Descubra Portugal

Óbidos, a “Vila Literária” no Centro de Portugal

Poderíamos descrever Óbidos, charmosa vila no Centro de Portugal, como um lugar perfeito para cenário de conto de fadas ou daqueles romances de encher os olhos d’água. No topo de uma colina, muralhas medievais protegem um lugar charmoso, formado, principalmente, por casinhas brancas e um castelo imponente. Sim, é de sonhar acordado, mas este não é mais um conto português e sim uma constatação de que a pequena e charmosa vila tem uma ligação concreta  com a literatura que vai muito  além de suas semelhanças com um cenário de história infantil: o destino é conhecido como “Vila Literária”, possui diversas livrarias curiosas e sedia um importante festival literário anualmente.

óbidos

A apenas 45 minutos, de carro, de Lisboa, esta vila do Centro de Portugal tem pouco mais de 3.000 habitantes, mas o número de livrarias não para de crescer desde a criação do projeto Óbidos Vila Literária, que promove a cultura da escrita, da leitura e dos livros.

Entre os destaques da Óbidos Vila Literária estão a Grande Livraria de Santiago, que ocupa a construção de uma igreja do século 12, a Livraria da Adega, um edifício restaurado que une livraria e bar de vinhos e petiscos, e o Mercado Biológico, onde se encontram diversos produtos da região, vinhos e, é claro, muitos livros.

Outros espaços trabalham com gêneros específicos: a Galeria Pelourinho conta com exemplares sobre poesia e Fernando Pessoa, o Centro Design de Interiores tem publicações sobre design de interiores e o Histórias com Bicho é o lugar certo para encontrar livros infantis.

The Literary Man em Obidos durante o Folio - Centro de Portugal

Para realmente sentir o espírito de Óbidos, nada melhor que se hospedar no The Literary Man Hotel, hotel temático com um acervo de 40 mil exemplares. O restaurante tem estantes repletas de livros em todas as paredes, um ambiente extremamente acolhedor, assim como os quartos belamente decorados.

Para completar, todo ano Óbidos recebe a festa literária FOLIO, que durante 11 dias dá voz a dezenas de autores portugueses e estrangeiros, além de realizar espetáculos de música, teatro, cinema, dança, tertúlias, mesas redondas e exposições. A atmosfera do festival é incrível, colocando leitores e autores em contato e promovendo uma troca de experiências incomparável. Este ano, o FOLIO acontece entre 27 de setembro e 7 de outubro.

folio óbidos

Além da literatura, o destino encanta por outros motivos: o pôr do sol visto de suas muralhas, a ginjinha, um licor típico que é comumente servido em copinhos de chocolate, seu castelo, onde hoje funciona uma pousada, e as igrejas de Santa Maria, da Misericórdia e de São Pedro.

1 Comentário

  1. 20 de agosto de 2018 ás 00:03 Responder
    Nilson Martins

    Óbidos , para explicar melhor fica proximo de Fátima, Caldas da Rainha.., bem como, não fica exatamente a 45 minutos de Lisboa. Não sei exatamente, mas passa de 1 hr , pois estive visitando , fui de trem até Óbidos, fiquei 2 dias dentro desta maravilhosa muralha, segui de ônibus até Caldas Novas, de lá pegamos outro para Fátima e retornamos para Lisboa.
    Posso dizer que uma viagem fantástica.
    Caldas Novas é uma linda cidade, lindíssima o contraste das construções antigas com os sobrados e pequenos prédios atuais , nos faz sentir no tempo.
    Porto, outra cidade lindíssima com o seu lindo Rio Doro. Enfim… uma das melhores viagens de toda minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *