Dicas & Destinos

Hogwarts Express, o trem mais famoso do mundo, faz tour pela Escócia

Fãs de Harry Potter já podem fazer tour no Hogwarts Express pelo interior da Escócia. Um bilhete para a viagem no trem mais famoso do mundo custa a partir de £32 libras (algo perto de R$ 175).

As viagens do histórico trem Jacobite, da West Coast Railway, estão de volta para mais uma temporada, e já é possível comprar online os bilhetes para dezenas de passeios, entre os meses de maio e outubro. Durante este período, a empresa irá realizar duas viagens por dia.

Tanto no site da West Coast, como no das empresas de turismo britânicas (caso da Travel Pirates), ainda é possível encontrar várias datas disponíveis. Os bilhetes começam nos £31.75 para adultos e cerca de £18.75 para crianças – cada trecho -, mas é possível marcar as viagens apenas de ida, como de ida e volta.

O Jacobite Steam Train faz há mais de 20 anos este percurso panorâmico de cerca de 134 quilómetros pelo interior da Escócia através da West Highland Line, conhecida por ser a linha que liga as Highlands — ou Terras Altas — às Hebrides — ou ilhas da costa oeste do país.

O percurso acontece entre as cidades de Fort William e Mallaig (ou sentido inverso) e leva os fãs do mundo mágico de Harry Potter a locais que lhe serão certamente familiares. Mas não precisa ser um fã do bruxo para achar esta viagem incrível. Ela tem sido repetidamente descrita por vários sites de viagens como um dos melhores percursos ferroviários do mundo.

O trem passa por pontes, túneis, rios, montanhas e lagos super Instagramáveis. Pode ver a Ben Nevis, a montanha mais alta do Reino Unido, o Loch Morar, o mais profundo lago de água doce do mundo, e o Loch Nevis, o mais profundo lago de água salgada.

E depois há os pontos que deixarão os fãs da saga loucos. Caso do Viaduto de Glenfinnan, a dramática ponte que o Expresso de Hogwarts cruza em direção ao castelo, tal como se vê nos filmes e se imagina nos livros. Este viaduto de 21 arcos tem 380 metros de comprimento e mais de 30 metros de altura.

Hogwarts Express

Antes de embarcar no trem, em Fort William, é possível visitar uma cidade ali mesmo ao lado que também será bem familiar: Glencoe, que foi utilizada como cenário para a cabana de Hagrid no cinema. Um ponto de partida (e de retirada de dúvidas) para muitas aventuras de Harry.

O percurso do Jacobite foi mesmo utilizado nas filmagens da saga, mas este não é exatamente o Hogwarts Express, porque a locomotiva vermelha original, o GWR 4900 Classe 5972 Olton Hall, está agora no Harry Potter Studio Tours de Londres. Ainda assim, vários meios internacionais, incluindo a “People” e a revista de Oprah Winfrey, “O“, continuam a chamar o Jacobite como o verdadeiro Hogwarts Express. E até os serviços ferroviários britânicos — a National Rail — repetem esta mensagem.

As viagens do Jacobite Train em 2019 acontecem nas manhãs de segunda a sexta-feira, até 25 outubro; e nos fins de semana, entre sábado, até 29 de setembro. 

O horário da tarde para viajar nos dias úteis da semana no The Jacobite acontecem até 13 de setembro. Se preferir comprar bilhete para o fim de semana, o período de funcionamento será entre 15 de junho e domingo, 1 de setembro.

Vale lembrar que o Reino Unido está repleto de passeios turísticos e experiências destinadas aos fãs da saga do bruxo, como as estações de trem reais que costumavam aparecer nos filmes – Kings Cross Station e Hogsmeade Station. O castelo Alnwick Castle, onde foram filmados os primeiros filmes, também figura entre os passeios mais procurados, assim como os lugares frequentados pela escritora – J. K. Rowling.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *