Life&Style

O que são águas termais e para quem elas são recomendadas

Um banho bem quente ao final de um dia estressante é algo que muita gente adora, não é verdade? Agora imagine poder tomar esse banho direto da fonte? Vamos falar um pouco sobre as águas termais?

águas termais

Essa é uma das possibilidades quando falamos das famosas águas termais, águas terapêuticas vindas do fundo da terra que, além de oferecerem uma banho relaxante, têm propriedades que podem tratar diversas doenças.

Você sabia, por exemplo, que o banho em águas termais é super indicado para melhorar a circulação sanguínea? Quer saber um pouco mais sobre as águas termais? Nós temos algumas informações bem interessantes para você.

Tipos de águas termais

Águas termais são águas que saem direto da fonte em altas temperaturas. De uma forma geral, elas são aquecidas de duas maneiras ou devido ao vulcanismo e ou ao gradiente geotérmico.

Vulcanismo

Nesse processo, a água é aquecida através do magma e de pedras aquecidas localizadas perto de vulcões. A depender do lugar, a temperatura pode chegar a 100º. Esse tipo de aquecimento, no entanto, não existe no Brasil, já que, como se sabe, nosso país não possui vulcões ativos ou inativos.

Gradiente Geotérmico

O calor desse tipo de aquecimento vem do interior da terra. Como se sabe, as águas que caem das chuvas penetram o solo e, gradativamente, seguem rumo ao centro da terra. Com a profundidade, a água ganha aquecimento e pressão.

É exatamente essa pressão que vai fazer com que essas águas façam um caminho reverso, de volta à superfície, agora já aquecidas. Existem regiões onde essas águas atingem até 3 km de profundidade até retornarem ao solo.

Propriedades das águas termais

As águas termais são muito conhecidas pelas suas propriedades terapêuticas. Um dos fatores para que isso aconteça é que o contato com as profundidades da terra,

fazem com que essas águas tornem-se, não só puras, mas cheias de diversos minerais e substâncias que não podem ser encontradas em nenhum outro lugar.

águas termais

Você sabia que o banho com águas termais é capaz de prevenir e até mesmo curar algumas doenças? Que elas contribuem no alívio de dores? E que ajudam até a rejuvenescer a pele? Confira!

Benefícios das águas termais

A seguir, listamos alguns dos principais benefícios das águas termais.

1 – Alívio de dores

Um dos principais benefícios de quem busca os banhos termais é o alívio de dores no corpo. Isso porque o calor das águas gera um relaxamento profundo e tira a tensão muscular. O aumento da temperatura corporal é outro fator que desencadeia esse relaxamento, aliviando, assim, dores e incômodos corporais.

As dores reumáticas, por exemplo, são melhoradas graças aos banhos em águas termais. Por isso mesmo, são indicadas para quem tem artrite reumatóide e artrose, muito comuns em pessoas idosas.

2 – Combater o envelhecimento da pele

Por ser rica em enxofre, mineral que acelera o processo de renovação celular e de combate à infecções, esse tipo de água é super benéfica para a pele. Outro componente é o lítio que tem ação hidratante, deixando a pele com aspecto mais saudável.

Além disso, por conta da alta temperatura, as águas termais ajudam a abrir os poros, o que faz com que toxinas e microorganismos infecciosos sejam expelidos. Dessa forma, sua pele vai ficar mais bonita, uniforme e livre de espinhas.

3 – Melhora do sistema circulatório e respiratório

Sabia que o banho em águas termais ajuda no fortalecimento do seu coração? Isso acontece porque a alta temperatura aumenta a frequência cardíaca. Dessa forma, o sangue circula com mais facilidade, oxigenando e levando nutrientes a todo o seu organismo.

Outra parte do corpo beneficiada pelo calor dessas águas é o sistema respiratório, já que a umidade do ambiente proporciona maior hidratação dos órgãos. O calor também ajuda a abrir e limpar as vias aéreas e, por isso mesmo, sendo indicado no tratamento de doenças como bronquite, rinite, sinusite e asma.

4 – Reposição de sais minerais

A passagem das águas pelo do interior do solo faz com que elas voltem para a superfície carregadas com diversos minerais. São eles o cálcio, o ferro, o magnésio e o zinco. Essas substâncias, que também existem no nosso corpo, acabam sendo perdidas ao longo do tempo, por processos como a transpiração.

Por isso mesmo, entrar em contato com as águas termais é sinônimo de reposição desses sais minerais vitais ao bom funcionamento do nosso organismo

Agora que você já conhece alguns dos benefícios das águas termais, escolha um dos vários lugares no Brasil onde essas fontes terapêuticas e de relaxamento existem e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *