Descubra Portugal

Quinta de Cidrô: um modelo de vitivinicultura na região demarcada do Douro

As primeiras vinhas da Quinta de Cidrô foram plantadas no início do século XIX, por iniciativa do proprietário Marquês de Soveral. Em 1851, a região ficou sob o comando da família Soveral, da qual fazia parte Luís de Soveral, embaixador de Portugal na corte de St. James e amigo pessoal do Rei Eduardo VII da Inglaterra.

Situada em São João da Pesqueira, a Quinta de Cidrô foi comprada pela Real Companhia Velha no ano de 1972, e desde então, transformou-se um modelo de experimentação vitivinícola na região demarcada do Douro, com uma plantação de sistema vertical em grande escala.

Quinta de Cidrô

A importadora Barrinhas, empresa fundada em 1990, especializada na comercialização de vinhos e alimentos importados das melhores regiões da Europa e da América do Sul, promoveu, em novembro de 2018, a minha ida e degustação dos vinhos durienses Quinta do Cidrô, produzidos pela Real Companhia Velha de Portugal. Tive a oportunidade de visitar o Palácio do Cidrô, um lugar que representa a história da família Silva Reis e traça uma viagem ao passado… e ao futuro.

A Quinta de Cidrô é seguramente uma das mais impressionantes propriedades vitícolas do Douro. São 100 hectares de vinhas adultas, plantadas depois de 1996 e 40 hectares de vinhas velhas, plantadas há mais de 30 anos com mistura de castas tintas e brancas.

Quinta de Cidrô

Neste local privilegiado, algumas castas internacionais convivem amenamente com as castas da região e manifestam no Cidrô as suas melhores características, quando combinadas com a enorme capacidade enológica disponibilizada pela Real Companhia Velha.

Falar de vitivinicultura na Quinta de Cidrô é reforçar a importância de um setor que cresce de forma sólida e, que se dedica exclusivamente ao estudo da cultura da vinha em todas as suas vertentes. Sempre buscando obter uvas em quantidade e qualidade adequadas aos vinhos que a Real Companhia Velha pretende produzir.

A Quinta de Cidrô está localizada na Freguesia e Concelho de São João da Pesqueira – uma das mais reputadas zonas de produção de vinhos do Douro, a 1 km da vila, na estrada de acesso à Ferradosa e de São Salvador do Mundo.

Quinta de Cidrô

Com portfólio amplo e com um único objetivo, importar produtos com qualidade e prestígio internacional, a Barrinhas, importa de vinhos a cervejas, passando por azeites e muito mais. A empresa representa toda a linha de vinhos elegantes da Real Companhia Velha, acesse o site barrinhas.com.br/site e saiba como encontrar aqui no Brasil vinhos como o Quinta de Cidrô Chardonnay, Boal, Touriga Nacional, Gewurztraminer, Pinot Noir, Alvarinho, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *