Variedades & Tecnologia

Bagagem de mão: app mede mala e evita problema com novas regras

Bagagem de mão com peso e/ou tamanho acima do regulamentado terá que ser despachada, mas já existem aplicativos que ajudam a medir a mala e  evitar problemas com as novas regras

bagam de mão

As companhias aéreas brasileiras iniciaram na última quarta-feira (10) uma nova política de fiscalização de bagagens de mão em voos domésticos. Com a mudança, o padrão definido para a mala de mão será o mesmo para todas as companhias aéreas – e a fiscalização endurece. A medida começou a ser implementada gradativamente e será concluída no próximo 23/5.

Para viajar na cabine do avião as bagagens podem ter 35 cm de largura, 25 cm de profundidade e 55 cm de altura (incluindo rodinhas e alça), no máximo, 10kg. Viajantes que portam mala com peso e/ou tamanho acima do regulamentado serão encaminhados para o balcão das companhias para despachar, e podem ser cobrados pelo valor extra.

Alguns aplicativos desenvolveram uma ferramenta que promete dizer se a sua mala de mão está dentro dos padrões, que são os mesmo adotados internacionalmente.

No Kayak, por exemplo, o dispositivo “Nova ferramenta de medição de bagagem” pede que o usuário escaneie o chão (o que ajuda a calibrar a medição) e deslize sua câmera pela mala para registrar o tamanho dela.

A partir daí, a tecnologia mostra as medidas exatas (comprimento, largura e altura) da bagagem e ainda compara os preços cobrados por cada companhia, caso seja necessário despachar a mala.

No MoMondo criou a ferramenta  “Medidor de bagagem“, que usa tecnologia de realidade aumentada para medir a bagagem de mão. Para utilizar, é preciso mover a câmera ao redor da bagagem.

Com as informações obtidas em relação ao comprimento, largura e altura, o usuário fica sabendo se a sua mala se encaixa nas exigências das companhias e, caso não, quanto custaria para despachar a bagagem.

A Latam e a KLM também oferecem o serviço em seus aplicativos. Na primeira, a tecnologia da câmera abre um “gabarito virtual“, através da realidade aumentada, para que o usuário molde sua mala de acordo com a imagem na tela.

Já na KLM, o aplicativo mostra uma mala virtual no tamanho correto, para ser comparada com a mala real, que será medida também através de realidade aumentada. Mas é preciso ter um voo da companhia marcado para usar a ferramenta. ( Baixar o aplicativo APP STORE | GOOGLE PLAY)

2 Comentários

  1. 20 de maio de 2019 ás 09:29 Responder
    Stenia

    Gostei dos esclarecimentos!!!

  2. 20 de maio de 2019 ás 07:32 Responder
    Agenor Pretti

    Ainda não baixei,se for confiável será um bom serviço para evitar surpresas na hora do embarque👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *