Negócios & Serviços

Scan&Fly: Gol lança serviço de autodespacho para bagagem

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes apresentou seu novo serviço de autodespacho de bagagem rápido. Esse serviço irá diminuir as filas, dando uma melhor experiência para os passageiros que passarem pelo aeroporto do Galeão, que poderão despachar suas malas em menos de um minuto.

Os clientes da companhia aérea, agora podem usar o Scan&Fly da SITA, para fazer o check-in de bagagens em voos domésticos ao voar do RIOgaleão e, em breve, no Aeroporto Internacional de São Paulo – Guarulhos.

Com design plug-and-play, o novo sistema de autoatendimento é inédito na América Latina para despacho de bagagens. As primeiras unidades do serviço foram implementadas no Terminal 2 (2º andar).

autodespacho para bagagem

Autodespacho para bagagem irá diminuir a fila. Foto: SITA

O despacho é concluído em cinco passos: primeiro a mala é colocada na esteira, depois o passageiro deve escanear o cartão de embarque, escanear a etiqueta de bagagem, colar a etiqueta na mala e retirar o comprovante. Ao colocar os pertences na esteira, o sistema calcula de forma automática o peso e digitaliza, por meio de um leitor de códigos de barra, o bilhete aéreo com a identificação do voo do passageiro e imprime a etiqueta de identificação e o tíquete com o comprovante de despacho de bagagem.

A solução Scan&Fly, desenvolvido pela SITA, permite que mais passageiros deixem sua bagagem dentro da mesma área de check-in, dando ao viajante a autonomia de realizar todo o processo de embarque, sem a necessidade de entrar em contato com um atendente. O passageiro pesa, etiqueta e despacha sua própria bagagem, sem pegar filas.

autodespacho para bagagem

Scan&Fly, desenvolvido pela SITA. Foto: Reprodução do Instagram

Sergio Quito, vice-presidente de operações da GOL, afirmou: “A GOL sempre foi pioneira no uso de processos inovadores. O autoatendimento é importante para nós porque melhora a experiência do passageiro e ajuda a otimizar nossas operações. A tecnologia de autoatendimento no despacho de bagagens da SITA oferece o que procuramos – é rápido, confiável e fácil de usar. ”

A SITA está instalando unidades Scan&Fly em cada aeroporto. Dessa forma, os clientes poderão despachar a bagagem em apenas 40 segundos. Além das próprias unidades, a SITA também forneceu consultoria para desenvolver os processos otimizados em ambos os aeroportos, integrando a solução nas infraestruturas das companhias aéreas e aeroportos.

Elbson Quadros, vice-presidente da SITA para a América Latina, disse: “Nosso objetivo é usar a tecnologia para melhorar a experiência do passageiro e tornar as operações aéreas e aeroportuárias mais eficientes. Nossa solução de autoatendimento no despacho de bagagens faz exatamente isso. Estamos orgulhosos em ter a GOL como primeira companhia aérea a adotar esta tecnologia na América Latina”.

A SITA fornece suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, tanto em solo quanto através dos Centros de Comando da SITA, que detectam proativamente os problemas para evitar qualquer perturbação aos clientes. Esse monitoramento varia do rastreamento de surtos, no uso da internet, que podem ter impacto no aeroporto, a alertas à equipe com base no fato de que o suprimento de papel da etiqueta de bagagem está acabando.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *