Variedades & Tecnologia

História da língua portuguesa: origem e resumo

língua portuguesa

Você sabe a origem da língua portuguesa? Hoje, o português é o 4º idioma mais falado no mundo, atrás apenas do mandarim, do inglês e do espanhol.

Um português bem falado é algo que faz bem aos ouvidos, e é muito importante continuar aprendendo e adquirirndo conhecimento, portanto, fazer aula particular de português é uma boa alternativa. O idioma tem como origem o latim. São mais de 230 milhões de pessoas que falam este belo idioma.

língua portuguesa

A unificação com Portugal foi um fator decisivo para que o português chegasse aqui no Brasil, sendo assim, eles tiveram um papel fundamental neste processo da introdução do idioma no país. A expansão do Brasil foi enorme, e índios e negros deram um charme especial ao idioma, criando novas palavras e expressões.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!💡 Clique neste link para encontrar os melhores preços. 💡 ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


A língua teve sua evolução em cinco períodos distintos:

Pré românico – Originário do latim vulgar que foi levado pelos soldados que lutaram durante o período do Império Romano.

Românico – Esta evolução se deveu aos conquistadores românicos, e neste período, o latim foi substituído por dialetos, que deu origem a novos idiomas, tais como o francês, italiano, o romeno e muitos outros. Como podemos ver, o português teve uma evolução bem interessante e rica em termos culturais.

Galego Português –  Este foi o idioma de Galiza que está localizada na Espanha, e também teve influência das regiões de Douro e Minho em Portugal. Estamos vendo que o português passou por vários países e culturas, daí podemos concluir a sua importância para o cenário mundial.

Português Arcaico – Neste período importante, começaram os estudos gramaticais da língua, dando uma cara toda especial a mesma. Estes estudos foram importantes para chegarmos ao que usamos atualmente.

Português Moderno – Aí sim, depois de toda esta transformação, é o português falado por todos nós brasileiros, e também em países como Angola, Guiné-Bissau, Portugal, e outros.

Podemos concluir que o português passou por vários processos e mudanças durante séculos e séculos até chegar nos dias de hoje. A língua é uma coisa viva, portanto, novas expressões e gírias são criadas constantemente. Cabe a todos nós, investir em cultura e educação, para que possamos formar melhores profissionais no mercado de trabalho.

Uma língua com beleza única graças a toda esta mistura de raças, credos e culturas oriundas de várias partes do mundo. A língua viajou milhares de quilômetros e foi evoluindo, e com certeza, ainda há muito a evoluir.

Você que é professor de português ou estudante, nunca se esqueça de buscar sempre o aprendizado dia após dia. Leia o máximo que puder livros, artigos, ouça músicas, faça o maior esforço para que o seu português melhore a cada dia, e que possa se destacar no mercado de trabalho e também no mundo acadêmico.

língua portuguesa

Com dados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), conheça os nove países que têm a língua portuguesa como idioma oficial:

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e o Timor-Leste. Além dos nove países, o português também é falado em Macau (Região Especial Administrativa da China), em Goa, Damão e Diu (na Índia), Malaca (na Malásia) e no norte do Uruguai, onde é ensinado de maneira obrigatória nas escolas.


PLANEJE A SUA VIAGEM COMPLETA AQUI


♦ HOSPEDAGEM: Booking | Hotel Urbano | Airbnb - Ganhe R$130

♦ SEGUROS DE VIAGEM: Seguros Promo  | Sulamérica Seguros

♦ CHIP INTERNACIONAL: My Simtravel

♦ ALUGUEL DE CARRO: Rentcars

  ♦ TICKETS DE TREM: Rail Europe

TOURS E EXCURSÕES: Ticketbar

♦ PASSAGEM AÉREA: Passagens Promo

♦ CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL: ZenCard (pré-pago)

INGRESSOS PARA MUSICAIS, TRANSFERS E TOURS GUIADOS: Weplann

♦ INGRESSOS INTERNACIONAIS PARA ESPORTES E SHOWSSports Events 365

PARQUESUniversal Studios Florida | Universal's Islands of Adventure | Universal’s Volcano Bay


4 Comentários

  1. 11 de outubro de 2018 ás 14:45 Responder
    Tina de Andrade Sesinando

    Para compreender superficialmente está bom o resumo. Só dois detalhes: penso que se diz invasão romana e não românica, que é o nome do período artístico; em Portugal e no Brasil o português é língua oficial, nos demais países citados é que é língua oficial. Obrigada.

  2. 6 de outubro de 2018 ás 21:20 Responder
    Márcio

    União com Portugal? A conquista/invasão portuguesa transformou o Brasil em uma colônia. União tem outro sentido.

    Outra coisa curiosa que pode ser desfeita com o bom uso da nossa língua é cessar o uso da palavra conquista e adotar o sentido real: invasão românica.

  3. 6 de outubro de 2018 ás 06:34 Responder
    Eugénia Xinavane

    Eu adorei ler o pouco que foi partilhado

  4. 5 de outubro de 2018 ás 07:48 Responder
    JOAO FERREIRA NETO

    No meu entendimento, e no caso brasileiro, faltou à reportagem, expressar , a título de introdução, o nosso idioma original, que seria o Tupi-guarani.Na realidade, nós BRASILEIROS não somos autênticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *