e pessoas comuns a poucos metros de distância saboreando um café ou admirando a paisagem no terraço panorâmico.

Onde se hospedar:

Capri também é famosa por seus hotéis de luxo e resorts exclusivos, sem contar os Spas com inúmeros tratamentos de beleza, mas também é possível encontrar soluções econômicas para todos os bolsos.  Entre os muitos hotéis disponíveis vale a pena mencionar o Hotel della Piccola Marina que fica numa posição estratégica e o serviço é ótimo.

Como chegar em Capri

Visitar Capri é bem fácil e sem complicações, as principais cidades italianas são muito bem ligadas entre si (existem conexões diárias com Nápoles via trem, ônibus ou mesmo avião). Nápoles também possui um aeroporto internacional muito movimentado com conexões para todo o mundo.

Para se chegar a ilha de Capri, normalmente se faz uso dos vaporetos (traghetti e aliscafi em italiano) que fazem a travessia dos portos de Nápoles, Sorrento e Salerno para Capri. O preço dos bilhetes variam entre 15 e 20 euros com a duração de 50 minutos e 1h30, dependendo do meio de transporte e do porto de saída.

Enfim, Capri é o destino ideal para os amantes do estilo de vida mediterrâneo. Um mundo de cores e sabores, uma viagem única e inesquecível. Venha você também descobrir Capri.

Capri

*Renan Ribeiro, é um brasileiro que vive em Roma há alguns anos, e hoje está compartilhando, com os leitores do Portal Embarque na Viagem, suas experiências e aproveitando para mostrar um pouco desse lugar maravilhoso que é a Itália. Renan, é estudante da História da Arte na universidade “La Sapienza” em Roma, e autor do blog Roma Peregrina – www.romaperegrina.com, um espaço que fala sobre turismo religioso e peregrinação na Itália.

Capri

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *