Dicas & Destinos

Londres transforma campo de golfe em parque público

Beckenham Place Park é a nova área verde dentro do espaço urbano da capital britânica.

Beckenham Place Park

O Beckenham Place Park, em Lewisham, a sudeste de Londres, foi um campo de golfe público por mais de um século e, nos anos 1990, estava entre os 18 campos mais frequentados da Europa. Lendas do esporte no país, como Ian Wright, treinavam ali com atletas amadores ou grupos de amigos que só pegavam os bastões para se divertir. Desde julho, no entanto, sua função na cidade mudou: ele se tornou um parque público.

O “novo” parque municipal fica há cerca de 14 km da Trafalgar Square, no centro da metrópole, e abriu suas portas no dia 20 de julho, na semana em que um festival marca a iniciativa de transformar Londres em um grande parque nacional.

A mudança acontece também por causa do declínio do golfe em Beckenham: no final dos anos 2000, o esporte perdeu entusiastas e, assim, a autoridade local decidiu — entre muitos protestos — fechar o campo e restaurá-lo em benefício da comunidade ao redor.

Conforme o antigo espaço verde dedicado ao golpe morria lentamente, moradores passavam por ali com seus cachorros ou em caminhadas matutinas, mas não havia a estrutura de um parque — como o Victoria Park, com os melhores brinquedos públicos para crianças, ou o Hyde Park, famoso pelos seus shows. Em outubro de 2016, o campo foi definitivamente fechado.

Alguns moradores acreditavam que a solução poderia ser destruir o parque para colocar lojas e supermercados no lugar, mas esse não era o plano do conselho de Lewisham. Agora, o espaço de 96 hectares, um dos maiores parques públicos de Londres, foi reformado para ser uma atração natural e recreativa aos habitantes da cidade e aos turistas. Segundo o jornal The Guardian, o custo total da reformulação foi de R$ 24,1 milhões.

O principal atrativo do Beckenham Place Park é um lago de 283 metros de comprimento e 45 metros de largura cuja fonte é um aquífero que foi atingido com um furo novo e um córrego que passa embaixo do parque. Uma área de praia também foi criada para que as crianças pudessem se banhar no verão em águas rasas.

Além do lago, há uma grande ciclovia ao lado de uma pista de corrida de 5 km de extensão que, juntos, fornecem o local ideal para a prática do triatlo. Em outubro acontecerá a primeira prova oficial do esporte. Para nadar nas águas, no entanto, é preciso pagar: £3 (R$ 14,5) por um período estipulado.

A iniciativa do parque é parte de um projeto londrino de expandir e melhorar os espaços verdes da cidade. Ao leste do lago, uma várzea arborizada está sendo construída do zero, um empreendimento que quer criar um ambiente rico em fauna e flora dentro da metrópole. Durante o período do golfe, o parque já era conhecido pelos habitantes de Lewisham como um espaço verde, mas não se conhecia tão bem seus tesouros, como as árvores antigas, (como carvalhos turcos) e os animais que circulam por ali.

A ansiedade para a abertura do parque era tanta que, dias antes da inauguração oficial, em um sábado de muito calor em Londres, moradores romperam com as barreiras e invadiram o parque para nadar no lago. Foi a senha para as autoridades, que abriram oficialmente o parque uma semana depois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *