Variedades & Tecnologia

Nova York se prepara para o maior evento brasileiro – Brasil Summerfest

Por Viviane Faver

O maior evento brasileiro realizado em Nova York –  Brasil Summerfest –  iniciará neste domingo, 29 de julho até dia 12 de agosto, comemorando nesta edição sua expansão para cidade de São Paulo.

Brasil Summerfest

Serão 14 dias de eventos de música e cinema em diferentes partes da cidade. Entre os artistas que participarão estão Chico Buarque, Seu Jorge, Negro Leo, Roberta Sá, Nação Beat, Tiê entre outros.

Na entrevista exclusiva com o organizador do evento, Petrit Pula, conta como o Brasil Summerfest (BSF) foi lançado em 2011 como uma ideia para criar uma plataforma para a música brasileira ser exibida para um público amplo de Nova York.

Eu trabalhei com música e artistas brasileiros por vários anos antes do lançamento do BSF e fiquei impressionado com todos os novos talentos e música contemporânea que estavam saindo do Brasil. É daí que veio a inspiração.

Desde então, o festival cresceu exponencialmente e este ano estamos fazendo nossa maior edição até hoje. Embora a música ainda seja o foco principal, o festival cresceu para abranger outros aspectos do estilo de vida e cultura brasileiros, acrescenta Petrit.

• Com quais artistas brasileiros você já trabalhou?

Nos últimos anos, juntamente com nossos parceiros, apresentamos artistas como Lenine, Elza Soares, Naçao Zumbi, Bebel Gilberto, Monobloco, Baby do Brasil, Marcelo D2, Criolo, Seu Jorge, entre outros.

• Como foi a seleção de artistas para o evento?

Procuramos ver quais artistas brasileiros têm planos de fazer uma turnê nos EUA. Tendemos a nos apoiar mais nos artistas contemporâneos e naqueles que acreditamos que podem criar uma audiência aqui, além de chamar a atenção dos profissionais da mídia e do setor. Nossos locais variam de 5 mil a 200, portanto o nível de artistas com quem trabalhamos pode variar de famosos para aqueles que estão sob o radar e que achamos que as pessoas precisam ver. O Brasil Summerfest é muito sobre descobertas. Mostramos aos nova-iorquinos o que de melhor o Brasil é hoje que eles precisam conhecer.

• Como foi o processo de parceria com fornecedores e profissionais de marketing brasileiros para realizar o projeto?

Trabalhamos com empresas locais e fornecedores de alimentos para nossa feira de rua. Pequenas empresas, alimentos, produtos, bebidas combinadas com música e entretenimento são a ideia por trás da feira. A feira foi apresentada no ano passado e tivemos mais de 3 mil  pessoas presentes. Foi um grande sucesso. É uma ótima iniciativa porque nos conectamos com empresas locais e fornecemos uma plataforma para exibir seus produtos enquanto entretemos muitos participantes. Para os nossos programas musicais e culturais, fazemos parcerias com instituições artísticas e locais de alto perfil. Eles incluem o SummerStage da City Parks Foundation, o Lincoln Center, o Blue Note, para citar alguns.

• Qual foi o aumento de 2017 em relação a 2016? E qual é o crescimento esperado para 2018 em relação ao número de público e consumidores e retorno? 

2017 foi um ano incrível. Foi maior do que no ano anterior e o festival continua crescendo ano a ano em termos de conscientização, atendimento e número de programas que apresentamos. 2018 será ainda maior que no ano passado. Temos duas semanas completas de programação, incluindo mais de 15 apresentações musicais, filmes, feira de rua, workshops, etc. É muito emocionante! Em 2017, tivemos cerca de 12.000 participantes, enquanto este ano esperamos cerca de 16.000.

Brasil Summerfest

• A crise (economia e política no Brasil ) afetou o evento?

Até certo ponto. O mais difícil é a desvalorização do real, o que tornou muito caro para artistas e participantes virem para Nova York. É raro recebermos apoio financeiro do governo ou de empresas que só operam no Brasil, por isso aprendemos a não depender disso. O festival depende, em última instância, da disposição e determinação de nossos funcionários, parceiros e artistas.

• Você poderia nos falar sobre a expansão para Philly e São Paulo?

Sim, este é um ano emocionante por causa da nossa expansão para duas cidades. Esse foi o objetivo do Brasil Summerfest de muito tempo atrás. Queremos levar o festival em turnê e atingir os principais mercados nos EUA, no Brasil, e com sorte, na Europa e no Japão.

• Quais são as expectativas com essa expansão?

Queremos continuar crescendo como uma marca, criando uma turnê viável para o festival e os artistas que estão aqui se apresentando. Muitos deles vêm aqui para realizar um show ou dois que não é financeiramente sustentável para eles. Mas se pudermos construir um festival de turismo que atinja 5 mercados, por exemplo, isso contribui para uma economia melhor, mais visibilidade e audiência.

• E, finalmente, o evento planeja se expandir para o Rio de Janeiro?

Por que não! Planejamos expandir para muitas cidades, contanto que tenhamos os parceiros certos que compartilham nossa visão de apresentar música e cultura brasileira de qualidade e criar novas experiências, estamos em São Paulo.

Brasil Summerfest – brasilsummerfest.com – celebra a música brasileira em Nova York, e deu um gostinho, no último sábado (23/07), do que vai rolar na cidade americana em uma noite mais que especial na Casa Natura Musical. O evento apresentou TiêXênia França e Negro Leo, que também estão no lineup de em Nova York.

Brasil Summerfest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *