Hospedagem

Pestana Vintage Porto – História, aconchego e o Douro como companhia

O Porto é uma das cidades mais acolhedoras para receber o turista em Portugal. Uma cidade repleta de história, de atrações incríveis e de restaurantes maravilhosos, uma união perfeita que todos buscamos quando vamos viajar.

Sempre que vou selecionar os hotéis para me hospedar, busco estar inserida, de alguma forma, dentro da história daquela cidade e, no Porto não foi diferente. Tive a oportunidade de me hospedar em lugares incríveis e hoje eu vou falar um pouco mais sobre o Pestana Vintage Porto, Hotel & World Heritage Site.

Pestana Porto Vintage

O Pestana Vintage Porto fica localizado em uma das mais charmosas regiões da cidade, de frente para o Rio Douro, na região da Ribeira, tendo a cidade de Vila Nova de Gaia e suas caves como vista dos quartos.

O Pestana Vintage Porto, Hotel & World Heritage Site, membro da coleção Lifestyle da Preferred Hotels & Resorts – maior grupo de hotéis independentes de luxo do mundo -, foi um dos primeiros hotéis de luxo do Porto. Com sua localização privilegiada, ele apresenta uma vista panorâmica impressionante e a sensação de estar em cima das águas do Rio Douro é real.

Com estilo vintage, a arquitetura do Pestana Vintage Porto já é um bom convite para se descobrir o hotel. Os quartos (e suítes) são aconchegantes e charmosos, e quase rivalizam com a vista para o rio. Seu edifício do século XVI – construído em uma área considerada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade -, foi recuperado e transformado num hotel de cinco estrelas moderno e luxuoso, oferecendo todo o conforto e um serviço de excelência aos seus hóspedes.

Os quartos estão distribuídos em diversos prédios históricos que se unem internamente. Se olhar de fora, terá a impressão de que cada edifício é totalmente independente do outro. Como estamos falando de uma construção em área preservada pela UNESCO, nenhuma alteração no exterior poderia ser feita, desta forma, os prédios se comunicam apenas internamente e as características originais foram mantidas.

Pestana Vintage Porto

Fiquei hospedada na suíte Vintage Grand View Balcony. Um quarto excepcionalmente amplo e confortável, com uma das mais belas vistas da cidade. Algo que marcou totalmente a minha hospedagem no Porto.

Em um quarto no quinto andar de aproximadamente 35m² inundado de luz natural, graças a generosas portas francesas que se abriam para a varanda debruçada sob o Rio Douro, tendo Gaia e as caves do Vinho do Porto como vista, uma cama king size, daquelas que nos abraça quando deitamos, me fazia um convite constante ao mais puro relaxamento. Confesso que a esta altura da viagem, já cansada depois de quarenta dias super corridos viajando pelo país, foi uma das experiências mais reconfortantes que tive. Afirmo aqui, sem exagero algum, que foi uma das melhores composições (cama+vista+comodidade) desta viagem. Durante o mês de novembro já estava um pouquinho mais friozinho na cidade e a portas francesas com isolamento e vidros duplos foram a casadinha perfeita com o eficiente ar condicionado que aquecia confortavelmente o meu quarto.

Pestana Vintage Porto

Para complementar, meu amplo quarto era equipado com uma LED HDTV de 42 polegadas com canais por satélite, uma ampla mesa de trabalho, conexões USB e spots de energia espalhados por todo canto (perfeito para quem precisa trabalhar usando seus equipamentos no quarto, como era meu caso), além de uma máquina de café Nespresso super estratégica. Mas, para ficar ainda mais perfeito, meu banheiro todo em mármore, tinha uma banheira estrategicamente posicionada de frente para a minha belíssima vista.

Com vista para ambos os lados do rio, de um ponto do hotel você encontra a magnífica Ponte Dom Luis I – construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia -, aproveite para apreciar as idas e vindas dos barcos que navegam pelo rio Douro, no bairro histórico da Ribeira.

Como o Pestana Vintage Porto, Hotel & World Heritage Site está no coração do Porto, é possível chegar – de carro – no Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro em até 20 minutos, e na estação ferroviária ou no metrô de São Bento em até 7 minutos. Muito prático.

Do hotel é possível realizar alguns passeios percorrendo o rio Douro, partindo da margem em frente ao edifício, apanhar o bondinho histórico até à Foz do Douro ou visitar uma das caves do vinho do Porto. Enquanto estiver hospedado no Pestana Vintage Porto, aproveite para visitar os principais monumentos históricos e museus, como a Casa do Infante, a Sé Catedral, a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e o Mosteiro da Serra do Pilar, entre tantos outros.

E como eu sempre digo, um bom hotel precisa oferecer um belo café da manhã, concorda comigo? Então prepare-se para se deliciar com as opções maravilhosas que o “pequeno almoço” do Pestana Vintage Porto serve no restaurante Rib Beef & Wine. Confesso que em uma manhã preguiçosa de outono eu acabei pedindo o café da manhã no quarto e não me arrependi. Me encaminharam todas aquelas gostosuras até meu quarto e eu tive a oportunidade de vagarosamente deliciar cada pãozinho daqueles… e ainda tinha a vista do Douro para coroar o momento.

Pestana Vintage Porto

Voltando a falar do Rib Beef & Wine, tive a oportunidade de almoçar neste charmoso restaurante logo assim que cheguei. O steak house do hotel Pestana Vintage Porto é um restaurante especializado em carnes bovinas liderado pelo premiadíssimo chef Rui Martins. É uma cozinha de contrastes, de várias influências e com gosto sublime. O RIB Beef and Wine oferece uma experiência gastronômica única. Na dúvida, recomendo que você faça reserva, especialmente se for na altíssima temporada de verão.

Pestana Vintage Porto

O Pestana Vintage Porto & World Heritage fica na Praça Histórica da Ribeira, número 01 – Porto, Portugal.

Fotos: Naira Amorelli


Naira Amorelli viajou para Portugal em press trip organizada pelo Portal de Portugal e Embarque na Viagem. Esta ação conta com o patrocínio do Cidadania Já – empresa de consultoria que busca ajudar os descendentes de portugueses a adquirirem a dupla cidadania portuguesa. E apoio do Mysimtravel – chip internacional que te deixa conectado durante a viagem com toda a segurança e economia que você precisa – e Assist Trip, assistência de seguro viagem assegurada pela Zurich e mais nova marca a integrar o portfólio da Seguros Promo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *