Cultura & Entretenimento

Cinco festivais aborígenes para conhecer na Austrália

Os mais antigos moradores da Austrália ainda têm uma cultura pulsante e os interessados podem conhecer mais em grandes festivais aborígenes pelo país.

Muitos brasileiros buscam um intercâmbio na Austrália como forma de aprimorar o inglês, conhecer uma nova cultura e também curtir suas belas praias. Porém, não se deve deixar de lado o fato de o país abrigar um povo nativo de seu território. Os aborígenes sofreram com a colonização assim como diversos povos originários e, como muitos, resistiu bravamente às violações que sofreu e manteve sua cultura viva e em transformação.

O fato de ter conseguido manter seus costumes e tradições vivos permite ao cidadão que visita a Austrália um cardápio repleto de conhecimentos novos que não se encontra em nenhum outro lugar do mundo. Os aborígenes sempre tiveram uma tradição cultural muito forte, com uma produção de diferentes expressões artísticas, passando pelas artes plásticas, gastronomia, música e dança, além das histórias contadas ao longo dos anos pelos mais velhos aos mais novos.

A partir de janeiro, o povo tradicional do território conhecido hoje como Austrália faz alguns festivais que podem ser frequentados por qualquer pessoa. Analise as opções e aproveite!

1. Tjungu Festival em Uluru

O Uluru é um dos locais mais espiritualizados de todo o planeta, fica entre cinco e seis horas de distância de carro de Alice Springs, no Território Norte. Localizado no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, é uma região central do deserto, em que a tradição aborígene tem muita força. O festival dura quatro dias e acontece no Ayers Rock Resort, começa com uma performance de boas-vindas conhecida como dança Inma realizada pelo povo local Anangu. Além disso, os visitantes podem provar da gastronomia regional, comprar artesanatos e outras formas de arte, além do desfile de moda aborígene, um festival de curtas-metragens, conhecer o som de bandas locais. O evento ainda serve de palco para a copa Tjungu, em que meninos formam times e disputam um campeonato de futebol australiano (AFL), uma modalidade similar o rugby e ao futebol americano. Em 2019, vai acontecer entre a quinta-feira, dia 25 de abril, até domingo dia 28.

festivais aborígenes

Nos festivais aborígenes os dançarinos executam vários movimentos que celebram a cultura indígena da Austrália.

2. Grand Final Day nas Ilhas Tiwi

Saindo da cidade de Darwin, no Território do Norte, após um voo de cerca de 20 minutos ou uma balsa que leva cerca de duas horas, é possível acessar as Ilhas Tiwi, casa de apenas 2.700 habitantes. A região sedia o anual Tiwi Art Sale, um grande evento de arte regional uma chance única de entrar em contato e até comprar peças de arte como artesanatos, esculturas de madeira tradicionais, tudo manufaturado pela comunidade aborígene local. O evento cresce com o fato das ilhas serem a casa de alguns dos principais jogadores de futebol australiano (AFL) do país e o acontecimento ganha volume por ser no mesmo dia que os jogadores retornam para suas famílias. Em 2019, vai acontecer no domingo, dia 27 de março.


Publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!? Clique neste link para encontrar os melhores preços.  ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


3. Parrtjima em Alice Springs

A cidade de Alice Springs recebe o único festival anual aborígene de luzes, conhecido como Parrtjima. Nele, os visitantes são encorajados a conversar e conhecer melhor os artistas, celebrar a arte nativa e aprender sobre a cultura da região. Com dias de conversas, eventos, instalações e música, o evento ainda tem como pano de fundo a esplêndida cordilheira conhecida como “MacDonnell Ranges”. Os visitantes também podem aproveitar diversas opções que Alice Springs tem a oferecer, a região tradicionalmente conta com muitos aborígenes e é propícia ao contato com essa cultura. Com um total de dez dias, em 2019 a festa acontece entre sexta-feira, dia 5 e domingo dia 14 de abril.

festivais aborígenes

Um dançarino nativo que participa de vários festivais aborígenes pelo país.

4. Laura Dance Festival em Cape York

Uma das festividades mais tradicionais do povo aborígene acontece na pequena cidade de Laura que está a uma distância de quatro horas de carro a norte de Cairns, no estado de Queensland. O Laura Dance Festival é bienal e, como ocorreu em 2018, a próxima edição fica entre os dias 3 e 5 de julho de 2020. No evento, mais de vinte comunidades se unem para a performance de cerimônias culturais, com dança e músicas ancestrais. A região ainda abriga o Centro Cultural e Regional Quikan, onde é possível examinar as pinturas rupestres que documentam a vida desse povo nos primórdios, inclusive sobre os primeiros encontros com os europeus.

5. Yabun Festival em Sydney

Maior encontro de um dia dos povos aborígenes o Yabun Festival fica o território do povo Gadigal bem próximo de Sydney, podendo ser acessado a pé, de ônibus ou taxi dependendo de onde a pessoa está. O local é de tradição ancestral e celebra a cultura aborígene e dos Nativos do Estreito de Torres com performances envoltas em dança e música. A cerimônia ainda permite aos visitantes aprender com o “Speak Out Tent” painéis de discussão e pelo mercado com produtos típicos. Em 2019 o evento aconteceu no dia 26 de janeiro então a próxima chance é só no ano que vem.

festivais aborígenes

Max Eulo participa de festivais aborígenes há anos. Ele já se apresentou para o Papa e para Oprah Winfrey, entre outros famosos.

RESOLVA TUDO PARA A SUA VIAGEM AQUI


Seguros Promo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *