Hospedagem

Costa do Sauípe: muito mais que um resort, uma experiência em hospedagem

A região de Mata de São João faz parte da área metropolitana de Salvador. Essa área engloba a popular Praia do Forte, ao sul, onde também está localizada a sede do Projeto Tamar e o Castelo Garcia D’Ávila, seguindo em direção ao norte, passando por Imbassaí e seus seis quilômetros de praia selvagem e o lindíssimo encontro das águas do rio e do mar, até chegarmos na belíssima região da Costa do Sauípe, que foi minha mais recente descoberta na Bahia, depois de Praia do Forte e Imbassaí. Esse é sem dúvida alguma um dos principais destinos turísticos presente na Costa dos Coqueiros.

É na Costa do Sauípe que fica o maior empreendimento hoteleiro da América do Sul à beira-mar. Quem se hospeda nesse complexo tem praticamente uma praia particular e descanso absoluto para aproveitar a viagem de forma totalmente diferenciada. Nada como estar em meio ao nordeste brasileiro, com uma extensa orla de praias preservadas pela mata atlântica, proporcionando um contato direto com a fauna e flora típicas do litoral baiano.

O complexo Costa do Sauípe está instalado em uma área realmente privilegiada, cercada por áreas preservadas da Mata Atlântica e com fácil acesso as praias.  Chegando pelo Aeroporto Internacional de Salvador, basta seguir de carro por pouco mais de 70 km até chegar no paraíso. O trajeto dura aproximadamente 01:30 com direito a belas paisagens e é muito simples e bem sinalizado.

O complexo consegue reunir exatamente tudo que se busca em um resort: boas acomodações, boa estrutura de lazer, praticidade. atividades muito diversificadas além da possibilidade de desfrutar de atividades relacionadas ao ecoturismo presentes nas suas instalações, uma vez que o resort está mergulhado nas belezas naturais da região.

Ao todo são três opções de hospedagem all inclusive – Sauípe Premium, Sauípe Resorts (Ala Terra, Ala Água, Ala Mar, Ala Sol) e Sauípe Pousadas. Isso se resume a uma megaestrutura de 1.564 apartamentos.

No entretenimento do complexo vamos encontrar sete áreas de lazer exclusivas: Sauípe Náutica; Sauípe Tennis; Sauípe SPA; Sauípe Kids; Vila Nova da Praia; Orla da Costa e Quermesse da Vila.

O resort conta também com a Arena Sauípe, maior espaço de eventos dentro de um resort no Brasil com mais de 5.000m² de área construída e capacidade para receber até seis mil pessoas em pé.

E como todo mundo ama uma praia, elas acabam sendo uma das principais atrações da região, cercadas por coqueirais e com o mar característico da Costa dos Coqueiros. Ao todo são três opções distribuídas em uma orla de 6 km de extensão em frente ao complexo. A Praia Tranquila com piscinas naturais que surgem durante a maré baixa, a Praia da Oca ideal para prática de surfe e a Praia Selvagem com o mar mais agitado e extensa faixa de areia.

As atividades oferecidas pelo resort são muito variadas e atendem diversos perfis. Para as crianças, por exemplo, as atividades guiadas pelos monitores contam com opções realizadas ao ar livre e atividades no Sauípe Náutica. E tem ainda o espaço Kids que é enorme e cheio de atividades.

Ainda falando sobre a estrutura do Costa do Sauípe Resorts, vale ressaltar que o hóspede tem acesso a um total de 21 piscinas. 5 centros esportivos, 10 restaurantes e bares incluídos em um regime All Inclusive. Isso significa que além de ter muitas opções de lazer, o hóspede tem incluído em seu pacote uma série de outras comodidades como refeições, bebidas (incluindo alcoólicas), shows, internet, academia e estacionamento, entre outras coisas.

VILA NOVA DA PRAIA

Aqui é sem dúvida um dos lugares mais gostosos e que você vai amar durante a sua hospedagem na Costa do Sauípe. É nesse espaço bolado para ser uma pequena vila, toda charmosinha, que você vai se divertir com música ao vivo no Coreto todas as noites, além de shows de variados temas do Circo da Vila.

O lugar abriga também lojinhas, restaurantes e barraquinhas. Tudo em um clima muito gostoso e super leve. Na boa, até parece que estamos numa pequena vila de uma cidadezinha mesmo. Tudo de muito bom gosto e com um clima muito descontraído.

É aqui que acontecem shows e apresentações muito legais para o entretenimento noturno. Em uma das noites eu assisti, no Circo da Vila, um verdadeiro show onde dançarinos profissionais apresentavam as danças do nordeste com muito entusiamo. Dava vontade de sair dançando junto. Uma apresentação leve, que teve duração suficiente para entreter, animar, sem cansar.

QUERMESSE DA VILA

Esse espaço é totalmente dedicado à diversão. A Quermesse da Vila lembra aquele parques de diversões pequenininhos, itinerantes, com barraquinhas e aquela roda gigantes como atração principal, e o que é melhor ainda, com aquele clima de festa junina o ano inteirinho. Dá pra brincar de tiro ao alvo, lançar argolas e claro, comer muitas guloseimas típicas de festas juninas.

E como todo parque que se preze, aqui também tem Carrossel. Confesso que rolou uma leve frustração por não poder andar no carrossel… será que é pelo pequeno detalhe do meu tamanho? Gente, eu só meço 1,87, nada de tão absurdo assim, vamos rever isso aí :) A verdade é que a gente cresce e volta a ser criança diante de um carrossel, não tem jeito. Ok, fui me consolar nas guloseimas e ficou tudo bem. Ainda mais que o melhor estava programado para o final da noite: a Vila Assombrada.

VILA ASSOMBRADA

Sabe aquele brinquedo clássico de parquinhos de diversões, o trem fantasma? Pois é, aqui a proposta é um pouquinho diferente, porém mais emocionante. Imagine uma grande casa ambientada interna e externamente em filmes de terror. Agora retire os carrinhos e bonecos mecânicos. Inclua personagens assustadores e lendas urbanas que todos nós já tivemos contato com ao menos uma delas. Agora vem a cereja do bolo: os atores. Na boa, o clima é mesmo de assustar, mas nada como a galera que atua interpretando os personagens bizarros. Logo quando você entra já é apresentado ao que lhe espera no interior, através de um vídeo curtinho. Ali mesmo eu já estava com o coração pulando achando que ía chegar alguém a qualquer momento. Não vou dar spoiller, mas se prepare para se assustar muitas vezes. O trabalho de atuação, a iluminação e a sonoplastia formam um conjunto muito bom para entreter os visitantes da casa. Sem dúvida alguma, uma das coisas que mais amei em toda a minha hospedagem.

ORLA DA COSTA

Para aproveitar os lindos dias de sol da Bahia, nada melhor que um passeio pela orla, apreciando o mar, certo? E se no caminho você tiver banquinhos, ponto de apoio pra matar sua sede e outras coisinhas mais? Pois essa é a proposta da Orla da Costa, que em toda sua extensão conta com cadeiras, espreguiçadeiras, guarda-sóis, duchas com água doce pra se refrescar e alguns quiosques com alimentos e bebidas à sua disposição. Dar uma relaxada aqui no fim de tarde é especial, vai por mim.

E por falar em fim de tarde, o Costa do Sauípe Resorts também conta com uma experiência super diferenciada. Que tal assistir o pôr do sol de um lugar especial, na companhia de uma suave trilha sonora, e fazer um brinde com espumantes ou drinks deliciosos a este momento único? Sim, o pôr do sol aqui não é somente um momento em que o sol se oculta no horizonte na direção oeste. É uma verdadeira experiência que vai ficar guardada na sua memória.

Agora, falando um pouco sobre as acomodações, todas são muito amplas com quartos bem preparados para receber famílias, banheiros espaçosos e em algumas, uma bela varanda com rede está à espera para confirmar que você, estando na Bahia, precisa se dedicar a este momento especial de lazer. Ah, minha rede na varanda, com aquela brisa boa batendo… deu uma saudade agora.

Vale destacar que o complexo está passando por reformas e algumas alas estão fechadas em sua totalidade ou parcialmente. Mas fique tranquilo, não há nada que incomode seu descanso.

GASTRONOMIA

A gastronomia é sem dúvida alguma um dos destaques na Costa do Sauípe. Sempre fui apaixonada pela boa mesa, e isso vai desde os pratos mais simples e nada rebuscados, até os mais sofisticados e mirabolantes. Por lá você vai encontrar três restaurantes super especiais com propostas bem diferenciadas entre si mas com um única intenção: agradar a todos os paladares.

Tive a experiência de jantar em cada um deles, experimentar o melhor de suas cozinhas, seus ambientes e tive o prazer de poder conversar com as pessoas que por lá trabalham. Todos são muito bons, cada um se destaca por um aspecto, mais aquele que mais me cativou no conjunto da obra foi o primeiro que conheci: o Restaurante Benditos Frutos.

O restaurante de frutos do mar é verdadeiramente uma ilha de tranquilidade no resort. O ambiente é lindo, clean, muito calmo, com uma trilha musical suave em versões acústicas e todo aquele ritmo slow motion que eu amo em viagens.

O restaurante fica na beira da praia, então, nada mais natural que o aroma do mar e a brisa que vem de fora tomem conta do ambiente de forma muito natural e aconchegante. A decoração é tipicamente praiana: cores neutras claras, muita madeira e referência sutis da Bahia.

O cardápio oferece pratos exclusivos com frutos do mar, incluindo lagosta, camarão, polvo, lula, siri, mariscos, peixes diversos, casquinha de siri, moquecas e ostras. Eu apostei no polvo na entrada e no bacalhau no principal e foi a decisão perfeita. Tudo estava divino.

Para complementar o cardápio, uma grande variedade de soft drinks, coquetéis, além de uma extensa carta de vinhos e espumantes com marcas nacionais e importadas se fez presente naquele jantar maravilhoso.

Tudo de fato estava muito perfeito, bebidas, comida, mas a simpatia das pessoas que nos atenderam foi a cereja do bolo. Como me senti especial e acarinhada com o atendimento dispensado a mim e a todas as pessoas que estavam comigo em uma grande mesa. Outro destaque que não posso deixar de mencionar é com relação aos nomes pra lá de  criativos que constavam no cardápio. Todos fazem conexão com o local, como por exemplo: O Canto da Sereia, Baía de Todos os Santos, Ilha do Tesouro, entre outros. Tem como não apaixonar?

Agora vou falar um pouco sobre o Restaurante Baêa que serve boas opções de comidas típicas da região. O restaurante baiano se destaca por toda sua ambientação, seja na música, dança, cultura popular e, claro, na comida. O cardápio oferece pratos da culinária baiana bastante conhecidos nacionalmente, como o arroz de hauçá, abará, bobó de camarão, carne de sol com mandioca, pirão de leite e feijão verde, mocotó, sarapatel, vatapá, entre outras diversas iguarias da região. Aqui o sistema também é à la carte e funciona apenas para o jantar.

Já o Restaurante La Villa é perfeito para quem está buscando algo mais refinado, com um pouco mais de pompa. Discreto e romântico,  essa é a pedida para quem quer sossego em um ambiente tranquilo e ao mesmo tempo busca uma culinária internacional. O cardápio oferece três opções de menu degustação de culinária internacional contemporânea, contendo amouse bouche, couvert, entrada, prato principal e sobremesa. Você pode optar por harmonizar os vinhos com os itens da sequência do menu. Na ocasião de meu jantar, havia opções de menu Francês, Mediterrâneo e Oriental. Eu pedi o Francês, mas confesso que depois de provar o Mediterrâneo de minha amiga, me arrependi profundamente. O sistema de serviço do restaurante também é à la carte e funciona apenas para o jantar.

QUANDO IR

Na Costa do Sauípe as temperaturas são agradáveis em boa parte do ano (as mínimas médias nunca vão abaixo dos 20 graus, enquanto que janeiro e fevereiro têm temperaturas que passam com frequência dos 30 graus), com chuvas frequentes entre abril e julho. Já deu para perceber que aqui não há exatamente uma baixa temporada.

Se você quiser “casar” sua hospedagem com a possibilidade de ver o espetáculo das baleias jubarte, a temporada vai de julho a outubro. Aproveite também para conhecer mais sobre as tartarugas-marinhas no Projeto Tamar, na vizinha Praia do Forte, distante apenas a 27 km. Aqui a melhor época para visitar é justamente na eclosão dos ovos que vai de novembro a maio.

DICAS

Claro que, em se tratando, de nordeste, é prudente reforçar que chapéu, protetor solar, protetor labial, repelente e roupas claras são itens primordiais na sua bagagem. Pode esquecer em casa as roupas cheias de detalhes incômodos, os paetês, saltos agulha e outros  calçados desconfortáveis, casacões e maquiagem pesada. O clima é quente, o sol é forte, os passeios são na grande maioria totalmente informais e a praia dá o norte da viagem. Capriche nas roupas de banho e nas sandálias super confortáveis. Se estiver em seu planos fazer trilhas, não se esqueça do tênis, ok.

Inaugurado em 2010, o complexo de resorts passou por várias transformações ao longo dos anos. Atualmente administrado pelo grupo AVIVA, e ainda passando por grandes e perceptíveis melhorias, a minha hospedagem foi deliciosa e voltei de lá com aquele gostinho de quero mais, já planejando minhas férias em família para breve.

Naira Amorelli viajou para a Costa do Sauípe Resorts a convite do grupo AVIVA, em maio de 2019

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *