Variedades & Tecnologia

Google maps agora mostra a Terra como um globo em vez de uma superfície plana

Google Maps agora mostra planeta Terra no formato de um globo. Novo recurso facilita visualização de diferentes pontos na plataforma de mapas.

A partir de agora, a plataforma de mapas da empresa mostrará a Terra como um globo em vez de uma superfície plana. A nova interface permite inclusive que os usuários naveguem pelo globo terrestre e tenham uma melhor noção das distâncias e localização dos continentes e países.

Com isso, o Google Maps permitirá que os seus usuários tenham uma visualização mais precisa do nosso planeta. “A projeção da Groenlândia não tem mais o tamanho da África”, afirmou a companhia em seu perfil no Twitter. O Google está se referindo ao fato de que é impossível representar a verdadeira área de diferentes regiões do planeta usando projeções planas.

Como sabemos, a Groenlândia é muito menor — 836,3 mil milhas quadradas (ou 1,34 milhão de quilômetros quadrados), em comparação com 11,73 milhões de milhas quadradas (ou 18,87 milhões de quilômetros quadrados) da África. Isso fica bem claro no Google Maps agora, quando você gira de um lugar para outro.

Como usar

Ao acessar o Google Maps* no seu computador, basta clicar no botão de zoom out (ou mover o scroll do mouse) até que consiga visualizar o planeta em sua totalidade como um globo. *Leia também: Rotas acessíveis? Informação pode ser encontrada no Google Maps.

Google maps

As últimas atualizações do Google Maps – um serviço de pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra – vêm priorizando os modelos menos bidimensionais. A atualização do “Modo Globo 3D” não está disponível para o app de dispositivos móveis, mas funciona em todos os principais navegadores, incluindo Chrome, Edge e Firefox, graças à biblioteca aberta de gráficos 3D WebGL. A mudança traz mapas mais alinhados com o Google Earth, que sempre apresentou o mundo desse ponto de vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *