Gastronomia etc.

É hora de uma revolução alimentar! Começando pelo supermercado

São várias as razões para os costumes alimentares que foram criados e que não são positivos: mercados foram deixados de lados pelos supermercados; frutas, verduras e legumes começaram a não ser tão saudáveis assim devido aos agrotóxicos e nossa rica biodiversidade não se manteve refletida nos nossos pratos. Tudo isso pode ser mudado!

revolução alimentar
A revolução alimentar começou. É hora de encar novos hábitos!

Mas é claro que estamos falando de um processo difícil. Nem sempre é possível manter uma rotina de visitas demoradas a pequenas vendas, consumir apenas produtos locais feitos por pequenos agricultores e evitar a ida a um supermercado na volta do trabalho porque ele está no caminho de casa. 

O estilo de vida mais orgânico, natural e harmonioso com o meio-ambiente, querendo ou não, também é um produto a ser vendido. Tanto que cada vez mais vemos restaurantes veganos nas grandes cidades – até em shoppings – e supermercados criando alas com produtos orgânicos, sem agrotóxicos. Algo estamos fazendo certo…

Então como a praticidade e a dura batalha do dia a dia exige alguns compromissos, vamos dar algumas dicas para não ter que abandonar nossos ideais em uma despretensiosa ida ao supermercado.

Gaste um tempo a mais com os rótulos

Apesar de ainda sermos extremamente permissivos com produtos lotados de agrotóxicos, conservantes, corantes e todo tipo de bomba química, pelo menos nossos rótulos são bastante explicativos sobre o que há em cada produto. 

Então fique atento ao que está escrito em cada produto. Isso é importante até na geladeira com legumes, verduras e frutas orgânicos: muitas vezes o que está lá não é exatamente digno de sua confiança. Esperamos que é mais por uma razão de ignorância do que má-fé.

O que você está fazendo é uma forma de poder

Uma revolução sempre tem melhor aproveitamento quando começa a ser praticada de dentro para fora. É muito bom nós apoiarmos pequenos produtores, distribuidores e comerciantes. Mas há também que ser realista: dificilmente os grandes supermercados e cadeias de produção vão sumir, pelo menos do dia para a noite.

Por isso forçar concessões deles é algo importante. Quanto mais pessoas comprarem produtos naturais e exigir a presença deles, não só com a carteira (poder de compra), mas também vocalmente – fazendo uma reclamação (educada) no caixa – fará com que uma estantezinha mixuruca vire um corredor inteiro e muito mais.

Para o jogo virar é necessário medidas mais assertivas como apoio ao pequeno agricultor e punições pesadas para os grandes poluidores e quem usa venenos na comida. Mas a mudança pelo mercado é igualmente importante e isso é uma lição que a empresa americana Whole Foods nos ensina.

Faça sua parte com a natureza

A guerra ao plástico está ganhando cada vez mais adeptos e as empresas estão notando pouco a pouco como o plástico descartável na verdade não é nada descartável, poluindo rios e arruinando nossa natureza. Evite produtos que usam embalagens de plástico. 

Mesma coisa com o papel. Aqui dá para ter a ajuda de uma plataforma como a Kimbino, que visa eliminar a necessidade daqueles folhetos grandes de papel com promoções. Você pode conferir as ofertas Savegnago, as últimas promoções do supermercado que você está ou até pesquisar os preços dos próximos ingredientes para o jantar de gala que pretendes preparar para os amigos com o folheto de ofertas das lojas americanas, sem precisar criar uma pegada na natureza.

Por fim, depois de pagar, nem precisa dizer né? Leve sua mochila, sacolão ou carrinho e evite o uso das sacolas plásticas.

A vida é feita de concessões

Não é fácil comer de forma saudável, promover um estilo de vida harmonioso com o meio-ambiente, ganhar dinheiro para se sustentar, cuidar de uma família e ainda poupar com comida, tudo ao mesmo tempo agora. Algumas vezes é preciso fazer concessões e viver com o possível.

Por isso o importante é manter seus ideais mas também saber se adaptar. Uma ida ao supermercado não é o fim do mundo, especialmente se você fizer o que é melhor para sua saúde e para o planeta. 

Utilize essas dicas também durante suas viagens. É hora de uma revolução alimentar, principalmente para quem não consegue evitar as compras do dia a dia no supermercado!

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *