Dicas & Destinos

Roteiro Enoturístico Vapor do Vinho no Rio São Francisco

Em viagem recente, convidada pela GOL Linhas Aéreas e Miolo Winegroup, estive representando o Portal Embarque na Viagem, Gastronomia etc. e Viajando.Rio, no Miolo Wine Tour GOL – Vale do São Francisco, em uma experiência exclusiva para imprensa que aconteceu do dia 03 ao dia 05 de outubro. E claro que, ao conhecer as belezas do Vale do São Francisco, também fizemos um passeio no Lago de Sobradinho e exploramos o Roteiro Enoturístico Vapor do Vinho.

O roteiro se inicia na cidade de Petrolina-PE. Neste passeio estão incluídos transfer rodoviário, navegação no Lago de Sobradinho com música ao vivo, almoço a bordo, parada para banho na ilha da Fantasia, visita a vinícola Miolo, com degustação de vinho, brandy e espumante.

FIQUE SABENDO: O lago do Sobradinho é um reservatório com cerca de 320 km de extensão, com uma superfície de espelho d´água de 4.214 km² e uma capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos de água, constituindo-se no segundo maior lago artificial do mundo. Situado no norte do estado da Bahia, foi construído na década de 1970, mediante o represamento das águas do rio São Francisco, é 14 vezes maior que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e é considerado o mar do sertão.

Com a vazão reduzida do Rio São Francisco, o passeio se iniciou dentro do ônibus até a Vinícola Miolo em Casa Nova-BA, de lá, ainda de ônibus, fomos para o passeio pelo Lago de Sobradinho, mas antes passando panoramicamente em frente da hidrelétrica. A empresa Vapor do São Francisco faz, em uma embarcação clássica e elegante, o roteiro Enoturístico Vapor do Vinho, e proporciona aos turistas uma experiência única, que é visitar uma vitivinícola, navegar no segundo maior Lago Artificial do mundo, o Lago de Sobradinho, poder se banhar nas águas do rio São Francisco e apreciar o lindo pôr do sol nas margens do Velho Chico.

Barca Vapor do São Francisco. Foto: Naira Amorelli

Fabricada em 2018, a Barca Vapor do São Francisco tem capacidade para 332 passageiros, possui 400 coletes salva-vidas, 08 banheiros e serviço de bar e restaurante à bordo com música ao vivo. Se você gosta de fortes emoções, vai adorar o toboágua que “cai” direto nas águas do lago em uma velocidade daquelas, perfeito pra dar aquele friozinho na barriga. Mas, se você é da turma que prefere relaxar, pode optar pela jacuzzi ou pelos colchonetes com almofadas nas varandas da barca. Aquele balancinho bom, especialmente depois do almoço, são um convite para um belo cochilo até chegar na “Ilha da Fantasia” e desembarcar para um especial banho nas incríveis águas do Velho Chico.

A experiência foi realmente das mais incríveis, ninguém queria sair dali. A vontade era mesmo de continuar por ali. Dentro da barca, toda a tripulação foi muito dócil e prestativa. O almoço que nos foi servido, foi simplesmente maravilhoso. Com muitas opções de pratos regionais, nos deleitamos naquele passeio.

Foto: Guilherme Tetamanti autor do blog Quero Viajar Mais

Foto: Guilherme Tetamanti autor do blog Quero Viajar Mais

Pense em uma empresa que sabe navegar no Rio São Francisco e seus afluentes, preservando o meio ambiente e divulgando as belezas naturais do Vale? É importante destacar a importância do uso sustentável do Rio São Francisco, sua conservação e preservação do seu meio ambiente com o respeito e a responsabilidade devida.

A barca possui ambiente climatizado, jacuzzi, tobogã, espaço infantil com parquinho e muito mais. Fotos: Naira Amorelli

O Vapor do Vinho é uma parceria entre as empresas: Vinícola Terranova (Miolo WineGroup) e a Barca Vapor do São Francisco. O horário marcado de saída é às 8h nos sábados e domingos, partindo do hotel Nobile Suites Del Rio Petrolina, Orla II Petrolina-PE e retornando até as 17h30. Durante a semana os passeios dependem do número mínimo de 48 passageiros pagantes para a saída.

O passeio custa R$ 160 por pessoa, incluindo transfer rodoviário e fluvial com música ao vivo, visita a vinícola Terranova com degustação de vinho, brandy, espumantes e almoço. Bebidas no barco não estão inclusas.

Entre em contato através do telefone: (87) 98863-5629 ou email: contato@vapordosaofrancisco.com para saber mais sobre as atrações do Vapor do Vinho.

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *