Gastronomia etc.

Alloro al Miramar: Restaurante apresenta uma culinária italiana autêntica

Em agosto desse ano, o restaurante do Miramar Hotel by Windsor ganhou novo nome e um chef premiado, Renato Ialenti. O agora Alloro al Miramar apresenta uma culinária italiana autêntica.

Amplamente conhecida por sua simplicidade, praticidade e sua versatilidade, a culinária italiana a cada dia mais alcança comensais apaixonados. Ultimamente muitos resolveram se aventurar em excessos que por vezes descaracterizam essa tradicionalíssima e afetuosa cozinha. Para que complicar e rebuscar aquilo que já é bom naturalmente? Foi com essa indagação que saímos em busca de uma referência da culinária italiana no Rio de Janeiro e encontramos.

Por ser de família italiana, uma memória afetiva é inevitável. Cresci entre rolos, panelas, carnes defumando, massas penduradas e estas lembranças muito comuns que tenho desde sempre, me permitem certa propriedade para falar que de comida boa de nonna eu entendo.

Já conhecia o Renato Ialenti, chef, sommelier e restauranteur italiano, de outro empreendimento na cidade e desde então me tornei uma admiradora dos pratos maravilhosos e afetivos de Renato e do seu sorriso fácil e simpatia incrível. Quando fui conhecer o renovado Alloro al Miramar, que na ocasião estava recém-inaugurado, em agosto desse ano, me senti voltando no tempo, naquele almoço de domingo tão característico de toda família tradicional italiana.

Além da mudança do nome (antes se chama restaurante Sá), e do projeto de iluminação da casa, dando um ar ainda mais intimista, Renato Ialenti chegou trazendo um menu com novos sabores ao Alloro al Miramar. Sua ideia é que cada prato possa apresentar um pedacinho da Itália para a mesa de quem for saboreá-los. A proposta é valorizar o rico paladar das receitas tradicionais da culinária regional italiana, com uma apresentação mais contemporânea.

Alloro al Miramar

Bombolotti alla amatriciana

No Alloro al Miramar você vai encontrar pratos sofisticados com base na alta gastronomia italiana, sem deixar os conceitos clássicos da culinária contemporânea mediterrânea. Pura inspiração!

Da cozinha sai uma alquimia de ingredientes autênticos e sofisticados, reforçando a ideia de oferecer uma culinária italiana autêntica, com seus sabores, ingredientes e receitas tradicionais. Renato também destaca a riqueza da cucina contadina, uma cozinha italiana do campo, com viés popular, que usa os ingredientes certos e respeita o modo de preparo dos pratos, sem firulas, sem invencionices, sem gourmetizar o que não precisa ser gourmetizado porque já é bom assim.

Alloro al Miramar

Tagliatelle alla norcina

A casa oferece opções autênticas e saborosas como a “Bresaola con fichi al Porto” (Lombardia): Bresaola de Lagarto bovino curado, com figos ao Porto, creme de mascarpone e castanhas de caju; “Bombolotti alla amatriciana” (Lazio): Rigatoni com bochecha suína curada, molho de tomate e queijo pecorino; “Tagliatelle alla norcina” (Umbria): Tagliatelle com linguiça toscana, cogumelos e trufa negra; “Aragosta alla Catalana” (Sardegna): Lagosta a moda da Sardegna com tomate italiano, batata e espaguete de legumes, entre outros.

Alloro al Miramar

Pani artigianali, caponata, Olive di Cerignola e mortadella con pistacchi. Todos os pratos chegam à mesa com produtos muito frescos, as massas e os pães são caseiros, nada é pré-cozido e todos os sabores são especialmente destacados pela simplicidade.

Alloro al Miramar

Bresaola con fichi al Porto. Depois que você conhecer, vai entender o tamanho da minha paixão.

Alloro al Miramar

Aragosta alla catalana. Muito confortante saber que Copacabana agora abriga o melhor restaurante italiano da cidade.

Um pouco sobre o chef Renato Ialenti

Italianíssimo, Renato Ialenti começou na cozinha muito jovem e hoje, com 30 de carreira traz em sua bagagem experiências em renomados restaurantes, hotéis e châteaux da Europa, Inglaterra, Canadá e Brasil. Dono de 1, 2 e 3 estrelas pelo Guia Michelin. Entre tantos predicados, Renato também reúne premiações importantes dos guias gastronômicos europeus como o Gambero Rosso, Espresso, Touring club, Veronelli e Slow Food.

Em 2010, depois de anos de colaboração ocasional para desenvolvimento de grandes eventos na Embaixada Italiana no Brasil em Brasília, foi convidado a ser chef residente. Nessa experiência, realizou banquetes diplomáticos para públicos de até 1500 convidados. Ao longo desses pouco mais de oito anos no país, desenvolveu ainda diversos projetos e consultorias em estabelecimentos como o “Quadrifoglio” e esteve à frente da concepção do L’ulivo Cucina e Vini, um dos ganhadores do “Comer e Beber” de 2017.

Alloro al Miramar – Miramar Hotel by Windsor
Sá Ferreira, 09 (esquina com Av. Atlântica, 3668) – Copacabana – Rio de Janeiro/RJ
Informações e reservas: +55 (21) 2195-6200 / aeb.miramar@windsorhoteis.com.br

Alloro al Miramar

O menu é moderno, com apresentação impecável, receitas bonitas e equilibradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *